Probióticos e Saúde Digestiva

Qual é a conexão entre probióticos e saúde digestiva?

Probióticos são pequenos microorganismos que oferecem benefícios à saúde de seus hospedeiros. Nosso corpo depende de todos os tipos de microorganismos para manter as coisas funcionando e nos manter saudáveis, e os probióticos desempenham um papel nisso. São as boas bactérias que você realmente deseja no seu sistema.

Eles suportam sistemas corporais saudáveis, da boca ao intestino, e ajudam a controlar microorganismos nocivos, como germes. 

Nos níveis certos,

os probióticos ajudam

na digestão e melhoram

a absorção de nutrientes.

Os probióticos ocorrem naturalmente em alimentos fermentados e leite cultivado, mas você também pode encontrar suplementos probióticos fabricados . Leia para saber mais sobre os efeitos dos probióticos na sua saúde digestiva.

Probióticos e Digestão

Probióticos e Saúde Digestiva

Acredita-se que os probióticos ajudem em problemas digestivos, como:

  • Cólica
  • Prisão de Ventre
  • Doença de Crohn
  • Doença Inflamatória Intestinal (DII)
  • Síndrome do Intestino Irritável (SII)
  • Intolerância a Lactose
  • Colite Ulcerosa

Mas temos muito mais a aprender sobre como eles funcionam e quão eficazes podem ser entre as populações.

A maioria dos estudos sobre probióticos tem sido pequena e não nos diz exatamente como os probióticos ajudam na digestão. Eles também não nos dizem como dosar ou administrar consistentemente probióticos como um complemento.

Os probióticos são entendidos como seguros para a maioria das pessoas e existem algumas diretrizes gerais. Aqui é o que nós não sabemos:

  • Os ecossistemas digestivos diferem. Pessoas com constipação têm diferentes ecossistemas de microrganismos no intestino do que pessoas sem constipação. O que não sabemos é se a constipação é a causa ou o efeito desses diferentes ecossistemas.                                         
  • Eles baixam os níveis de pH. Probióticos diminuem o nível de pH  no cólon, o que pode ajudar as fezes a se moverem mais rapidamente através dele.                                                                                                                                                                                                         
  • Eles podem aliviar a diarreia relacionada a antibióticos. Probióticos podem ser especialmente úteis para o alívio da diarreia associada a antibióticos e Clostridium difficile. A ideia é que os probióticos reabastecem as boas bactérias que os antibióticos podem ter matado.                                                                                                                                                                                                                                         
  • Eles podem ajudar a absorver proteínas. Probióticos podem ajudar melhor na absorção  das proteínas em sua dieta, bem como outras vitaminas e nutrientes.

Nem todos os probióticos são iguais e são necessárias mais pesquisas para entender os benefícios de cada tipo .

A maioria das pesquisas abrange as linhagens Lactobacillus e Bifidobacterium . Essas cepas incluem:

  • L. acidophilus
  • L. casei
  • L. plantarum
  • B. lactis
  • B. longum
  • B. bifidum
  •  

Estudos de 2010 descobriram que B. lactis L. casei eram eficazes no alívio da constipação. O estudo revisou cinco estudos publicados anteriormente que envolveram adultos e crianças.

Quaisquer probióticos não pertencentes aos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium podem não ser seguros e são necessárias mais pesquisas antes de serem utilizadas.

Como os probióticos são tomados por via oral, sua eficácia depende de quão bem eles podem enfrentar o ambiente muito ácido do estômago e do trato gastrointestinal. Os probióticos da mais alta qualidade passarão pelo estômago ainda intactos e passarão para os intestinos onde os nutrientes são absorvidos. É aqui que os probióticos fazem a maior parte de sua cura e bom trabalho.

Os probióticos estão vivos, portanto, sua viabilidade pode ser afetada por vários problemas de embalagem e armazenamento. Temos mais a aprender sobre a melhor forma de administrar probióticos. 

Também precisamos aprender mais sobre o quão bem os probióticos podem permanecer dentro de seu intestino assim que chegarem lá. 

Atualmente, não se acredita que qualquer dosagem de probióticos permaneça necessariamente em seu sistema para sempre. 

A Prática Atual é

Tomar Doses Diárias

de Probióticos.

 
Como Usar Probióticos para a Saúde Digestiva

Probióticos e Saúde Digestiva

Para começar a obter os benefícios dos probióticos, aumente o consumo diário deles. Você pode fazer isso através de fontes alimentares ou suplementos. Muitos alimentos tradicionais ao redor do mundo contêm naturalmente probióticos. Esses alimentos incluem:

  • Kombucha
  • Kimchi
  • kefir
  • Chucrute

Facilite o aumento lento de sua ingestão de probióticos e preste atenção a quaisquer efeitos colaterais – positivos e negativos. Como existem muitas linhagens diferentes de probióticos, observe como cada uma delas afeta você de maneira diferente. Um diário de alimentos e suplementos seria muito útil para este período introdutório.

Aqui estão algumas dicas

adicionais para tomar probióticos:

Probióticos e Saúde Digestiva

Aumente lentamente as CFUs

As doses diárias recomendadas variam de 1 a 10 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFCs). Comece com 1 UFC e aumente lentamente prestando atenção em como o seu corpo responde. O Kefir contém 15-20 UFC por xícara. Os suplementos devem listar suas UFCs na garrafa.

Tome conselhos se for sua primeira vez

Se os alimentos fermentados são novos para você, encontre um amigo ou um restaurante com boa classificação para apresentá-lo a eles e como aproveitar melhor.

Tomar em horários específicos em relação às refeições

Tome probióticos imediatamente antes de comer ou com a sua refeição, mas não depois de comer.

Experimente fontes naturais antes dos suplementos

Você pode tomar suplementos probióticos, mas geralmente é mais benéfico obtê-los da fonte natural. As fontes alimentares de probióticos conterão uma grande variedade de cepas, mas os suplementos devem listar cada tipo individual que eles contêm.

Preste atenção à validade e à qualidade

Leia atentamente as etiquetas e siga as instruções de armazenamento. Tente escolher uma marca confiável. Se puder, consulte um médico ou nutricionista que possa ajudá-lo a aprender mais.

 
Benefícios
 

Probióticos podem ajudar a gerenciar:

  • IBS
  • Colesterol Alto
  • Absorção de Nutrientes
  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Intolerância a Lactose
  • Ganho de Peso

Reduzir os efeitos colaterais

de qualquer um dos problemas acima

pode melhorar sua

qualidade de vida e

sensação geral de

bem-estar!

Os benefícios dos probióticos no intestino vão além dos movimentos intestinais saudáveis. Um sistema digestivo saudável  está vinculado a melhorias na saúde mental e na resposta imunológica

Atualmente, os probióticos também estão sendo estudados por seus benefícios à saúde bucal e à saúde dermatológica. Ao ajudar na absorção de proteínas, os probióticos também podem ajudar seu corpo a se recuperar após o treino e reduzir a tensão muscular.

À medida que aumentam as

preocupações com infecções

resistentes a antibióticos,

os probióticos podem ser poderosos

agentes de proteção e cura que

funcionam perfeitamente com

os sistemas naturais do corpo.

Efeitos Colaterais
 

Probióticos são considerados seguros para a maioria das pessoas. Os estudos não relatam principais riscos envolvidos em tomá-los.

Os efeitos colaterais mais comumente relatados dos probióticos são gases e inchaço . Se você tiver reações graves, incluindo dor abdominal, reduza a ingestão diária e aumente lentamente ao longo do tempo.

Sempre converse com seu médico  ou nutricionista antes de iniciar um novo suplemento de saúde. Antes de dar suplementos probióticos ao seu filho, converse com o pediatra. Bebês prematuros não devem tomar probióticos.

Os probióticos podem não ser recomendados para pessoas com doenças crônicas ou um sistema imunológico enfraquecido. Não use probióticos para substituir medicamentos prescritos sem consultar o seu médico.

Pesquisas indicam uma

associação positiva entre

tomar probióticos e

digestão saudável em

pessoas de todas as idades. 

A digestão saudável também leva à melhoria da saúde mental e oral, um sistema imunológico saudável e, possivelmente, uma pele mais saudável.

Se você estiver interessado em obter os benefícios dos probióticos, introduza-os lentamente em sua dieta com alimentos ou suplementos tradicionais.

Mais sobre probióticos:

 

Revisado por Alan Carter, PharmD 

Saúde Integral e Holística☯

 

 

terapeuta em Naturopatia

Um comentário em “Probióticos e Saúde Digestiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.