Documentário O Uso Inseguro dos Agrotóxicos
“Estréia do Documentário Curta-metragem a respeito da inviabilidade do paradigma do “uso seguro” de agrotóxicos no contexto da agricultura familiar brasileira.
Assista, utilize, divulgue!
Documentário O Uso Inseguro dos Agrotóxicos
Acaba de ser lançado o documentário curta-metragem: O Uso Inseguro de Agrotóxicos , que revela a inviabilidade do paradigma do “uso seguro” de agrotóxicos no contexto da agricultura familiar brasileira.
Esta é uma ferramenta de uso público e irrestrito para ser utilizada em toda forma de luta, educação/formação e busca por mudanças do contexto injusto, manipulado e falacioso do uso de agrotóxicos pelos verdadeiros responsáveis pela alimentação em nosso País, os pequenos agricultores.
Baseado na dissertação de mestrado – “ O agricultor familiar e o uso (in)seguro de agrotóxicos no município de Lavras-MG “, o documentário é uma parceria do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp com o Coletivo Ninho de Guaxo e com a Catumba Filmes, e contou com o financiamento do Fundo de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (FAEPEX) da Pró-Reitora de Pesquisa da Unicamp.
Concepção e roteiro
Pedro Abreu – Doutorando em Saúde Coletiva – FCM/Unicamp
Herling Alonzo – Prof. Dr. em Saúde Coletiva – FCM/Unicamp
Produção
Otávio Rangel – Produção, direção de fotografia e montagem
Lídia Lino – Câmera, áudio e textos
Marina Alvarenga Botelho – Câmera, logger e legendas
João Maurício Souza – Câmera e áudio
Marlon Franco – Divulgação e apoio gráfico
Sandro Azevedo – Criação de logomarcas e vinhetas
Alexandra Az – Locução
Apoio
Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Pró-reitoria de Pesquisa/Unicamp e CNPq
Por – Elizabeth Regina de Melo Cabral
Não queremos mais venenos!
Brasileiras e brasileiros,
Está em curso na Câmara Federal um projeto de lei que pode colocar ainda mais veneno na sua mesa. O Projeto de Lei dos Venenos está tramitando desde o início deste ano, e abriga sob dele diversos PLs que representam um enorme retrocesso na legislação de agrotóxicos.
O pior deles atende pelo nome de PL3200, e começa por alterar o nome de Agrotóxico para Defensivos Fitossanitários, escondendo da sociedade todo o risco que estes venenos trazem para nossa saúde e o meio-ambiente. Além disso, esta mudança na lei irá facilitar o registro de novos agrotóxicos, reduzindo necessidades de estudos aprofundados sobre seus riscos.
A hora é de pressionar. Listamos aqui os nomes dos/as deputados/as que estão na Comissão Especial e seus emails.
Envie uma mensagem dizendo que você não aceita nenhum retrocesso na Lei de Agrotóxicos!