Abacaxi: 8 Benefícios para a Saúde
Abacaxi: 8 Benefícios para a Saúde. Seus nutrientes e compostos têm sido associados a impressionantes benefícios à saúde, incluindo melhor digestão, menor risco de câncer e alívio da osteoartrite.
Você pode comer esta fruta misturada, assada, refogada ou fresca – sozinha ou em qualquer número de pratos.
O abacaxi ( Ananas comosus ) é uma fruta tropical incrivelmente deliciosa e saudável. Está repleto de nutrientes, antioxidantes e outros compostos úteis, como enzimas que podem proteger contra inflamações e doenças. É comumente consumido assado, grelhado ou cortado na hora.
Originário da América do Sul, foi nomeado pelos primeiros colonizadores europeus por sua semelhança com uma pinha.
O abacaxi e seus compostos estão ligados a vários benefícios à saúde, incluindo melhorias na digestão, imunidade e recuperação de cirurgias.
Aqui estão 8 impressionantes benefícios para a saúde do abacaxi.
Abacaxis são baixos em calorias, mas possuem um perfil nutricional impressionante. Apenas 1 xícara (165 gramas) de pedaços de abacaxi contém os seguintes nutrientes:
- Calorias: 83
- Gordura: 1,7 gramas
- Proteína: 1 grama
- Carboidratos: 21,6 gramas
- Fibra: 2,3 gramas
- Vitamina C: 88% do valor diário (DV)
- Manganês: 109% do DV
- Vitamina B6: 11% do DV
- Cobre: 20% do VD
- Tiamina: 11% do VD
- Folato: 7% do DV
- Potássio: 4% do VD
- Magnésio: 5% do VD
- Niacina: 5% do VD
- Ácido pantotênico: 7% do DV
- Riboflavina: 4% do DV
- Ferro: 3% do VD
Abacaxis também contêm pequenas quantidades de fósforo, zinco, cálcio e vitaminas A e K.
Como você pode ver, esta fruta é particularmente rica em vitamina C e manganês. A vitamina C é essencial para a saúde imunológica, absorção de ferro e crescimento e desenvolvimento, enquanto o manganês oferece propriedades antioxidantes e auxilia no crescimento e metabolismo.
Os antioxidantes ajudam a prevenir a oxidação em seu corpo, o que pode ajudar a evitar a inflamação que pode levar ao câncer e outras doenças crônicas.
O abacaxi também contém outros micronutrientes, como cobre, tiamina e vitamina B6, que são essenciais para um metabolismo saudável.
Abacaxis não são apenas ricos em nutrientes, mas também carregados de antioxidantes – moléculas que ajudam seu corpo a evitar o estresse oxidativo.
O estresse oxidativo é causado por uma abundância de radicais livres, moléculas instáveis que causam danos às células, muitas vezes ligados à inflamação crônica, saúde imunológica enfraquecida, doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer.
O abacaxi é especialmente rico em antioxidantes chamados flavonóides e compostos fenólicos. Dois estudos mostram que os antioxidantes do abacaxi podem ter efeitos protetores do coração, embora faltem pesquisas em humanos.
Além disso, muitos dos antioxidantes do abacaxi são considerados antioxidantes ligados, o que significa que produzem efeitos mais duradouros.
Muitas vezes você encontrará abacaxi servido com carnes e aves.
Curiosamente, esta fruta contém um grupo de enzimas digestivas chamadas bromelina que podem facilitar a digestão da carne.
A bromelaína funciona como uma protease, que decompõe as moléculas de proteína em seus blocos de construção, como aminoácidos e pequenos peptídeos.
Uma vez que as moléculas de proteína são quebradas, seu intestino delgado pode absorvê-las mais facilmente. Isso é especialmente útil para pessoas com insuficiência pancreática, uma condição na qual o pâncreas não consegue produzir enzimas digestivas suficientes.
A bromelaína também é amplamente utilizada como amaciante de carne comercial devido à sua capacidade de quebrar proteínas de carne duras.
Um estudo em tubo de ensaio descobriu que a bromelaína reduziu os marcadores inflamatórios no tecido digestivo, embora sejam necessárias mais pesquisas.
Além disso, o abacaxi é uma boa fonte de fibra , o que ajuda na saúde digestiva.
O câncer é uma doença crônica caracterizada pelo crescimento celular descontrolado. Sua progressão está comumente ligada ao estresse oxidativo e inflamação crônica.
Vários estudos observam que o abacaxi e seus compostos, incluindo a bromelina, podem reduzir o risco de câncer , minimizando o estresse oxidativo e reduzindo a inflamação.
Alguns estudos mostram que a bromelina também pode ajudar a tratar o câncer que já se desenvolveu.
Por exemplo, um estudo em tubo de ensaio descobriu que a bromelaína suprimiu o crescimento de células de câncer de mama e estimulou a morte celular, enquanto um estudo com camundongos descobriu que a bromelaína aumentava os efeitos da terapia anticâncer.
Outros estudos em tubo de ensaio produziram resultados semelhantes para câncer de pele, colorretal ou ducto biliar.
Além disso, estudos mais antigos em tubo de ensaio descobriram que a bromelaína pode estimular o sistema imunológico a produzir moléculas que tornam os glóbulos brancos mais eficazes na supressão do crescimento de células cancerígenas e na eliminação de células cancerígenas.
Dito isto, o abacaxi contém muito menos bromelina do que os suplementos .
Uma revisão de estudos em humanos descobriu que não houve benefício no uso de enzimas orais, como a bromelaína, juntamente com a terapia do câncer, embora a pesquisa seja mista.
O abacaxi é usado na medicina tradicional há séculos.
Eles contêm uma grande variedade de vitaminas, minerais e enzimas, como a bromelina, que podem melhorar a imunidade e reduzir a inflamação.
Em um estudo mais antigo de 9 dias, 98 crianças saudáveis não comeram abacaxi, cerca de 1 xícara (140 gramas) de abacaxi ou cerca de 2 xícaras (280 gramas) de abacaxi diariamente.
Aqueles que comeram abacaxi tiveram um risco significativamente menor de infecções virais e bacterianas. Além disso, as crianças que comiam mais dessa fruta tinham quase quatro vezes mais glóbulos brancos que combatem doenças do que os outros grupos.
Um estudo de 30 dias em 40 adultos com sinusite crônica descobriu que aqueles que tomaram um suplemento de bromelaína de 500 mg se recuperaram significativamente mais rápido do que aqueles no grupo controle.
Além disso, estudos mostraram que a bromelina pode reduzir marcadores de inflamação, auxiliando assim a saúde imunológica.
Além disso, estudos preliminares em tubo de ensaio descobriram que os suplementos de bromelaína, sozinhos e em combinação com outros compostos, podem ajudar a reduzir os sintomas do COVID-19 e retardar sua progressão. Ainda assim, mais pesquisas em humanos são necessárias.
A artrite afeta milhões de adultos no mundo todo. Existem muitos tipos de artrite, mas a maioria envolve inflamação das articulações.
As propriedades anti-inflamatórias da bromelaína podem proporcionar alívio da dor para pessoas com artrite inflamatória. Um estudo descobriu que os suplementos de bromelina são tão eficazes para aliviar a osteoartrite na região lombar quanto o tratamento regular da dor.
Em outro estudo em pessoas com osteoartrite, um suplemento de enzimas digestivas contendo bromelaína ajudou a aliviar a dor de forma tão eficaz quanto medicamentos comuns para artrite.
Além disso, um estudo em tubo de ensaio descobriu que este composto ajudou a proteger contra a degradação do tecido cartilaginoso e a inflamação associada à osteoartrite.
Comer abacaxi pode reduzir o tempo necessário para se recuperar de uma cirurgia ou exercício.
Embora esta fruta ajude a repor os estoques de carboidratos após o exercício , alguns de seus benefícios também se devem às propriedades anti-inflamatórias da bromelina.
Vários estudos mostraram que a bromelina pode reduzir a inflamação, o inchaço, os hematomas e a dor que geralmente ocorrem após a cirurgia, incluindo procedimentos dentários e de pele. Também pode reduzir os marcadores de inflamação.
Duas revisões sugerem que a bromelina pode reduzir o desconforto, a dor ou o inchaço após a cirurgia dentária.
Além disso, uma revisão descobriu que em 5 de 7 estudos controlados randomizados, a bromelaína melhorou a recuperação após procedimentos cirúrgicos na pele. No entanto, seu uso permanece contestado.
Além disso, proteases como a bromelina podem acelerar a recuperação muscular após exercícios extenuantes, reduzindo a inflamação ao redor do tecido muscular danificado.
No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que este composto possa ser recomendado para recuperação pós-treino.
Abacaxis são doces, convenientes e fáceis de adicionar à sua dieta.
A fruta fresca é fácil de encontrar em muitas mercearias e mercados, mesmo fora de época. Você pode comprá-lo enlatado, desidratado ou congelado o ano todo.
Você pode saborear o abacaxi puro, em saladas ou em pizzas caseiras.
Abacaxi não é um alérgeno comum. Comê-los é considerado de risco muito baixo, a menos que você tenha uma alergia conhecida ao abacaxi . Nesse caso, você deve evitar o abacaxi e seus extratos.
Pessoas com diabetes devem estar atentas aos tamanhos das porções para manter o açúcar no sangue estável.
No entanto, mesmo em pessoas sem alergia ou diabetes, comer muito abacaxi – mais do que algumas porções por dia – pode ter efeitos colaterais indesejados.
Por exemplo, a bromelina pode afetar a coagulação do sangue. Portanto, as pessoas que tomam anticoagulantes devem comer abacaxi em quantidades modestas.
Aqueles sensíveis à bromelina também podem sentir queimação ou coceira na língua e até náusea ou diarreia – embora essas desvantagens sejam anedóticas e não tenham sido estudadas cientificamente.
Algumas pessoas afirmam que comer muito abacaxi verde causa dor de estômago, náusea e diarreia. Novamente, isso não foi estudado, mas é sempre melhor selecionar abacaxi maduro. A polpa deve ser de um amarelo claro a médio.
12 Alimentos Ricos em Antioxidantes.
12 frutas benéficas para ajudar no Câncer
Roupas feitas com Folhas de Abacaxi
Escrito por Lisa Wartenberg, e Ryan Raman — Revisado clinicamente por Jerlyn Jones , Nutrição — Atualizado em 16 de março de 2022
Nosso conteúdo é apenas para fins informativos e não pretende ser um substituto para aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico, nutricionista ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter em relação a uma condição médica.