AgrotóxicosNosso Foco

Monsanto : Desafiando a Indústria de Biotecnologia

Spread the love

Monsanto : Desafiando a Indústria de Biotecnologia. A Campanha Milhões Contra a Monsanto foi iniciada pela OCA em meados dos anos 90 para combater a Monsanto e outros agressores biotecnológicos responsáveis ​​por envenenar os alimentos e o meio ambiente do mundo.

Por mais de duas décadas, a Monsanto e o agronegócio corporativo exerceram controle quase ditatorial sobre a agricultura americana, incluindo o desenvolvimento de sementes geneticamente modificadas. Finalmente, a opinião pública sobre a contaminação do suprimento mundial de alimentos e a destruição do meio ambiente pela indústria de biotecnologia chegou ao ponto de inflexão.

A Batalha pelos Rótulos dos Alimentos OGM

A partir de 2012, a OCA desempenhou um papel importante na organização e captação de recursos para campanhas de iniciativa de voto de cidadãos na Califórnia (Proposição 37, 2012), Washington (I-522, 2013) e Oregon (Medida 92, 2014), que exigiriam alimentos que contenham geneticamente organismos modificados (OGM) vendidos nesses estados para serem rotulados. 

A OCA também apoiou uma iniciativa de rotulagem de OGM no Colorado e foi um dos principais financiadores de uma campanha de base em Vermont que resultou naquele estado aprovando uma lei obrigatória de rotulagem de OGM.

A Monsanto e a GMA (Grocery Manufacturers Association), um grupo de lobby de bilhões de dólares que representa empresas bioquímicas e alimentícias, gastaram centenas de milhões de dólares  (veja a descrição aqui)  para derrotar, por margens muito reduzidas em todos os casos, a rotulagem de OGM. iniciativas na Califórnia, Washington, Oregon e Colorado. 

Sim! Queremos Rotulagem de Transgênicos

 

Embora os consumidores, a maioria dos quais apóie a rotulagem obrigatória de OGM, não recebam rótulos, as campanhas de iniciativa de voto aumentaram a conscientização nacional sobre as questões de segurança dos OGM e a influência do dinheiro corporativo na política de alimentos. 

A GMA gastou mais de US $ 46 milhões para derrotar a iniciativa de rotulagem da Califórnia e, no total, mais de US $ 400 milhões derrotar todas as iniciativas e aprovar uma lei federal fraca e voluntária de rotulagem de OGMs , apelidada de DARK (Negar aos Americanos o Direito de Saber), que antecipou a lei de Vermont.

A OCA colaborou no desenvolvimento de um “Buycott App” para os consumidores, o que lhes permite identificar as empresas que apóiam a rotulagem de OGM e boicotar as marcas e empresas que ajudaram a derrotar as iniciativas de rotulagem de OGM.

gestor orgânico aplicativo

Afastando o Poder de Lobby da Big Food

Após a derrota em 2012 da lei de rotulagem de OGM da Califórnia, a OCA liderou a acusação de expor as empresas e marcas que gastaram milhões para derrotar os interesses dos consumidores. 

O “Traidor Boicote” da OCA incentivou os consumidores a boicotar as marcas naturais e orgânicas de propriedade das principais empresas de alimentos que fizeram grandes doações, independentemente ou através do GMA, para derrotar as leis de rotulagem. 

A má publicidade gerada pela exposição pública e pelos boicotes levou o GMA a proteger as marcas no ano seguinte durante a campanha de iniciativa de cédula do Estado de Washington lavando doações. 

A GMA foi condenada a pagar US $ 18 milhões por violar as leis de financiamento de campanhas do Estado de Washington.

A má publicidade e os boicotes aos consumidores também levaram algumas empresas a se separarem do GMA. A Sopa Co. de Campbell foi a primeira a abandonar o grupo de lobby, depois de anunciar que a empresa rotularia OGMs mesmo que não fosse obrigada por lei.

Até o final de 2017, seis grandes empresas de alimentos disseram que deixariam a GMA e, em janeiro de 2017, mais duas – Hershey e Cargill – surgiram, levantando questões sobre como a perda de apoio poderia afetar o poder do grupo de lobby em Washington, DC .

Responsabilizando Monsanto e Big Food

Em março de 2015, a Agência Internacional para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde classificou o glifosato, o ingrediente ativo do Roundup® da Monsanto e outros herbicidas, como “provavelmente carcinogênico para humanos”.  Por mais de uma década, a OCA tocou o alarme no Como parte de sua campanha para educar os consumidores sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente do Roundup®, a OCA testa rotineiramente grandes marcas, como o sorvete Ben & Jerry’s , e divulga os resultados.Em alguns casos, a OCA processa empresas que representam suas marcas contaminadas com glifosato como “naturais” ou “totalmente naturais”. Exemplos incluem barras de granola do Vale da Natureza , trigo triturado e chá Bigelow.

A OCA estava entre um dos organizadores fundadores do Tribunal Monsanto , uma iniciativa internacional da sociedade civil realizada de 15 a 16 de outubro de 2016 em Haia, na Holanda, para responsabilizar a Monsanto por violações de direitos humanos e ecocídio. Juízes eminentes ouviram testemunhos de vítimas e especialistas. Os juízes emitiram um parecer jurídico seguindo os procedimentos do Tribunal Internacional de Justiça em 18 de abril de 2017. Eles concluíram que as atividades da Monsanto têm um impacto negativo nos direitos humanos básicos.

Em abril de 2017, a OCA e a Beyond Pesticides processaram a Monsanto por induzir o público em erro, rotulando seu principal matador de ervas daninhas Roundup® como “alvo de uma enzima encontrada em plantas, mas não em pessoas ou animais de estimação”. O processo alegou que esta declaração é falsa, enganosa e enganosa, porque a enzima visada pelo glifosato, o ingrediente ativo do Roundup, é encontrada de fato em pessoas e animais de estimação . A Monsanto apresentou uma moção para demitir, mas um juiz federal decidiu a favor da OCA e da Beyond Pesticides.

Em agosto de 2017, o escritório de advocacia Baum, Hedlund, Aristei & Goldman divulgou  dezenas de e-mails da Monsanto, revelando que os funcionários da Monsanto estavam envolvidos na edição e elaboração de revisões científicas sobre o glifosato que eram supostamente independentes. Esses documentos fazem parte do que é conhecido como The Monsanto Papers . O Righttoknow.org dos EUA desempenhou um papel importante na análise e divulgação do conteúdo encontrado no The Monsanto Papers.

OCA é um dos principais financiadores do Right to Know dos EUA.

Outro uso da Biotecnologia: Guerra Biológica

A Associação de Consumidores Orgânicos foi fundada em 1998, em parte para encerrar os planos do Departamento de Agricultura dos EUA de permitir que alimentos que contenham ingredientes geneticamente modificados sejam certificados como orgânicos.

Vencemos essa importante batalha. Mas nunca paramos de fazer campanha para acabar com a engenharia genética de nosso suprimento de alimentos, por preocupação com a saúde humana e o meio ambiente.

Também nunca paramos de temer o pior: que a engenharia genética de vírus possa levar a um desastre global de saúde pública.

ASSINE A PETIÇÃO: Pare a engenharia genética de vírus! Encerre todos os laboratórios ‘Biodefense’ agora!

 consulte Mais informação

Parece que sempre tentamos tirar o assassino de ervas daninhas Roundup da Monsanto do mercado e de nossa comida. 

Monsanto Desafiando a Indústria de Biotecnologia

É uma batalha que teve mais do que sua cota de altos e baixos.

Onde estamos hoje? Lutando contra uma nova empresa – a Bayer agora é dona da Monsanto . E observar os tribunais girando e girando, quando eles começam, depois param os julgamentos, ordenam e depois reduzem (e agora, potencialmente, revertem) os julgamentos contra uma empresa que enfrenta quase 43.000 ações judiciais.

Enquanto a Bayer se agita, insistindo que o Roundup é “seguro”, e conforme nossas agências reguladoras ecoam essas alegações falsas, a empresa se vê revidando nos tribunais, ao mesmo tempo em que sugere um acordo que pode incluir retirar o Roundup das prateleiras das lojas de varejo. (mas não fora das fazendas dos EUA).

É o suficiente para fazer sua cabeça girar.

 Consulte Mais informação

Vamos tirar do Mercado os Pesticidas de Monsanto e do Cartel de Venenos

Através da neblina dos contínuos ataques desencorajadores às normas ambientais e de segurança alimentar, recentemente surgiram alguns potenciais raios de esperança.

Talvez suas vozes ainda não estejam levando nossos políticos corporativos de lobby a proibir produtos químicos agrícolas perigosos. . . mas a pressão do público pode finalmente estar levando pelo menos algumas empresas a parar de comercializar produtos químicos venenosos que contaminaram nossos alimentos e o meio ambiente.

Leia Também:

O que é Glifosato?

Glifosato Altera o Nosso DNA

Glifosato começa no Café da Manhã

Monsanto usa Táticas de Desinformação

42.700 Ações Contra a Monsanto

Fonte: OCA

 

Vitrine Orgânica Brasil! NossoFoco


Spread the love

One thought on “Monsanto : Desafiando a Indústria de Biotecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.