Seu garfo é a ferramenta mais poderosa do mundo !
‘Seu garfo é a ferramenta mais poderosa para transformar sua saúde e mudar o mundo’ , segundo Dr. Mark Hyman.
Você está em dúvida sobre o que é saudável para comer? Se for isso, o Dr. Mark Hyman, que estuda nutrição há 35 anos, traz clareza ao que você deve colocar na boca e ao que você não deveria em seu livro Food. O que diabos devo comer?
A Associação de Consumidores Orgânicos (OCA) vem promovendo há mais de 20 anos a importância de uma dieta que apoie a agricultura orgânica e regenerativa para melhorar a saúde humana, promover práticas justas de comércio / trabalho justo, proteger o meio ambiente e combater o aquecimento global. O novo livro do Dr. Hyman descreve muitos desses mesmos princípios.
Nosso Foco, reproduz neste artigo, a entrevista realizada pela OCA com Dr. Mark Hyman, sobre a importância de ser um consumidor consciente e como mudar para um sistema agrícola regenerativo pode reverter as mudanças climáticas. Aqui está o que ele tinha a dizer:
OCA: Você pode explicar por que acha que nossos garfos são as ferramentas mais poderosas para transformar nossa saúde e mudar o mundo?
Dr. Hyman: A comida e a maneira como a produzimos e consumimos é o centro da maioria das crises de saúde, ambientais, climáticas, econômicas e até mesmo políticas do mundo. É por isso que é o nosso garfo e o que decidimos colocar nele todos os dias que é da maior importância. Eu realmente acredito que quando escolhemos alimentos orgânicos, locais e sustentáveis, estamos contribuindo por um planeta mais saudável.
OCA: Eu amo a comida é a conexão com a medicina que você faz no seu livro. Você pode nos dizer sobre o que você quer dizer com isso?
Dr. Hyman: Food contém informação que fala aos nossos genes, não apenas calorias por energia. Estamos aprendendo com a pesquisa no campo da nutrigenômica, que boas “conversas” com nosso DNA, ligar ou desligar genes que levam à saúde ou doença. Cada pedaço de comida regula sua expressão genética, hormônios, sistema imunológico, química do cérebro e até mesmo seu microbioma. O que você come programa seu corpo com mensagens de saúde ou doença. Isto é o que quero dizer com comida é remédio.
OCA: Como o atual sistema industrial de alimentos é responsável por doenças crônicas e epidemias como diabetes, obesidade e alergias?
Dr. Hyman: A indústria alimentícia inclui produtores de sementes, agricultores industriais, produtores de alimentos e indústrias de alimentos processados e o famoso fast food. Essas organizações gastam milhões de dólares todos os anos em lobby para influenciar nosso Departamento de Agricultura. E há um enorme problema com isso. Nossas diretrizes dietéticas são na verdade criadas pelo Departamento de Agricultura, a mesma agência que está encarregada de decidir quais safras nossos dólares de impostos subsidiam! Parece um grande conflito de interesses para mim.
Isso resulta em subsídios que apóiam as culturas de commodities – milho, trigo e soja – que se transformam em xarope de milho rico em frutose, farinha branca e óleo de soja. Mesmo que mais da metade da nossa dieta venha dessas três culturas, que são os blocos de construção de bebidas açucaradas e alimentos processados, elas definitivamente não são o que deveríamos comer. No entanto, 99% dos subsídios alimentares do governo destinam-se a apoiar essas culturas, enquanto apenas 1% é destinado a cultivos de “especialidades” – frutas e verduras. Se essas são “culturas especiais”, por que o governo nos diz para comermos de 5 a 9 porções por dia?
A verdade é que nosso governo está financiando nossa epidemia de doenças crônicas.
E a indústria alimentícia comercializa fortemente alimentos de baixa qualidade projetados para serem viciantes.
OCA: Você pode explicar como a saúde do nosso solo afeta a saúde dos seres humanos?
Dr. Hyman: Por causa dos solos esgotados da agricultura industrial moderna e técnicas de hibridização, os animais e vegetais que comemos têm menos nutrientes. Culturas como trigo, arroz e milho são tipicamente cultivadas como monoculturas, o que significa que uma única cultura é plantada repetidamente na mesma terra, estação após estação.
As monoculturas cultivadas com o cultivo esgotam o solo de seus nutrientes e, como resultado, exigem enormes quantidades de fertilizantes químicos e pesticidas.
O solo danificado leva à erosão e escoamento, o que contamina o abastecimento de água com pesticidas. Quando você compra orgânicos e alimentados com capim, você está votando para um solo mais saudável. A matéria orgânica no solo contém água e sequestra carbono. Nossas modernas técnicas agrícolas resultam em secas, inundações e mudanças climáticas.
OCA: Obrigado por tocar na dissecação de culturas em seu livro. Você pode explicar como esse processo – a pulverização do herbicida glifosato pouco antes da colheita para aumentar o rendimento – afeta a saúde humana?
Dr. Hyman: Glifosato via Roundup, produzido pela Monsanto, embora não existisse até 1974, é agora o herbicida mais usado na agricultura global. (É também o segundo herbicida mais popular para uso doméstico). É pulverizado em lavouras de trigo para esfoliá-las para facilitar a colheita do trigo. Esses resíduos acabam nos nossos produtos de trigo. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA diz que é seguro para nós, mas há evidências sugerindo que pode ter algo a ver com o aumento da doença celíaca e outras sensibilidades ao glúten.
A exposição ao glifosato tem sido associada ao aumento do risco de câncer, doença renal, linfoma, dificuldades reprodutivas e danos às nossas bactérias intestinais.
Fonte : ECOWATCH