Revolução das Hortas!
Revolução das Hortas
é isto…
Alternativa social
” bacana “
Para começar a reduzir
transgênicos
e agrotóxicos
do seu prato
da sua vida
da sua cultura!
Mãos a obra!
Iniciativa que vem crescendo nos últimos anos e com características multifuncionais dentro da nossa sociedade.
Revolução das Hortas !
O que era visto antes como forma educativa de entretenimento, ganha um novo cenário social ao trabalhar conceitos relacionados à alimentação segura, a preservação do meio ambiente , revitalização de espaços urbanos, combate a desnutrição e até mesmo na geração de trabalho e renda.
Mostraremos um pouco sobre cada uma delas, destacando seus principais benefícios. Estamos incluindo alguns materiais e indicações para que você se anime, largue um pouco essa “ TV”, saia da zona de conforto e comece a fazer parte deste movimento.
O que pode começar como um meio de se ter uma comida sem veneno, poderá representar no final das contas, um significado mais empolgante diante das conquistas, saberes , experiências e mudanças de hábitos que serão alcançados.
Mãos a obra!
Revolução das Hortas é isto…
Hortas Escolares
e a
Pais, professores e profissionais de saúde, muita atenção, pois a pilha de estudos acadêmicos que já existe sobre o efeito do marketing de alimentos que atinge crianças e adolescentes é gigantesca.
Publicidade Infantil
O que não faltam são anúncios publicitários que visam atrair à atenção deles.
Quer ver?!
Faça um teste: ligue a TV
e tente contar quantos anúncios publicitários
são veiculados em 10 minutos.
E hoje sabemos – faltam campanhas informativas do governo, capacitação de professores, palestras nas escolas e restrições mais duras para a publicidade infantil.
Trecho do documentário
“Criança, a Alma do Negócio”
Esta publicidade infantil disfarçada de heróis e que entra “rasgando” por todos os veículos de comunicação, estão afetando o comportamento deste público juvenil de forma latente e elevando, ano após ano, o índice de obesidade infantil no pais.
Considerada inclusive por especialistas
como uma das responsáveis
por esta epidemia!
Entre os seus condicionantes principais, estão os hábitos familiares. Pais, mães e responsáveis exercem influência direta sobre a alimentação das crianças e podem ajudar ou atrapalhar no ganho de peso dos filhos.
A babá eletrônica da casa, “TV”,
deve ser repensada seriamente
se quisermos ter a saúde dos nossos filhos
garantida!
Além de doenças, esta cultura cristalizada em cima deste consumismo nada saudável, poderá se estender por toda a vida destes indivíduos e ainda passar para outras gerações.
Revolução das Hortas é ” evitar” isto…
Revolução das hortas faz isto…
Neste sentido, o contato desta criançada com outras diretrizes saudáveis e com base numa verdadeira educação alimentar, se torna vital se quisermos estancar este ciclo magnético pela comida industrializada e prejudicial estrategicamente anunciada por este marketing através de propagandas de dar água na boca !
Diante deste contexto muito preocupante, a implantação de hortas escolares podem ser a contribuição que faltava para rebater este quadro cultural, além de fornecerem um aprendizado transdisciplinar importantíssimo através do cultivo e trato de seu próprio alimento.
E os resultados aparecem logo, comprovando que esta “ divertida disciplina” interfere magicamente sobre as escolhas alimentares deste público , ainda sem muita noção sobre os alimentos imprescindíveis para a sua saúde, principalmente nesta fase de seu desenvolvimento.
Uma proposta pra lá de interessante é a da Ong Cidades sem Fome , pois busca transformar todo o espaço das escolas em espaços pedagógicos.
Segundo o fundador da Ong , Hans Dieter Temp ,as atividades do projeto intitulado, Horta nas Escolas, também asseguram o resgate da cultura alimentar brasileira, e consequentemente estilos de vida mais saudáveis.
Proposta que já transformou 32 escolas através da aplicação de temáticas ambientais e de sustentabilidade local!
Revolução das Hortas é isto…
Confira todos os benéficos que um
projeto desta relevância
pode fazer na sua escola :
Grupos de visitantes são bem vindos às hortas urbanas que fazem parte dos projetos da Ong Cidades Sem Fome. Eles organizam almoços, aulas de plantio, cursos e outros tipos de eventos nas hortas comunitárias.
Quer Aprender mais sobre os nutrientes encontrados
nos alimentos para elaborar uma horta em sua escola ?
Consulte o manual
Revolução das Hortas
Hortas Comunitárias
Iniciativa que vem crescendo nos últimos anos e ganhando ferramentas inovadoras em tecnologia social para promover simultaneamente verdadeiras Reformas Urbanas e Culturais .
O objetivo principal deste movimento é proporcionar aos participantes da região, acesso a alimentos seguros – pois o que é produzido serve ao consumo da comunidade local.
Revolução das Hortas é isto…
E os benefícios só aumentam
dentro desta concepção
de cooperativismo!
Hortas comunitárias estimulam práticas em educação Ambiental, contribuem para aumentar o sentido de preservação do patrimônio público, desenvolvem sinergia e identidade com a comunidade , unem pessoas de diferentes culturas e classes sócias intensificando suas relações, protegem recursos naturais e áreas verdes, permitem revitalizar espaços abandonados trazendo melhorias para comunidade local e ainda podem reunir esforços para seus organizadores lidarem com outras questões sociais.
Revolução das Hortas é isto…
Hortelões Urbanos
Visionárias no assunto “Hortas Comunitárias “ e de todo o leque de contribuições às pessoas , aos centros urbanos e ao meio ambiente , Claudia Visoni e Tatiana Achcar criaram em 2011 o grupo Hortelões Urbanos dentro da rede social Facebook, com objetivo de trocar experiências sobre o plantio “ orgânico doméstico” e incentivar a formação de novas hortas comunitárias.
Hoje o grupo Hortelões Urbanos reúne cerca de 35.000 membros dentro da rede social.
O incentivo destas visionárias acabou formando diversos hortelões espalhados por outras cidades e estados brasileiros, além de São Paulo.
E indo muito além para conscientizar e unir todo mundo dentro desta ideia de plantio e de cooperação , fizeram um trabalho magnífico em mapear todos eles – Brasil a fora !
Revolução das Hortas é isso…
Quer conhecer e participar de um próximo a você ? Consulte o mapa aqui !
Quer começar uma horta comunitária em seu bairro ? Confira as dicas de Cláudia Visoni
Revolução das Hortas é isso…
Hortas urbanas e Agricultura urbana
A expressão “agricultura urbana”, ou “agricultura intra e periurbana”,
usada originalmente apenas nos meios acadêmicos
e ocasionalmente pelos meios de comunicação,
agora vem sendo adotada amplamente .
A agricultura urbana é entendida como a realização de atividades agrícolas em pequenas áreas pertencentes ao perímetro urbano, desta forma, a mesma pode ser realizada em canteiros suspensos, calçadas, praças, terrenos desocupados ou em vasos, diferindo da agricultura tradicional ou rural.
Destina-se, principalmente à subsistência ou a comercialização em pequena escala para mercados locais.
Na prática, a agricultura urbana está desenvolvendo sua capacidade para ajudar a resolver ou enfrentar diversos desafios do desenvolvimento.
Ela é estimulada por uma complexa rede de fatores ainda não muito claramente entendidos, entre os quais a pobreza urbana e a insegurança alimentar ocupam lugares preponderantes.
Precisamos de um conceito que todos compreendam e compartilhem, já que as intervenções de políticas públicas e de assistência tecnológica necessitam, antes de mais nada, identificar as diferenças conceituais e as gradações significativas para melhor poder avaliar as situações e intervir com os meios adequados na promoção e na gestão da agricultura urbana.
E já contamos com excelentes colaboradores que estão ampliando este conceito na prática. A Ong Cidades Sem Fome, por exemplo, transforma terrenos públicos e particulares em hortas comunitárias.
Cada projeto desenvolvido visa melhorar a situação dos moradores através de projetos sustentáveis de agricultura urbana, baseados em processos de produção orgânica.
Utiliza áreas públicas ou privadas que não possuem utilização específica para a implantação e desenvolvimento de hortas. Proporciona oportunidades de trabalho, meios para capacitação profissional e geração de renda através da comercialização dos produtos obtidos pelos participantes do projeto.
O combate a desnutrição e a melhora da qualidade de vida das comunidades através do acesso a alimentos saudáveis e nutritivos além de trazer benefícios de caráter ambiental são os pilares dessa proposta.
Revolução das Hortas é isto…
Projeto Cidades Sem Fome
Geração de Trabalho e Renda
Revolução das Hortas é isto…
Alguns dos muitos projetos de Norte a Sul desenvolvidos pela Ong Cidades sem Fome !
Já o Instituto Polis – fundado em 1987 – outra organização não governamental e grande aliado na aplicação deste conceito, tem como objetivo principal, atuar na construção de cidades mais justas , sustentáveis e democráticas.
Revigorando relações entre as representações da cidadania e os governos locais, promove análise das políticas públicas e dos processos de participação popular nestes movimentos.
Voltada para dirigentes e técnicos que operam políticas municipais, entidades populares e lideranças comunitárias envolvidas nos processos decisórios de gestão municipal, o Instituto Polis organiza cursos, workshops, encontros e seminários de âmbito local, nacional e internacional.
Publicação elaborada para o projeto Moradia urbana com tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Instituto Pólis, a cartilha Hortas Urbanas visa melhorar a alimentação das pessoas envolvidas na Tecnologia Social Hortas Urbanas, beneficiando o ambiente como um todo e favorecendo a relação da comunidade com o bairro e o seu entorno por meio do cultivo ecológico de alimentos e ervas medicinais em hortas, jardins, canteiros suspensos e outras possibilidades a depender da realidade local.
O manual é composto por três partes que envolvem a preparação da horta, o cultivo das hortaliças e, finalmente, o modo de preparar os vegetais a partir de algumas receitas.
Revolução das Hortas é isto…
Conheça a cartilha
Hortas Urbanas
Revolução das Hortas é isso…
Horta no Telhado e Telhados Verdes
Nova tendência para integrar Agricultura Urbana
Tendência ou alternativa ambiental que vem ganhando notoriedade e destacando-se por apresentar soluções para a falta de espaço e para outros desafios encontrados dentro das perspectivas urbanas.
Segundo – Sérgio Rocha – Diretor Executivo do Instituto Cidade Jardim , assim como nos EUA e Europa, os telhados verdes extensivos (rasos, leves, vegetação rústica) se consolidaram como uma opção viável para grandes áreas, com custos acessíveis e facilidade de aplicação – para se ter uma ideia o metro quadrado de um telhado verde custa mais barato que uma cobertura de policarbonato, ou uma cortina. Sem dúvida é uma tecnologia de transformação urbana com melhor relação custo & benefício e com grande potencial de crescimento sobre os mega telhados de supermercados, shopping centers, centros de distribuição e logística, aeroportos.
E pelo visto esta tendência também se reinventa para melhor !
Como é o caso do Bosco Verticale, primeira floresta vertical urbana do mundo, que tivemos o privilégio de conhecer de perto em 2015 – afirma Sérgio.
Revolução das Hortas é isto…
A este mosaico, temos que adicionar ainda as novíssimas hortas e fazendas urbanas – que em 2015 veio ensaiando seus primeiros passos profissionais no país e neste ano também promete ocupar as lajes vazias das cidades. De pequenas hortas de subsistência até grandes fazendas industriais, a agricultura urbana vai da laje ao asfalto e invade terrenos baldios com ‘guerrilha gardens’, com bombas de sementes e hortas comunitárias.
Em 2016, o simples ato de cultivar um jardim é um ato heroico. Se esse jardim tiver o tamanho de sua casa ou sua empresa então – é super-heroico. Se essa área verde toda ainda produzir uma quantia relevante de comida (orgânica de preferência), aí é revolucionário.
Compete diretamente com duas das indústrias que mais agridem o planeta: a construção civil e o agronegócio.
Pode até parecer muito utópico, mas os telhados verdes extensivos também já foram – e hoje se conectaram facilmente ao processo padrão de construção civil, como um material para revestimento (vivo), que consegue alterar o balanço energético de qualquer obra sem modificar drasticamente suas estruturas e fluxos de trabalho.
Agora, a agricultura urbana tem a árdua missão de encurtar a cadeia produtiva do agronegócio. E isso precisa ser levado à sério , finaliza Sérgio do Instituto Cidade Jardim.
Revolução das Hortas é isto…
Hortas Caseiras
Quer você more em casa ou apartamento
Tudo é possível !
Reinvente seu espaço
Sua criatividade
Plante!
Como esperar de alguém que não planta essa ideia,
entender plenamente o sentido de estar engajado neste movimento
em favor de uma
Agricultura Sustentável ?
Agricultura Urbana?
Agroecologia ?
Somente com a prática e envolvimento será possível alcançar uma percepção mais ampla
sobre este avanço socioambiental e cultural que precisamos.
E neste momento – precisamos muito disto !
Que tal começar em casa ?
Que tal desligar um pouco essa TV?
Que tal colocar de lado os pré-conceitos
e fazer esta experiência de proximidade com a terra ?
E você pode começar agora.
Veja como é simples !
Acompanhe este tutorial para ter ideias
para driblar resistência a novos hábitos
e recriar espaços possíveis
até que finalmente
coloque as
mãos na massa
e
comece a plantar !
Nosso Foco
Plante!
Aposte nesta ideia!
Além de estar contribuindo para esta importante transição agroecológica
e de garantir uma comida com menos ou nenhum veneno,
todo esse ” alimento puro” que passará a ser consumido todos os dias por você,
irão potencializar e energizar todas as células e glândulas do seu corpo.
Surpresas a parte – alimento orgânico é alimento energético.
Alimento energético é sinônimo de saúde plena
Despertar para o novo
é se permitir fazer tudo isso
Plante e faça da sua
Horta uma verdadeira
Revolução de Valores
Conheça mais sobre os colaboradores deste artigo – Revolução das Hortas!
Ong Cidade Sem Fome – Clique aqui
Hortelões Urbanos – Clique aqui
Mapa de Hortelões – Clique aqui
Instituto Polis – Clique aqui
Instituto Cidade Jardim – Clique aqui
Revista Agricultura Urbana – Clique aqui
Naturesco – Horta Vertical Orgânica – Clique aqui
Tudo sobre hortas você encontrará aqui ! Acompanhe!
Eu sou Gikabiloba – jornalista e revolucionária neste canal!
Pingback: Agrotóxico e o Câncer de Mama | Nosso Foco
Pingback: Orgânicos Épicos. Você precisa ver isto ! | Nosso Foco
Pingback: Agrotóxico não é Perfumaria! Agrotóxico Mata! | Nosso Foco
Pingback: Orgânicos Épicos.Você precisa ver isto!
Actually, Neil French’s agency – Lefitz something, you can find the real name at neco.renchfilm – wasn’t created to win awards.The agency was created after he left Ball.His contract meant he couldn’t work for any other agency.So he started his own.That’s cool, in my book.
Pingback: Hortas Comunitárias Urbanas - Nosso Mundo Orgânico
Pingback: Cartilha gratuita para a criação e manutenção de hortas urbanas orgânicas – AUTOSSUSTENTÁVEL
Pingback: Cartilha gratuita para a criação de hortas urbanas orgânicas – AUTOSSUSTENTÁVEL