Alemanha coloca ‘restrições maciças’ para o RoundUp da Monsanto
Enquanto no Brasil, Blairo Borges Maggi ( Ministro da Agricultura) e Covatti Filho ( Deputado do PP/RS ) querem colocar a todo custo, mais “agrotóxico” na mesa dos brasileiros, Alemanha coloca ‘restrições maciças’ para o RoundUp da Monsanto!
Julia Kloeckner, Ministra da Agricultura da Alemanha, anunciou em 17 de Abril de 2018 , que está redigindo um regulamento para suspender o uso de glifosato nas hortas, parques e instalações esportivas do país.
A ministra também planeja definir “restrições maciças” para seu uso na agricultura, com isenções para áreas propensas à erosão e que não podem ser trabalhadas com maquinário pesado.
“Estou planejando um esboço regulatório como primeiro passo na construção de uma estratégia para minimizar o uso de glifosato”, disse Kloeckner.
Ela disse que a proposta seria examinada por outros ministérios, mas não estabeleceu um prazo para o fim do uso do herbicida.
Glifosato, o ingrediente ativo da Monsanto Roundup, é o herbicida mais vendido do mundo e tem sido usado por mais de 40 anos.
Na Alemanha, cerca de 40%
das terras cultivadas
são tratadas com glifosato.
O glifosato está no centro das controvérsias internacionais desde 2015, quando a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde classificou-o como “provável cancerígeno“.
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, bem como a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, consideram seguro.
Em fevereiro, o novo governo de coalizão alemão concordou com uma “estratégia de minimização sistemática” para restringir significativamente o uso do glifosato, “com o objetivo de terminar fundamentalmente o uso o mais rápido possível”. A estratégia ainda não incluiu um cronograma.
O novo ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, da social-democracia de centro-esquerda, saudou a proposta de Kloeckner como o primeiro passo para acabar com o uso do glifosato.
Eliminar o uso do Glifosato é
um objetivo fundamental do
mandato legislativo de Schulze.
“Precisamos de uma saída completa do glifosato durante este período legislativo. O glifosato mata tudo o que é verde, privando insetos de sua fonte de alimento”, disse ela no início deste mês.
Em novembro, o antecessor conservador de Kloeckner, Christian Schmidt, provocou indignação entre os oponentes do glifosato e a coalizão alemã anterior, depois que ele inesperadamente votou a favor – e efetivamente balançou a decisão da UE – de renovar o herbicida pelos próximos cinco anos.
Segundo , Werner Baumann, CEO da Bayer, que está adquirindo a Monsanto, disse que a questão se tornou muito politizada na Europa e que a Alemanha acabaria com a proibição do produto químico sem uma estrutura regulatória adequada.
Por Lorraire Chow do Ecowatch
Enquanto isso
PGR denuncia Ministro da Agricultura
Blairo Borges Maggi
por Corrupção Ativa
Criada a Comissão Especial para decidir novos projetos sobre AGROTÓXICOS no Brasil
Está em curso na Câmara Federal um projeto de lei que pode colocar ainda mais veneno na sua mesa.
O Projeto de Lei dos Venenos está tramitando desde 2016, e abriga sob ele diversos projetos que representam um enorme retrocesso na legislação de agrotóxicos.
O pior deles atende pelo nome de PL3200 – de autoria do DeputadoCovatti Filho ( PP – RS).
Além de manter a troca do nome agrotóxico pelo insuspeito “defensivo fitossanitário”, como previa o projeto original, o deputado da bancada ruralista foi além: retirou da lei todos os critérios de proibição de agrotóxicos existentes anteriormente.
Assim, a possibilidade de causar câncer, mutação genética e má-formação fetal não impedem mais um veneno de ser registrado.
Ele também retirou o poder dos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente vetarem um novo agrotóxico, e acabou com a proposta de prazo de validade para registro de agrotóxicos.
PL do Veneno:
o lucro
vem antes da saúde
e do meio ambiente
Quem SÃO ELES nesta Comissão Especial
Não esqueça o nome, o partido , o seu voto e a curiosa ficha de cada um !
Por se tratar de projetos tão importantes e que dizem respeito, principalmente, sobre a nossa
SEGURANÇA ALIMENTAR,
levantamos algumas “curiosidades” destes representantes políticos que irão votar a “ FAVOR ou CONTRA“ dentro desta Comissão Especial sobre AGROTÓXICOS NO BRASIL.
Desta forma, todos poderão deduzir facilmente, até que ponto, a votação destes representantes políticos vão de encontro com os Interesses e necessidades básicas do nosso país!
Leia AQUI
Agrtóxicos ou defensivos agrícolas, como queiram chamar são substancias químicas para o controle de pragas e ou doenças para podermos produzir o nosso alimento de cada dia que é indispensável para manter nossa saúde em dia e podermos sobreviver. Assim como os defensivos, os remédios que são receitados por nossos doutores também são substancias químicas das variadas possíveis. Também são drogas na sua essencia e usamos indiscriminadamente. E para então finalizar minha opinião , digo que ambos são um mal necessário. Não podemos viver sem eles.
Pingback: Alemanha Proibe Glifosato | Nosso Foco
Pingback: Transgênicos! Você Precisa Saber Mais ! | Nosso Foco