Composto de Alecrim pode Bloquear o Vírus da Covid-19
Composto de Alecrim pode Bloquear o Vírus da Covid-19, indica estudo.
Também investigado para combater Alzheimer, ácido carnósico presente na planta pode impedir a interação da proteína spike do coronavírus e a proteína receptora ACE2.
O ácido carnósico, composto presente no alecrim, pode bloquear a habilidade do vírus Sars-CoV-2 de infectar células, conforme sugere uma pesquisa preliminar publicada em janeiro de 2022 na revista Antioxidants.
Conduzido pela instituição de pesquisa médica norte-americana The Scripps Research Institute, o estudo mostra que o ácido pode impedir a interação da proteína spike do vírus e a proteína receptora ACE2 — ligação que permite a entrada do Sars-CoV-2 nas células.
Anteriormente, os autores da pesquisa apresentaram indícios e revisaram outros estudos que diziam que o composto tem efeito na inibição de uma via inflamatória, ativa em casos de Covid-19 grave, mas também em outras doenças, incluindo Alzheimer.
Os pesquisadores acreditam ainda que o efeito anti-inflamatório pode ser benéfico contra casos de Covid-19 longa, um quadro mais duradouro que inclui sintomas diversos — entre eles, dificuldades cognitivas apelidadas de “nevoeiro cerebral”.
Em 2016, o grupo conduziu um estudo no qual o ácido carnósico ativou uma “cascata” de sinalização anti-inflamatória e antioxidante chamada via Nrf2. A equipe encontrou evidências também de que a substância reduz sinais parecidos com o do Alzheimer em camundongos.
Agora os cientistas realizaram um experimento de infectividade e observaram que o ácido pode bloquear a capacidade de infecção do Sars-CoV-2.
O bloqueio é maior quanto mais altas forem as doses do componente. Os pesquisadores acreditam que a substância presente no alecrim tenha efeito antiviral, além de ser segura e “pouco reativa”.
Segundo explica em comunicado Stuart Lipton, autor sênior do estudo, o componente é “inativo e inócuo em seu estado normal”, mas é convertido em uma forma ativa nos locais onde isso é necessário.
Ele é ativado pela inflamação e oxidação em áreas de infecção; e em seguida modifica o receptor ACE2, tornando-o inexpugnável ao vírus.
Lipton e seus colegas estão agora trabalhando com os químicos do Scripps Research para sintetizar e testar derivados mais potentes do ácido.“Achamos que vale a pena investigar o ácido carnósico, ou algum derivado otimizado, como um tratamento potencialmente barato, seguro e eficaz para a Covid-19 e alguns outros distúrbios relacionados à inflamação”, diz ele.
MEMÓRIA
O alecrim pode ser um verdadeiro remédio, com efeito especial para nossa memória e contra o envelhecimento de nosso cérebro. Foi isso que uma pesquisa realizada pela Universidade de Northumbria, na Inglaterra, comprovou: a ingestão de uma infusão de alecrim é capaz de aguçar nossa memória e melhorar a capacidade funcional do cérebro.
Segundo o trabalho realizado pela universidade, um único copo diário da “água de alecrim” pode, por conta de um composto presente na planta chamado ecaliptol, aumentar nossa capacidade de relembrar o passado em até 15%.
A ação antioxidante do alecrim é capaz também de reduzir qualquer inflamação no sistema nervoso e, assim, prevenir seu envelhecimento. Como se não bastasse, o alecrim possui propriedades e efeitos de um diurético natural – ao aumentar a produção de urina a planta ajuda a diluir e remover fluidos e toxinas retidos no corpo, desinchando e melhorando a saúde do corpo.
Essa erva pode ser eficaz contra atividade viral?
15 Suplementos para a Imunidade
17 Alimentos para a Saúde Pulmonar
Fonte: Scripps Research Institute
Nosso conteúdo é apenas para fins informativos e não pretende ser um substituto para aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico, nutricionista ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter em relação a uma condição médica.