Alimentos para Imunidade

Alimentar seu corpo com certos alimentos pode ajudar a manter seu sistema imunológico forte.

Se você está procurando maneiras de prevenir resfriados e gripes, seu primeiro passo deve ser uma visita ao supermercado local.

Reveja suas refeições para incluir esses 13 potentes impulsionadores do sistema imunológico.

1. Frutas Cítricas

A maioria das pessoas recorre à vitamina C depois de pegar um resfriado.

Isso porque ajuda a construir seu sistema imunológico.

Pensa-se que a vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos.

Estes são essenciais para combater infecções.

Frutas Cítricas Populares

Laranjas

Tangerinas

Limões

Limas

Clementinas

Como seu corpo não produz ou armazena, você precisa de vitamina C diariamente para manter a saúde.

Quase todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C.

Com essa variedade para escolher, é fácil adicionar um pouco dessa vitamina a qualquer refeição.

2. Pimentão Vermelho

O pimentão vermelho contém duas vezes mais vitamina C do que as frutas cítricas. 

Eles também são uma fonte rica de beta-caroteno.

Além de impulsionar seu sistema imunológico, a vitamina C pode ajudar a manter a pele saudável.

O beta-caroteno ajuda a manter os olhos e a pele saudáveis.

3. Brócolis

O brócolis é sobrecarregado com vitaminas e minerais.

Embalado com vitaminas A, C e E, além de muitos outros antioxidantes e fibras, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis ​​que você pode colocar em sua mesa.

A chave para manter seu poder intacto é cozinhá-lo o menos possível – ou, melhor ainda, de maneira alguma.

4. Alho

O alho é encontrado em quase todas as cozinhas do mundo.

Acrescenta um pouco de zing à comida e é essencial para sua saúde.

As primeiras civilizações reconheceram seu valor no combate a infecções.

De acordo com o Centro Nacional de Saúde Integrativa e Complementar, o alho também pode ajudar a baixar a pressão arterial e retardar o endurecimento das artérias.

As propriedades de aumento da imunidade do alho parecem provir de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, como a alicina.

5. Gengibre

O gengibre é outro ingrediente ao qual muitos recorrem depois de ficar doente.

O gengibre pode ajudar a diminuir a inflamação, o que pode ajudar a reduzir a dor de garganta e outras doenças inflamatórias.

O gengibre também pode ajudar a diminuir as náuseas.

Embora seja usado em muitas sobremesas doces, o gengibre embala um pouco de calor na forma de gingerol, um parente da capsaicina.

O gengibre pode ajudar a diminuir a dor crônica e pode possuir propriedades para baixar o colesterol, de acordo com pesquisas recentes.

6. Espinafre

O espinafre fez parte da nossa lista não apenas por ser rico em vitamina C.

Ele também contém vários antioxidantes e beta-caroteno, que podem aumentar a capacidade de combater infecções de nossos sistemas imunológicos.

Semelhante ao brócolis, o espinafre é mais saudável quando cozido o mínimo possível, para que retenha seus nutrientes.

No entanto, o cozimento leve aumenta a vitamina A e permite que outros nutrientes sejam liberados do ácido oxálico.

7. Amêndoas

Quando se trata de prevenir e combater resfriados, a vitamina E tende a ficar atrás da vitamina C.

No entanto, a vitamina E é a chave para um sistema imunológico saudável.

É uma vitamina lipossolúvel, o que significa que exige que a presença de gordura seja absorvida adequadamente.

Nozes, como amêndoas, são embaladas com a vitamina E, e também têm gorduras saudáveis.

Uma porção de meia xícara, com cerca de 46 amêndoas inteiras e sem casca, fornece quase 100% da quantidade diária recomendada de vitamina E.

8. Açafrão

Alimentos para o Cérebro e Memória

Você pode conhecer açafrão como um ingrediente-chave em muitos caril.

Mas essa especiaria amarga e amarelada também tem sido usada há anos como anti-inflamatório no tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide.

Além disso, a pesquisa mostra que altas concentrações de curcumina, que conferem cor à cúrcuma, podem ajudar a diminuir os danos musculares induzidos pelo exercício.

09. Chá verde

Os chás verde e preto são embalados com flavonóides, um tipo de antioxidante.

Onde o chá verde realmente se destaca é nos níveis de epigalocatequina galato ou EGCG, outro poderoso antioxidante.

Demonstrou-se que o EGCG melhora a função imunológica.

O processo de fermentação do chá preto destrói grande parte do EGCG.

O chá verde, por outro lado, é cozido no vapor e não fermentado; portanto, o EGCG é preservado.

O chá verde também é uma boa fonte do aminoácido L-teanina.

A L-teanina pode ajudar na produção de compostos de combate a germes em suas células.

10. Mamão

 

O mamão é outra fruta carregada de vitamina C. Você pode encontrar 224% da quantidade diária recomendada de vitamina C em um único mamão.

A papaia também possui uma enzima digestiva chamada papaína que tem efeitos anti-inflamatórios.

A papaia tem quantidades decentes de potássio, vitaminas do complexo B e folato, todas benéficas para a saúde geral

11. Kiwi

Como a mamão, os kiwis são naturalmente cheios de uma tonelada de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, vitamina K e vitamina C.

A vitamina C aumenta os glóbulos brancos para combater infecções, enquanto os outros nutrientes do kiwi mantêm o resto do corpo funcionando corretamente.

12. Sementes de Girassol

As sementes de girassol estão cheias de nutrientes, incluindo fósforo, magnésio e vitamina B-6.

Eles também são incrivelmente ricos em vitamina E, um poderoso antioxidante.

A vitamina E é importante na regulação e manutenção da função do sistema imunológico. Outros alimentos com altas quantidades de vitamina E incluem abacate e folhas verdes escuras.

13. Taioba 

A Taioba é uma planta tropical que pode ser considerada uma verdura, pois ela é comestível e o modo de preparo é semelhante ao de outros vegetais, como a couve, por exemplo.

Ela é composta de muitos nutrientes e minerais, sendo uma excelente aliada para os cuidados com a saúde, especialmente por causa da grande quantidade de vitamina A presente em sua composição.

  • Fortalece o sistema imunológico devido à presença da vitamina C que fortalece as defesas do corpo, protegendo-o contra doenças.                                        
  • Combate a anemia pois contém ferro que é extremamente necessário para combater esse problema. Pessoas que são diagnosticadas com anemia geralmente recebem orientações de consumir mais feijão e beterraba, por exemplo, mas além disso, incluir o consumo de suco verde feito com folhas de taioba todas as manhãs, poderá potencializar o tratamento e ser bastante eficaz nesse controle.                     
  • Combate o envelhecimento precoce devido à presença da vitamina A e carotenóides que atuam também na saúde da pele com a produção de colágeno.                                                                                             
  • Previne câimbras que são causadas pela baixa de potássio no organismo e, como a taioba possui potássio em sua composição, as câimbras são minimizadas com o seu consumo.                                                                         
  • Controle da pressão arterial feito também pelo potássio que irá reverter o papel do sódio em desequilíbrio no organismo. O potássio tem propriedades vasodilatadoras que funcionam para aliviar a tensão dos vasos sanguíneos, controlando a pressão arterial.                                                                                               
  • Antioxidante natural devido à vitamina A e carotenóides que ajudam a combater os radicais livres do corpo, prevenindo contra doenças crônicas e degenerativas.                                                               
  • Saúde dos ossos pois também é uma excelente fonte de fósforo e cálcio, minerais essenciais na manutenção dos ossos, fortalecendo-os e ajudando a prevenir fraturas e lesões.                                                                                               
  • Previne osteoporose pelo mesmo motivo do item anterior, sendo mais importante ainda seu consumo pelos idosos que sofrem mais com esse problema devido à perda de cálcio no decorrer da vida.                                                             
  • Saúde dos olhos garantida pela riqueza de vitamina A presente na taioba, prevenindo problemas como cegueira noturna, catarata e até mesmo dores de cabeça devido à problemas na visão.                                                         
  • Previne a prisão de ventre devido à grande quantidade de fibras que ajudam na digestão e no transporte do alimento pelo intestino, facilitando também a evacuação.                                   
  • Reduz o risco de doenças crônicas – A ingestão de vegetais em nossa alimentação diária reduz o risco de doenças crônicas não transmissíveis devido à presença de fibras alimentares e compostos bioativos que fortalecem a nossa imunidade, nos tornando mais resistentes a determinadas doenças.               
  • Rica em vitaminas e minerais – Quanto ao valor nutricional, a taioba é dotada de vitaminas A, B e C, bem como ferro, cálcio e potássio, que em conjunto são verdadeiros aliados no combate de muitos problemas de saúde.

Variedade é a chave para uma nutrição adequada.

Comer apenas um desses alimentos não será suficiente para ajudar a combater a gripe, mesmo que você o coma constantemente.

Preste atenção ao tamanho das doses e à ingestão diária recomendada, para que você não consuma muita vitamina de um e menos de outras.

Healthline

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