12 Frutas para Ajudar no Câncer

12 frutas benéficas para comer durante e após o tratamento do câncer

Por Rachael Link

Não é segredo que sua dieta pode afetar seu risco de desenvolver câncer.

Da mesma forma, preencher com alimentos saudáveis é importante se você estiver sendo tratado ou se recuperando de um câncer.

Certos alimentos, incluindo frutas, contêm compostos promotores de saúde que podem retardar o crescimento do tumor e reduzir certos efeitos colaterais do tratamento para ajudar a facilitar o caminho da recuperação.

Aqui estão as 12 melhores frutas para comer durante e após o tratamento do câncer.

Escolhas de frutas para quem tem câncer

Ao ser tratado ou se recuperar de um câncer, suas escolhas alimentares são incrivelmente importantes.

Os tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radiação, podem causar muitos efeitos colaterais, que podem ser agravados ou melhorados pelo que você come e bebe.

Os efeitos colaterais comuns da quimioterapia e radiação incluem:

fadiga

anemia

náusea

vômito

mudanças no apetite

diarréia

Prisão de ventre

deglutição dolorosa

boca seca

aftas

foco prejudicado

mudanca de humor

Preencher sua dieta com alimentos nutritivos, incluindo frutas, ajuda a fornecer ao corpo vitaminas, minerais e antioxidantes durante todo o tratamento contra o câncer.

No entanto, é importante adaptar suas escolhas de frutas aos seus sintomas específicos.

Por exemplo, frutas em puré ou smoothies de frutas são uma boa opção se você tiver dificuldade em engolir, enquanto frutas ricas em fibras podem ajudar a promover a regularidade se você estiver com constipação.

Você também pode evitar certas frutas com base nos seus sintomas. Por exemplo, frutas cítricas podem irritar feridas na boca e piorar a sensação de boca seca.

Por fim, é difícil para algumas pessoas com câncer comer frutas inteiras como maçãs, damascos e peras devido a feridas na boca, dificuldade em engolir, boca seca ou náusea.

Framboesas

As Framboesas  são uma potência nutricional, contendo muita fibra, vitamina C e manganês em cada porção.

Eles também são ricos em antioxidantes e foram bem estudados por seus efeitos no combate ao câncer.

As Feamboesas  também podem ajudar a aliviar o cérebro da quimioterapia, um termo usado para descrever problemas de memória e concentração que algumas pessoas experimentam durante o tratamento e a recuperação do câncer.

Um pequeno estudo descobriu que beber suco de Framboesa  diariamente por 12 semanas melhorou a memória e o aprendizado em adultos mais velhos.

Da mesma forma, uma revisão recente de 11 estudos relatou que as Framboesas melhoraram vários aspectos da função cerebral em crianças e adultos.

Laranjas

12 Frutas para Ajudar no Câncer

As laranjas são um tipo comum de frutas cítricas, favorecidas por seu sabor doce, cores vibrantes e perfil de nutrientes estelares.

Apenas uma laranja média pode atender e exceder suas necessidades diárias de vitamina C, enquanto fornece outros nutrientes importantes, como tiamina, folato e potássio.

A vitamina C desempenha um papel fundamental na imunidade e pode ajudar a fortalecer seu sistema imunológico durante e após o tratamento do Câncer.

Pesquisas sugerem que a vitamina C pode reduzir o crescimento e a disseminação das células cancerígenas e atuar como terapêutica contra certos tipos de câncer.

A vitamina C das laranjas também pode aumentar a absorção de ferro dos alimentos. Isso ajuda a proteger contra a anemia, um efeito colateral comum da quimioterapia.

As laranjas são uma ótima fonte de vitamina C, que pode ajudar a fortalecer sua função imunológica, reduzir o crescimento de células cancerígenas e aumentar a absorção de ferro.

Bananas

12 Frutas para Ajudar no Câncer

As bananas podem ser um ótimo complemento alimentar para quem se recupera de um câncer.

Eles não são apenas fáceis de tolerar para pessoas com dificuldades de digestão , mas também são uma boa fonte de muitos nutrientes importantes, incluindo vitamina B6, manganês e vitamina C.

Além disso, as bananas contêm um tipo de fibra chamada pectina, que pode ser especialmente benéfica para quem sofre de diarréia causada por tratamentos contra o câncer.

Como as bananas são ricas em potássio, elas também podem ajudar a repor os eletrólitos perdidos por diarréia ou vômito.

Além disso, estudos em tubo de ensaio observaram que a pectina pode ajudar a proteger contra o crescimento e desenvolvimento de células cancerígenas do cólon.

Grapefruit

Grapefruit é uma fruta nutritiva carregada com antioxidantes, vitaminas e minerais.

Além de fornecer uma dose saudável de vitamina C, provitamina A e potássio, é rico em compostos benéficos como o licopeno .

O licopeno é um carotenóide com potentes propriedades anticâncer. Algumas pesquisas sugerem que isso pode reduzir certos efeitos colaterais negativos dos tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radiação.

Um estudo em 24 adultos descobriu que beber 500 ml de suco de frutas cítricas, incluindo toranja, aumentou o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que poderia ajudar a mitigar o cérebro da quimioterapia.

Lembre-se de que o Grapefruit  pode interferir com certos medicamentos, por isso é melhor conversar com seu médico antes de adicioná-lo à sua dieta.

Maçãs

12 Frutas para Ajudar no Câncer

Maçãs não são apenas uma das frutas mais populares, mas também uma das mais nutritivas.

Cada porção é rica em fibras, potássio e vitamina C – as quais podem beneficiar a recuperação do câncer.

A fibra encontrada nas maçãs pode promover a regularidade e manter as coisas em movimento pelo trato digestivo.

O potássio afeta o equilíbrio de líquidos e pode ajudar a impedir a retenção de líquidos, um efeito colateral comum de alguns tipos de quimioterapia.

Por fim, a vitamina C atua como um antioxidante para apoiar a função imunológica e combater o crescimento de células cancerígenas.

Limão 

Conhecidos por seu sabor azedo e aroma cítrico de assinatura, os limões oferecem uma explosão de vitaminas, minerais e antioxidantes em cada porção.

Eles são especialmente ricos em vitamina C, mas também contêm potássio, ferro e vitamina B6.

Estudos em tubo de ensaio descobriram que o extrato de limão pode ajudar a impedir o crescimento de vários tipos de células cancerígenas.

Alguns estudos em animais também mostram que certos compostos dos limões, incluindo o limoneno, podem melhorar o humor e combater o estresse para combater a depressão e a ansiedade.

Embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar essas descobertas em humanos, pode ser benéfico desfrutar de limões em suas bebidas e sobremesas favoritas como parte de uma dieta saudável.

Romãs

12 Frutas para Ajudar no Câncer

As romãs são deliciosas, nutritivas e repletas de benefícios à saúde, tornando-as um ótimo complemento para qualquer dieta.

Como outras frutas, eles são ricos em vitamina C e fibras, mas também contêm muita vitamina K, folato e potássio.

Além disso, algumas pesquisas descobriram que comer romãs pode melhorar sua memória, o que pode ajudar as pessoas afetadas por deficiências no foco ou na concentração causadas pela quimioterapia.

Um estudo realizado em 28 pessoas mostrou que beber 237 ml de suco de romã diariamente por 4 semanas levou ao aumento da atividade cerebral e à memória.

Além disso, estudos em animais descobriram que as romãs podem ajudar a reduzir a dor nas articulações, outro efeito colateral comum dos tratamentos contra o câncer, como a  quimioterapia.

Amoras

12 Frutas para Ajudar no Câncer

As amoras são um tipo de fruta colorida da mesma família que os figos e a fruta-do Conde.

Eles foram usados para tratar o câncer em muitas formas tradicionais de medicina, e pesquisas emergentes começaram a confirmar seus potenciais efeitos no combate ao câncer.

As amoras são uma das poucas frutas ricas em vitamina C e ferro, que podem ajudar a proteger contra a anemia causada por tratamentos contra o câncer.

Eles também são ricos em um tipo de fibra vegetal conhecida como lignina, que demonstrou melhorar a função imunológica e matar células cancerígenas em estudos com tubos de ensaio.

Estudos adicionais são necessários para avaliar se a ingestão de amoras em quantidades normais pode ser benéfica durante e após o tratamento do câncer.

 Peras

12 Frutas para Ajudar no Câncer

As peras são versáteis, cheias de sabor e fáceis de desfrutar como parte de uma dieta saudável.

Eles também são altamente nutritivos, fornecendo uma riqueza de fibras, cobre, vitamina C e vitamina K em cada porção.

O cobre, em particular, desempenha um papel central na função imunológica e reduz a suscetibilidade do seu corpo a infecções, o que pode ser benéfico durante o tratamento do câncer.

Como outras frutas, as peras podem conter compostos poderosos para combater o câncer.

De fato, um estudo com mais de 478.000 pessoas mostrou que uma maior ingestão de maçãs e peras estava associada a um menor risco de desenvolver câncer de pulmão.

As antocianinas, um tipo de pigmento encontrado nas peras, também foram associadas à diminuição do crescimento do câncer e à formação de tumores em estudos com tubos de ensaio.

Morangos

12 Frutas para Ajudar no Câncer

Graças ao seu sabor doce e fresco, os morangos são os favoritos entre os amantes de frutas.

Eles são ricos em vitamina C, folato, manganês e potássio, além de compostos antioxidantes como a pelargonidina.

Além de apresentar um perfil nutritivo impressionante, os morangos podem oferecer vários benefícios específicos para a recuperação do câncer.

Primeiro, os morangos maduros são macios, tornando-os adequados para pessoas com dificuldades leves de deglutição.

Além disso, um estudo em animal mostrou que a administração de morangos liofilizados a hamsters com câncer bucal ajudou a reduzir a formação de tumores.

Outro estudo realizado em ratos descobriu que o extrato de morango ajudou a matar células cancerígenas da mama e a bloquear o crescimento de tumores.

Dito isto, são necessários estudos de alta qualidade para determinar se os morangos exibem efeitos anticâncer nos seres humanos quando ingeridos como parte de uma dieta saudável.

Cerejas

12 Frutas para Ajudar no Câncer

As cerejas são um tipo de fruta de caroço que pertence ao mesmo gênero que pêssegos, ameixas e damascos.

Cada porção de cerejas fornece uma dose saudável de vitamina C, potássio e cobre.

Essas frutas pequenas também são uma boa fonte de antioxidantes, como beta-caroteno, luteína e zeaxantina, que podem beneficiar sua saúde.

Muitos estudos descobriram que os antioxidantes encontrados nas cerejas podem ajudar a retardar o crescimento das células cancerígenas.

Por exemplo, um estudo em tubo de ensaio mostrou que o extrato de cereja matou e interrompeu a propagação de células de câncer de mama.

Outro estudo com animais observou resultados semelhantes, observando que certos compostos encontrados em cerejas azedas reduzem o crescimento de células cancerígenas do cólon em camundongos.

No entanto, esses estudos analisaram os efeitos de extratos de cereja altamente concentrados. Pesquisas adicionais são necessárias para avaliar se essas descobertas também se aplicam aos seres humanos quando as cerejas são consumidas em quantidades normais.

Amoras Negras

12 Frutas para Ajudar no Câncer

 

As amoras-pretas são um tipo de fruto que se destaca pelo seu sabor doce e levemente amargo e pelo tom roxo intenso.

Esta fruta popular é rica em vitamina C, manganês e vitamina K .

As amoras-pretas também contêm uma variedade de antioxidantes, incluindo ácido elágico, ácido gálico e ácido clorogênico.

De acordo com algumas pesquisas, comer bagas pode ajudar a proteger contra danos no DNA, neutralizar compostos nocivos chamados radicais livres e retardar o crescimento e a propagação de células cancerígenas.

Outros estudos em tubo de ensaio e em animais sugerem que as amoras-pretas podem preservar a saúde do cérebro e melhorar a memória, potencialmente impedindo certos efeitos colaterais da quimioterapia.

No entanto, mais estudos são necessários para determinar se as amoras oferecem benefícios semelhantes em humanos.

 

12 Frutas para Ajudar no Câncer

Comer certas frutas pode afetar significativamente sua saúde, especialmente durante e após o tratamento do câncer.

Muitas frutas fornecem antioxidantes para ajudar a combater o crescimento de células cancerígenas e podem até oferecer outros benefícios à saúde para ajudar a aliviar certos efeitos colaterais do tratamento.

O Desfrutar dessas frutas saudáveis em combinação com uma dieta equilibrada pode fazer você se sentir melhor e começar o caminho da recuperação.

Republicado com permissão do nosso associado de mídia Healthline.

Um comentário em “12 Frutas para Ajudar no Câncer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.