Sem Abelha Sem Alimento !
Sem Abelha Sem Alimento
Participe !
Abelhas são conhecidas por produzirem mel, cera, própolis e pólen.
Também a preciosa geleia real e até o seu veneno, utilizado na Apiterapia.
As abelhas listradas em preto e amarelo fazem parte do imaginário coletivo por serem comumente retratadas em desenhos e livros infantis.
E há quem só se lembre das abelhas pelo doce de seu mel ou pela dor de sua picada.
Mas o que a maioria das pessoas desconhece, é que as abelhas cumprem um papel infinitamente mais relevante:
são os melhores e mais eficientes
agentes polinizadores da natureza
responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.
Também poucos sabem que existe no mundo mais de 20 mil espécies de abelhas. Só no Brasil são mais de 3 mil espécies, a maioria de abelhas nativas sem ferrão.
Em meio a todo este rico, mas desconhecido universo,nos últimos anos um problema pauta a apicultura em todo o mundo:
“Sem Abelha Sem Alimento”
O desaparecimento
e a morte massiva das abelhas
De proporções expressivas – só nos EUA mais de 1/3 dos enxames têm sido perdidos todos os anos – o Brasil e a América Latina começam a se mobilizar frente aos diversos relatos de mortalidade de abelhas, de causas ainda controversas.
A Campanha
Sem Abelha Sem Alimento
tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância destes polinizadores e a necessidade de sua proteção!
Sem Abelha Sem Alimento
A campanha “Sem Abelha, Sem Alimento” é a maior iniciativa em proteção às abelhas da América Latina. Lançada durante o maior evento da apicultura mundial, o Congresso da Apimondia, ocorrido em Kiev, na Ucrânia, em outubro de 2013, tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância destes polinizadores, e alertá-la para os riscos de seu declínio.
É fundamental conhecer as causas do problema, e também as formas de ajudar a combatê-lo.
A proteção das abelhas é um tema que diz respeito a todos, pois sua importância se manifesta em 1/3 de todos os alimentos que chegam às nossas mesas, no equilíbrio de ecossistemas, na manutenção de matas e florestas e na preservação da biodiversidade.
O tema é urgente e o convite à contribuição é aberto a todos! Utilize o conteúdo do site para compartilhar a campanha nas redes sociais e imprimir os cartazes e folders para divulgação junto a seus amigos e familiares.
E ainda, se você for pai ou professor, acesse o link do Conteúdo Educativo e leve para a sala de aula uma aula inesquecível para as crianças.
Para saber mais – clique aqui
Acho cartastrófico a mutação que pode vir ocorrer com esses seres insetos.