20 Empresas Produzem 55% de Todos os Resíduos Plásticos
Em um relatório inovador publicado em Maio de 2021, os pesquisadores revelaram que apenas 20 empresas são responsáveis pela produção de 55 por cento de todos os resíduos plásticos descartáveis em todo o mundo.
As 20 empresas globais são empresas estatais e multinacionais, consistindo principalmente de gigantes da energia e da química, e são responsáveis por uma pegada de resíduos de plástico no valor de mais da metade dos 130 milhões de toneladas métricas de plástico descartável em 2019, a análise encontrada.
O primeiro relatório do Índice de Fabricantes de Resíduos de Plástico foi produzido pela filantrópica Minderoo Foundation, com sede na Austrália, e avisa que a produção de plásticos deve crescer 30% nos próximos cinco anos, exacerbando a crise climática e a poluição do oceano.
Plásticos descartáveis - produtos de plástico baratos que são usados uma vez e depois jogados fora, como máscaras faciais, garrafas, sacolas de compras, xícaras de café e filme plástico – representam mais de um terço dos plásticos produzidos cada ano e são quase inteiramente (98 por cento ) fabricado com combustíveis fósseis.
“O custo do lixo plástico descartável é enorme”
“O custo do lixo plástico descartável é enorme”, afirma o relatório. “De todos os plásticos, eles são os mais prováveis de acabar em nosso oceano, onde são responsáveis por quase toda a poluição visível, na faixa de cinco a 13 milhões de toneladas métricas a cada ano.
Uma vez lá, os plásticos descartáveis acabam se quebrando em minúsculas partículas que afetam a saúde da vida selvagem – e a capacidade do oceano de armazenar carbono. ”
Esses plásticos inúteis, continua, “contêm aditivos químicos como plastificantes que foram encontrados em humanos e estão ligados a uma série de problemas de saúde reprodutiva. E se o crescimento da produção de plástico descartável continuar nas taxas atuais, eles podem ser responsáveis por cinco a 10 por cento das emissões mundiais de gases de efeito estufa até 2050. ”
Apesar das consequências para o meio ambiente, o relatório detalha como a indústria de plásticos tem operado com pouca regulamentação ou transparência por décadas e pouca atenção tem sido dada aos fabricantes de “polímeros”, a base de todos os plásticos.
De acordo com o relatório, a Austrália lidera os países na geração de resíduos plásticos de uso único per capita, seguida pelos Estados Unidos, Coréia do Sul e Grã-Bretanha.
As empresas americanas ExxonMobil e Dow foram as maiores produtoras corporativas de polímeros, seguidas pela chinesa Sinopec, com essas três empresas juntas respondendo por 16% dos resíduos plásticos de uso único globais.
Os principais investidores globais da indústria de plástico incluem as empresas americanas Vanguard Group, BlackRock e Capital Group.
Junto com 17 outras empresas e instituições financeiras, esses investidores possuem mais de US $ 300 bilhões em ações de empresas-mãe dos principais produtores de polímeros.
Estima-se que vinte dos maiores bancos do mundo, incluindo Barclays, HSBC e Bank of America, tenham emprestado quase US $ 30 bilhões para a produção de polímeros na última década.
“Nos próximos cinco anos, a capacidade global de produzir polímeros virgens para plásticos descartáveis pode crescer mais de 30% – e até 400% para empresas individuais”, adverte o relatório.
“Uma catástrofe ambiental acena: muitos dos resíduos plásticos descartáveis resultantes acabarão como poluição em países em desenvolvimento com sistemas de gerenciamento de resíduos deficientes.”
De acordo com os autores do relatório, “a transição para longe do modelo de uso único de plásticos descartáveis exigirá mais do que liderança corporativa e mercados de capital ‘iluminados’; isso exigirá imensa vontade política.”
Leia Também:
Cientistas Desenvolvem Plásticos Biodegradáveis
De Quem é a Culpa do Lixo Plástico no Oceano?
Enzima Mutante Recicla Plástico em Horas
Fonte : https://www.minderoo.org/
Cursos Profissionalizantes