Apicultura e os benefícios do Própolis

 

Própolis é um elemento produzido pelas abelhas formada através do pólen que há nas flores e na saliva das abelhas. Tem como principal função proteger a colmeia, evitando a entrada de fungos e bactérias. Ela também tem benefícios para o ser humano, tornando-se um poderoso remédio natural.

 

 

1) Do que é composto?

  • Resina vegetais: 50%
  • Cera adicionada pelas abelhas: 30%
  • Óleos essenciais: 10%
  • Pólen: 5%
  • Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferromagnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
  • Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do tipo B.
  • Flavonoides: cafeinados.

2) Quais são os tipos?

Uma pesquisa foi feita pela UNICAMP, onde o própolis foi classificado em treze tipos no Brasil, mas apenas três recebem o maior destaque pelas pesquisas e estudos já realizados.

A) Própolis verde

Sua origem é a vassourinha, vinda do campo ou alecrim brasileiro, encontrada no nordeste do Estado de São Paulo e, principalmente, no sul do estado de Minas Gerais. Várias pesquisas foram realizadas, assim, mostrando que a própolis verde ajuda na prevenção e tratamento do câncer.

B) Própolis Vermelha

A sua origem é o marmeleiro da praia, vinda dos manguezais dos seguintes estados Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. A diferença da própolis vermelha, tanto quando a sua cor, também há uma substância chamada isoflavona, um produto natural que se aplica nas indústrias de alimento e farmacêuticas. Algumas pesquisas feitas, comprovam que a própolis é contra a AIDS, como também contra o câncer.

C) Própolis preta (tradicional)

Sua origem vem de todas as plantas, ou seja, vinda de várias regiões. A própolis preta possui propriedades medicinais muito eficiente, mas pouco explorado

3) Quais são os benefícios da própolis para a saúde?

 

Apicultura e os benefícios do Própolis

 

 

 

Ela é um medicamento natural que ajuda na prevenção de várias doenças. Sua principal função é fortalecer o sistema imunológico, assim, evitando qualquer tipo de complicação. Veja abaixa os dez benefícios.

1) Mata bactérias: Alguns pesquisadores compararam a própolis com hidróxido de cálcio, mostrando que é um ótimo anti-microbiano. Ajudando principalmente na gripe.

2) Ajuda na prevenção de doenças ósseas: ajuda a construir e manter os tecidos ósseos saudáveis. Foi descoberto um composto que foi muito eficaz, que ajuda a tirar toda a composição inflamatória causada pela doença óssea.

3) Reduz a pressão arterial: ajuda a modular a pressão arterial. Há uma enzima chamada Tirosina Hidroxilase (TH), que limita o tanto de óxido nítrico que pode ser produzido. Assim, evitando um ataque cardíaco.

4) Ajuda a evitar alergias: acalma os sintomas de alergias. Ela é uma ótima substância para o alívio de sintomas da rinite alérgica. Portando, se tomar uma vez ao dia, melhora a alergia.

5) Previne o câncer de próstata: este tipo de câncer, é diagnosticado em homens e para ajudar, a própolis entra como um medicamento. Alguns cientistas fizeram uma experiência para testar sua eficácia na prevenção da doença. Ela mata as células cancerígenas e já foi indicada como papel principal para quimioprevenção.

6) Ajuda na intoxicação alimentar: Pode ajudar na intoxicação alimentar como, também em outras condições. A atividade antimicrobiana combate os germes que causam o que é comumente referido como “intoxicação alimentar”.

7) Mata as células do câncer: Os cientistas testaram contra as células cancerígenas, assim descobrindo que as células cancerosas morreram e deixando apenas as células normais vivas.

8) Protege os dentes: São chamados de compostos fenólicos e a própolis está por trás disso, ajudando a manter o esmalte do dente e a prevenção de cáries e doenças. Algumas empresas já estão incluindo ela em pastas dentais.

9) Um tratamento eficaz para as verrugas: Foi testada em uma verruga plantar, o resultado saiu em duas semanas, assim mostrando que a própolis matou a verruga. E mostrou que isto pode ajudar a remover verrugas.

10) Acaba com a acne: Muitos especialistas indicam sabonetes com própolis para sumir com o nosso maior inimigo, “espinha/acne”. A própolis libera na pele substâncias antibacterianas, o que combate a acne.

4) Modo de usar:

A própolis é utilizada em solução alcoólica, mas há outras maneiras de utilizá-la. Hoje, podemos mandar fazer produtos como sabonetes e loções, entre outros, em farmácias ou laboratórios.

Dependendo do que a pessoa estiver, a substância deverá ser consumida, apenas se tiver ido ao médico e com uma receita, pois, pode ocorrer algo pelo uso indevido.

 

Apicultura e os benefícios do Própolis

 

Fontes : http://www.greenmedinfo.com/blog/7-health-benefits-bee-propolis

http://www.healthline.com/health/propolis-an-ancient-healer#overview1

 

vitrine organica brasil
vitrine organica brasil

11 comentários em “Apicultura e os benefícios do Própolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *