Timo: o Local do Poder Imunológico!
O timo é um órgão localizado no centro do peito, abaixo do osso esterno, na altura do coração.
Os 2 tipos de células que constituem o timo são células reticulares e linfócitos, que incluem células derivadas do timo (células T), linfócitos independentes do timo (células B) e células NK.
A principal função do timo é ajudar as células T no processo de maduração, sendo essas, muito importante para sua resposta imunológica aos antígenos.
Seu timo possui uma função fundamental na prevenção do câncer. Foi descoberto recentemente que pacientes submetidos à timectomia (remoção do timo) tinham um risco 2 vezes maior de câncer, após 5 anos após a cirurgia.
Os sintomas comuns de um timo que não esteja desempenhando sua função da maneira correta incluem: suscetibilidade ao resfriado comum e à gripe, além de doenças crônicas persistentes, fadiga, cicatrização lenta de feridas, sinais de envelhecimento prematuro ou acelerado. Algumas estratégias para melhorar a função do timo estão incluídas.
Dr.Mercola
O timo é um órgão localizado no centro do peito, abaixo do osso esterno, na altura do coração. Faz parte do seu sistema linfático. A camada externa é chamada de córtex e a área interna é a medula. Os 2 tipos de células que constituem o timo são:
Células reticulares
Linfócitos, um tipo de glóbulo branco responsável pelas respostas imunes adaptativas. Os linfócitos incluem células derivadas do timo (células T), células B e células NK.
Seu timo — a chave para a saúde imunológica
A principal função do timo é ajudar as células T no processo de maduração, sendo essas, muito importante para sua resposta imunológica aos antígenos.
O córtex do timo é responsável por receber as células T imaturas logo após serem produzidas pela medula óssea. Assim que chegam ao timo, elas começam a se diferenciar e a amadurecer em células T funcionais, sendo essas a primeira linha de defesa do seu organismo contra invasores.
As células T amadurecem se tornam auxiliares (CD4+) ou células NK (CD8+). As células T e as células B trabalham juntas pna produção de anticorpos assim que algo estranho é detectado. Os linfócitos entram outra vez na corrente sanguínea migrando para a medula, que possui veias responsáveis por conectar ao resto do sistema circulatório.
Conforme explicado pelo Dr. Williams, detalha em um artigo as funções do timo, as células T estão envolvidas em todos os aspectos da imunidade, incluindo:
Seu timo é fundamental na prevenção de câncer
O timo também é fundamental para a prevenção do câncer, considerando que o sistema imunológico é a primeira linha de defesa contra infecções virais e contra o câncer.
Uma pesquisa realizada por cientistas de Harvard e do Massachusetts General Hospital confirma isso, onde mostra que os pacientes submetidos à timectomia apresentavam um maior risco de câncer após 5 anos da cirurgia e um risco de quase 3 vezes maior de morrer de qualquer doença. Segundo os autores:
“Após 5 anos da cirurgia, a mortalidade foi maior no grupo da timectomia do que no grupo controle (8,1% X 2,8%; risco relativo, 2,9 … ), assim como o risco de câncer (7,4% X 3.7%; risco relativo, 2.0 … ).
Embora o risco de doença autoimune não tenha se diferenciado tanto entre os grupos na coorte primária geral (risco relativo, 1,1 … ), foi encontrada uma diferença quando pacientes com infecção pré-operatória, câncer ou doença autoimune foram excluídos da análise (12,3% X 7,9%; risco relativo, 1,5 … ).
Em uma análise onde todos os pacientes tinham mais de 5 anos de acompanhamento (com ou sem controle compatível), a mortalidade foi maior no grupo da timectomia do que na população geral dos EUA (9,0% X 5,2%), assim como a mortalidade por câncer (2,3% X 1,5%).
No subgrupo de pacientes onde a produção de células T e os níveis plasmáticos de citocinas foram medidos… foi observado naqueles que foram submetidos à timectomia uma menor produção de linfócitos CD4+ e CD8+ do que os controles… e níveis mais elevados de citocinas pró-inflamatórias no sangue.”
Segundo o Dr. David Scadden, líder da investigação, a magnitude do risco de câncer pós-timectomia foi inesperada. “O principal motivo pelo qual o timo apresenta um impacto na saúde geral parece ser uma forma de proteção contra o desenvolvimento do câncer,” disse ele ao The Harvard Gazette.
As timectomias de rotina precisam ser reconsideradas
Durante anos, os cientistas acreditaram que o timo não teria tanta utilidade na idade adulta, pois o seu tamanho e atividade eram reduzidos conforme o tempo. Embora o câncer do timo e a miastenia gravis (uma doença autoimune) sejam causas da remoção do timo, os cirurgiões também costumam retirá-lo durante uma cirurgia cardíaca.
Devido à sua localização ser perto do coração, tende a atrapalhar quando se trabalha no mesmo, portanto, removê-lo pode facilitar o trabalho do cirurgião. No entanto, essas novas descobertas sugerem que isso não possa ser uma boa ideia, pois pode aumentar de maneira significativa o risco de câncer e morte do paciente. Conforme observado por Scadden, “Esse estudo demonstra a importância do timo para a manutenção da saúde do adulto
Outras substâncias produzidas pelo seu timo
O timo também produz diversas outras substâncias importantes para a saúde imunológica, incluindo citocinas, que apresentam uma função crucial na regulação da função imunológica. Conforme explicado por Williams:
“… muitas citocinas desencadeiam um grande efeito imunológico, provocando uma resposta hiperativa, podendo levar à morte. Esse foi o caso nas primeiras infecções por COVID. Os pacientes foram dominados pelo vírus e pela resposta agressiva de seu sistema imunológico.
Tempestades de citocinas são comuns em pacientes mais velhos com COVID-19. Mas, um timo saudável mantém o sistema imunológico em equilíbrio.”
Seu timo também produz:
Hormônios, como:
Timosinas, que estimulam a maturação das células T e afetam o envelhecimento
Timopoietina, que modula a função imunológica
Timulina, um hormônio dependente de zinco que induz a diferenciação de células T, além de melhorar a função das mesmas e das células NK, entre outras coisas
Versões menores de proteínas, os peptídeos que estão envolvidos na sinalização e função celular; alguns de les também atuam como hormônios
Interleucinas, moléculas imunomoduladoras que influenciam a resposta inflamatória à infecção e ao câncer.
Como está a função do seu timo?
Um teste de linfócitos T e B pode ser uma boa opção para avaliar a função do timo. Se um ou ambos os linfócitos estiverem baixos, é provável que o desempenho do seu timo possa estar abaixo do esperado. Os sintomas comuns de baixa função do timo incluem:
Maior suscetibilidade ao resfriado e à gripe
Doenças crônicas persistentes com sintomatologia inespecífica
Fadiga
Cicatrização lenta
Sinais de envelhecimento prematuro ou acelerado
Considerando a importância da função do timo, é certo de que você vá querer tratá-lo da melhor maneira. Conforme observado por Williams:
“Mesmo em um envelhecimento saudável, a função imunológica se deteriora. Isso porque, o timo envelhece mais rápido que o resto do corpo nos humanos. Atinge seu pico durante a adolescência e atrofia com uma diminuição significativa em tamanho e função na meia-idade. Aos 75 anos, o timo pesa apenas 1/6 do seu peso máximo de 37 gramas durante a juventude.
O envelhecimento é inevitável e irreversível. Alguns envelhecem mais devagar e vivem mais que outros. Porém, mais cedo ou mais tarde, o timo de todas as pessoas acaba diminuindo. O declínio da função do timo acompanhado de atrofia glandular contribui para a suscetibilidade à infecção, autoimunidade e aumento do risco de câncer.
Não sabemos o porque do timo se atrofiar a um ritmo tão acelerado, mas a prevenção da atrofia do timo é crucial para prolongar a saúde durante o envelhecimento segundo os pesquisadores. Portanto, faz sentido cuidar do timo a partir dos 35 anos. E, se tornando proativo aos 45-55 anos.”
Como rejuvenescer seu timo
Então, como você pode rejuvenescer seu timo? Williams analisa diversas estratégias que podem apoiar e restaurar a sua função, começando com um sono e uma alimentação saudável.
Outras estratégias incluem o seguinte. Para mais recomendações e sugestões gerais de dosagem, consulte o artigo de Williams:
Vitaminas e minerais — O zinco e as vitaminas A e C são muito importantes para a função do timo. O zinco é fundamental para o funcionamento das células T, enquanto a vitamina A ajuda no funcionamento geral do timo. Elevadas doses de vitamina C podem auxiliar na prevenção da atrofia e no aumento do número de células T.
Ervas — Huangqi (astragalus membranaceous) é um remédio provindo da medicina tradicional chinesa (MTC) sendo importante para melhorar a energia e a resistência, além de prevenir resfriados, gripes e retardar o envelhecimento.
Foi demonstrado que os compostos do astrágalo apresenta efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e imunorreguladores; eles também aumentam a atividade da telomerase, que é responsável por aumentar a longevidade. Williams recomenda um extrato da erva vendido sob o nome genérico de Astragaloside IV, ou a marca TA-65.
Extrato de glândula timo — A proteína tímica A (TPA), produzida a partir do timo de bezerro, demonstrou apresentar propriedades imunomoduladoras e antivirais. Suporta linfócitos T auxiliares, reverte a atrofia do timo e fortalece a diferenciação de células T.
Injeções de células vivas do timo — Em geral, as injeções intramusculares são administradas todos os dias durante 10 dias, seguidas por injeções semanais ou mensais. O timo é administrado para “preparar” o sistema imunológico, enquanto uma combinação de timo e baço pode restaurar a função imunológica.
Peptídeos tímicos, como:
Thymalin, a versão sintética da timulina — Regula a função imunológica, reduz a inflamação, aumenta a atividade das células T, a imunoglobulina A, além de apresentar efeitos neuroprotetores.
Timosina Beta 4 (TB-500), responsável pela proteção contra infecções virais, melhora a regeneração tecidual e promove a remodelação óssea após fraturas.
Timosina Alfa-1, que ajuda a função imunológica contra vírus crônicos e infecções fúngicas.
O hormônio do crescimento e o IGF-1 aumentam o tamanho e a função do timo
Williams recomenda suplementação com HGH e fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1) para melhorar o tamanho e função do timo.
Não recomendo suplementos para isso, pois podem ser muito caros e apresentarem efeitos colaterais adversos. Em vez disso, considere implementar estratégias de estilo de vida que aumentem o HGH e/ou IGF-1 de maneira natural, como:
Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) — Foi que o mesmo aumenta muito o HGH. Para aumentar ainda mais o HGH, evite ingerir açúcar por 2 horas após o exercício. Consumir açúcar ou frutose 2 horas antes ou após o exercício vai anular a produção de HGH.
Treinamento de restrição de fluxo sanguíneo (BFR) ou KAATSU — Esse treinamento envolve exercitar os músculos, enquanto restringe o fluxo arterial de maneira parcial e restringe todo o fluxo venoso nos braços ou pernas proximais. Ao restringir o fluxo sanguíneo venoso, um ambiente com pouco oxigênio é criado no músculo, desencadeando diversos benefícios fisiológicos, incluindo a produção de HGH e IGF-1.
Fazer sauna e combinar com exercícios também produz efeitos sinérgicos que aumentam o HGH.
Jejum intermitente — A pesquisa descobriu que o jejum aumenta o HGH em 1.300% nas mulheres e 2.000% nos homens.
Vibração de corpo inteiro foi demonstrado por aumentar o HGH e o IGF-1.
Terapia de luz vermelha e infravermelha próxima ativa genes envolvidos na reparação celular, regeneração celular e crescimento celular, dependendo do tecido. Nos músculos, aumenta a expressão do IGF-1.
Recursos e Referências
- Britannica Thymus
- Drjewilliams.com Rejuvenate Your Thymus
- The Harvard Gazette August 2, 2023
- NEJM August 3, 2023; 389(5): 406-417
- Dr. David Scadden Bio
- Frontiers in Physiology 2019; 10: 533
- International Journal of KAATSU Training Research 2005;1(1):1-5, Page 4
- Intermountain Medical Center, Eurekalert April 3, 2011
- Full Body Vibration, Clinical Research and Studies
- Dose Response April-June 2020; 18(2): 1559325820931262