6 Invenções Úteis Durante a Pandemia
6 Invenções Úteis Durante a Pandemia! Estas invenções estão facilitando os desafios impostos pela pandemia.
Faz mais de cinco meses que Wuhan, a cidade onde o surto de coronavírus começou, entrou em confinamento marcando o início das restrições ao COVID-19.
Nesse período, houve muitas ideias inovadoras para nos ajudar a conviver com o vírus e retornar ao trabalho e lazer com segurança.
A plataforma de crowdsourcing do Fórum Econômico Mundial, o UpLink, está procurando as melhores soluções em todo o mundo para enfrentar os problemas mais prementes da atualidade.
Aqui estão seis áreas da vida cotidiana em que as invenções estão facilitando os desafios impostos pela pandemia.
1. Jantar Fora
No auge do bloqueio, os analistas de varejo, Kantar, estudaram as mídias sociais em busca de pistas sobre o que as pessoas mais esperavam fazer quando os bloqueios fossem amenizados. Os três principais desejos incluíam comer fora e ir a um bar com os amigos.
Porém, com medidas de distanciamento social para essas empresas, a atenção voltou-se para como manter os clientes seguros e inspirar confiança.
O designer francês Christophe Gernigon criou abajures transparentes de grandes dimensões , permitindo que os clientes comam em uma bolha pessoal. Os protótipos ‘PLEX’EAT’ são feitos de perspex.
Na Holanda, o restaurante ETEN de Amsterdã também tornou as refeições mais seguras. Nas margens de um canal, instalou casas de vidro para proteger os companheiros de jantar e ajudar no distanciamento social.
Enquanto isso, na Coréia do Sul, os populares poços de água estão desenvolvendo mais maneiras de alta tecnologia para proteger os clientes: garçons de robôs.
Um nome chamado ‘Cabo’ pode esculpir uma bola de gelo esférica perfeita para uísque ‘nas rochas’. Outro pode medir licor de coquetel de 25 garrafas penduradas no teto.
2. Compras
As compras de supermercado cresceram durante a pandemia, com grande parte do crescimento vindo do online – um serviço que muitos dos que se protegem contra o vírus contam com o serviço.
Mas muitos dos que estão mais em risco com o COVID-19 ainda têm receio de entrar nas lojas, em parte devido à possibilidade de o vírus viver em superfícies que são frequentemente tocadas – como a maçaneta da porta da geladeira.
Um supermercado finlandês criou uma solução inovadora – alças longas e curvasque permitem aos clientes abrir armários de resfriadores com os braços vestidos em vez de com as mãos.
3. Comunicação
As máscaras são obrigatórias – e essenciais – em muitos ambientes, especialmente nos transportes públicos e nas lojas. No entanto, para os surdos, eles podem causar um problema real: cobrem os lábios, impossibilitando a leitura labial.
Foi a experiência de um alfaiate surdo da Indonésia que enfrentou uma luta diária com novos regulamentos que exigiam o uso de máscaras em locais públicos.
Sua solução é brilhantemente simples: ela criou máscaras com uma janela de plástico transparente sobre a boca – tornando possível a leitura labial mais uma vez.
Outra inovação de comunicação assume a forma de um robô. ‘Pepper’ é um robô humanóide que pode ser encontrado em um hotel em Tóquio. Mas não é um hotel comum: seus pacientes são aqueles que apresentam sintomas leves de coronavírus.
O trabalho de Pepper é cumprimentar os pacientes quando eles chegam – fazendo com que se sintam bem-vindos, mas também protegendo – e liberando – a equipe.
4. Limpeza
Algumas das soluções mais criativas vieram do mundo da robótica.
Os refugiados no campo de refugiados de Za’atari, na Jordânia, desenvolveram um robô LEGO que distribui automaticamente desinfetante para as mãos – reduzindo o risco de infecção.
Em outros lugares, os robôs estão limpando todos os tipos de superfícies. Conheça “Ugo“, o robô de controle remoto desenvolvido pela japonesa Mira Robotics.
Ele usa luz ultravioleta para matar vírus e pode patrulhar edifícios e limpar por conta própria.
5. Entregas em Casa
Em todo o mundo, os robôs estão sendo recrutados para ajudar na entrega de alimentos.
A start-up norte-americana Starship Technologies está lançando suas caixas de entrega de alimentos sobre rodas para diversas áreas urbanas , de Milton Keynes, na Inglaterra, a Fairfax, Virgínia.
A startup colombiana Rappi é outra empresa cujos robôs de rodas quadradas se mudaram para as calçadas em maior número durante a pandemia.
6. Distanciamento social
No coração das estratégias de saúde pública da maioria das nações para combater o COVID-19 está o distanciamento social eficaz.
Mas às vezes as pessoas precisam ser lembradas. Cingapura escolheu um robô para esta tarefa.
Feito pela empresa americana Boston Dynamics, o ‘Spot‘ patrulha o parque e lembra aos visitantes que mantêm o distanciamento social:
“Vamos manter Cingapura saudável. Para sua própria segurança e para os que estão ao seu redor, mantenha-se a pelo menos um metro de distância. Obrigado.”
Fonte: Fórum Econômico Mundial .
Pingback: Primeira Máscara Facial Ecológica | Nosso Foco