Orgânicos

Novas regras para venda direta de produto orgânico

Spread the love

Agricultura aprova novas regras para venda direta de produto orgânico

Vale lembrar aos leitores que, exatamente 10 dias após esta aprovação , a comissão de agrotóxicos aprovou a portas fechadas e em meio a copa do Mundo, a PL do Veneno.  O deputado Luiz Nishimori  é o relator de ambos!

Este será mais um projeto ” contrário ” aos interesses da sociedade, “ contrário” a garantia de mais segurança alimentar que estes políticos querem nos impor ? Inacreditável !

E o autor deste projeto , o Deputado Edinho Bez ( PMDB/SC) é citado nas delações da  Odebrecht. Edinho Bez teria recebido R$ 50 mil para a campanha à Câmara dos Deputados, em 2010. 

O Deputado também é Reu no processo n. 0009084-35.2006.4.01.3400

Luiz Nishimori (PR/PR)  – Relator da Comissão Especial e deste projeto para novas regras  de produtos orgânicos – é Investigado no Inquérito 3508 por estelionato majorado, formação de quadrilha e crimes contra a fé pública.

Foi investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal por suposto envolvimento no esquema gafanhoto dentro da Assembleia Legislativa do Paraná. Saiba mais – AQUI!

E agora, BraZil ?

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4576/16, do deputado Edinho Bez (PMDBSC), pelo qual a venda de produtos orgânicos diretamente ao consumidor deverá ser feita apenas pelo agricultor familiar integrante de organização de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizadores. 

Edinho Bez (PMDB-SC)
Edinho Bez (PMDB-SC)

A venda também poderá ser feita sem a certificação para garantir a procedência do produto, se o consumidor e o órgão fiscalizador puderem rastrear o processo de produção e ter acesso ao local de produção ou processamento.

Pelo projeto, os agricultores familiares poderão comercializar a produção própria, de outros produtores certificados ou de produtos com a certificação prevista na Lei da Agricultura Orgânica (Lei 10.831/03). A comercialização deverá ocorrer em feiras livres, sejam provisórias ou permanentes, ou em propriedade particular.

Relator da matéria, o deputado Luiz Nishimori (PR-PR) defendeu o projeto.

 

novas regras para venda direta de produto orgânico (4)
Luiz Nishimori (PR-PR)

“Um regramento mais rígido para a venda direta de produtos orgânicos trará benefícios para os produtores que verdadeiramente investem e observam os preceitos da agricultura orgânica, assim como para os consumidores”, justificou.

Atualmente, a comercialização de produtos orgânicos pode ser feita em estabelecimentos como supermercados desde que a mercadoria tenha o selo SisOrg, obtido por auditoria ou fiscalização.

 

 

 

Pela Lei da Agricultura Orgânica, os agricultores familiares são os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que participem de organização de controle social.

Tramitação
A proposta será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Veja a ÍNTEGRA DA PROPOSTA – Clique AQUI

Reportagem – Emanuelle Brasil

Fonte: ‘Agência Câmara Notícias

Certificação de Produtos Orgânicos. Conheça todos os selos de acordo com Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica do MAPA. Clique AQUI

 

https://www.facebook.com/VitrineOrganicaBrasil/


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.