Café Orgânico é Selecionado pela FGV

Cafe Orgânico da Chapada Diamantina é Selecionado pela FGV no evento Bota na Mesa, realizado em Setembro de 2019.

A Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) foi destaque durante o Projeto Bota na Mesa, organizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP).

O evento, que aconteceu em São Paulo em Setembro, reuniu uma série de organizações para debater o tema Mudança do Clima e Transição Agroecológica.

A Cooperbio ficou entre as organizações selecionadas para apresentar experiências exitosas, que dialoguem com o contexto de Mudança do Clima e Transição Agroecológica.

O encontro teve por objetivo inspirar a construção de referências de atuação para empresas e governos da cadeia de agricultura e alimentação.

Brígida Salgado, presidente da Cooperbio, explicou que a entidade se inscreveu para a chamada do Projeto Bota na Mesa, no Brasil inteiro foram 80 inscritos, e desses, 12 foram selecionados:

“Fomos a única cooperativa, a única entidade de produtores, as outras que receberam o prêmio de reconhecimento eram organizações não governamentais, empresas privadas, ou  estatais”.  

De acordo com Brígida, durante a plenária foi apresentado, em uma roda de conversa, o trabalho feito pela cooperativa nos municípios de Abaíra, Piatã e Seabra, “principalmente de como são os nossos processos da agroecologia, dos cafés agroflorestais, os cafés sombreados agroecológicos, a inserção das mulheres e dos jovens no processo produtivo, e no laboratório de provas de cafés que a cooperativa tem”, disse a presidenta.

Sobre a Cooperbio

A Cooperbio é uma das entidades selecionadas no Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado da Bahia, resultado de acordo de empréstimo firmado com o Banco Mundial, executado pela Campanha de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A entidade foi selecionada pelo Alianças Produtivas, primeiro edital na Bahia de apoio às cooperativas da agricultura familiar, tendo como foco a relação comercial destas com compradores do setor privado, incentivando a inclusão no mercado e atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócio.

O café arábica especial, produzido nos sítios de agricultura familiar associados à Cooperbio, é da mais alta qualidade, obedecendo a padrões nacionais e internacionais.
Os agricultores praticam a produção agroecológica, empregando técnicas de manejo orgânicas e biodinâmicas.
Conheça o Projeto 
 
Conheça a 

Rua José Lisboa Xavier, s/n – Centro, Piatã-BA

cooperbio@cooperbio.com.br

Cel: (77) 99161-6385

cooperbio.com.br

Seg a Sex das 9hs às 17hs

 

2 comentários em “Café Orgânico é Selecionado pela FGV

  • 5 de novembro de 2019 em 12:10 PM
    Permalink

    Tem como colocar em cápsulas , isso irá valorizar muito mais.

    Resposta
    • 6 de novembro de 2019 em 12:00 AM
      Permalink

      Olá Giovanni, agradecemos sua ideia. Contudo, as cápsulas deverão ser de material biodegradável, caso contrário, causarão conflito por não serem sustentáveis.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.