Transgênicos! Você Precisa Saber Mais !
Transgênicos!
Você precisa saber mais!
Publicado em 06/Abril /2016 – Atualizado em 01/Novembro/2020
As pesquisas revelam: – são milhões de brasileiros que ainda desconhecem o termo OGM ou Transgênicos.
Milhões de brasileiros compram produtos com transgênicos e consomem “diariamente” sem saber o que está por de trás da sua composição e lógico – nem imaginam as consequências de seu consumo à saúde.
Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza. Fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos.
As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à nossa saúde e ao ambiente onde vivemos.
O modelo agrícola baseado
na utilização de sementes transgênicas
é a trilha de um caminho insustentável
O aumento dramático no uso de agroquímicos decorrentes do plantio de transgênicos é exemplo de prática que coloca em cheque o futuro dos nossos solos e de nossa biodiversidade agrícola.
Nesse cenário, os transgênicos representam um duplo risco. Primeiro por serem resistentes a agrotóxicos, ou possuírem propriedades inseticidas, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano.
Além disso, o uso de transgênicos representa um alto risco de perda de biodiversidade, tanto pelo aumento no uso de agroquímicos (que tem efeitos sobre a vida no solo e ao redor das lavouras), quanto pela contaminação de sementes naturais por transgênicas.
Já se sabe pouco ou quase nada sobre o que os transgênicos representam e recentemente alguns políticos ainda quiseram tirar o nosso direito a informação!
Lembra-se da polêmica sobre a identificação
dos Transgênicos nos rótulos dos alimentos?
Ergueu-se neste período, uma grande mobilização por parte de inúmeras organizações, entidades, associações, conselhos, páginas e grupos nas redes sociais e sociedade para que o projeto do Deputado Luiz Carlos Heinze (PP/RS) não fosse aprovado pelo Senado, pois pretendia acabar com a rotulagem de alimentos transgênicos.
Indicando a presença de ingrediente transgênico
nos rótulos de produtos alimentares
Em Outubro de 2015 – a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) finalmente rejeitou o projeto de Heinze.
O relator do projeto na comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), sustentou que a retirada da informação fere o
direito constitucional à informação , um dos pilares da nossa democracia.
Em seu relatório, explica Randolfe , ocorre que muitos dos alimentos que contêm OGM são ultra processados (como óleos e margarinas), impossibilitando a detecção da origem transgênica em função do processo industrial da fabricação.
Por isso, o texto violaria o direto fundamental à informação, permitindo que a sociedade brasileira seja ludibriada sobre a presença ou não de transgênicos nos produtos que consome diariamente. Veja a matéria na íntegra. Clique aqui.
É importante destacar o grande compromisso do CONSEA Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em promover debates sobre as ameaças que afetam a produção e o consumo de alimentos transgênicos e com Agrotóxicos no Brasil.
Intitulado de “ Mesa de Controvérsias sobre Transgênicos” – debate ocorrido entre julho e dezembro de 2013 , contou com a participação de especialistas, pesquisadores(as), representantes de governo e da sociedade civil.
O objetivo destes encontros foi debater, dar visibilidade e elaborar recomendações, a partir da ótica da Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional, do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e do principio da precaução, aos problemas e desafios dos organismos geneticamente modificados (transgênicos) no Brasil, destacando aspectos relacionados:
1) Ao acesso às sementes;
2) Aos riscos à produção e ao consumo sustentáveis de alimentos e aos direitos dos agricultores/as e consumidores/as;
3) Aos processos decisórios e de regulamentação afetos à construção da política de biossegurança.
Importante registrar que o Consea, a partir do resultado destes debates,aprovou a Exposição de Motivos 002 de 28 de maio de 2014,
com considerações e recomendações endereçadas à Presidência da República.
Conheça o Relatório
Quer conhecer o CONSEA ?
Outro grande aliado da população Brasileira nesta causa ,o Idec , Instituto de Defesa ao Consumidor produziu um importante documento que mostra aos consumidores quais os perigos do consumo de alimentos geneticamente modificados :
Os Transgênicos
Em sua cartilha : Transgênicos – Feche a boca e abra os olhos ! O Idec auxilia o consumidor a entender os riscos associados aos transgênicos.
Conheça . Acesse.
Leve na Bolsa
Foi pensando nesta questão tão importante à vida, ao ser humano, aos animais e ao planeta – que criamos este canal:
Queremos informar Mais
Para Preservar Você!
Preservando você – estaremos construindo juntos – uma ampla conscientização e, como consequência, gerando mais sustentabilidade e saúde para todos!
Iremos promover mais informação, mais esclarecimento – para que você comece a adotar já – princípios de precaução.
” Para que você comece a
mudar de foco! “
Provavelmente – você deve estar se perguntando; “mas se fazem mal a saúde – por que estão disponíveis nos produtos que consumimos hoje?”.
A resposta é muito complexa. Mas para você entender melhor e tirar suas próprias conclusões – acompanhe nossas publicações.
Lamentavelmente – ainda não existem leis neste país – que garantam a nossa segurança alimentar com relação aos transgênicos. Não como deveriam. Não da forma como estão sendo feitas.
Contudo – vamos começar com esta primeira percepção de como tudo acontece nos bastidores antes de chegar no seu “ prato”.
Você já ouviu falar na CTNBio ?
CTNBio – órgão criado em 2005 para prestar apoio técnico ao Governo Federal – na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a OGM ou Transgênicos – e ainda de estabelecer normas referentes à proteção da saúde humana e do meio ambiente – vem sendo bastante questionado sobre a forma como aprova o cultivo, a comercialização e o consumo dos transgênicos e seus derivados.
Debates exaustivos que já renderam inclusive – investigações pelo Ministério Público Federal, sobre ilegalidades na liberação comercial, pela CTNBio, de sementes de soja e milho geneticamente modificadas que apresentam tolerância a vários agrotóxicos e herbicidas utilizados no Brasil.
“Os processos relativos a essas possíveis liberações – têm como beneficiárias empresas vinculadas a grandes multinacionais do ramo dos agrotóxicos, como a Dow AgroSciences Sementes; Biotecnologia Brasil Ltda., a Du Pont do Brasil S.A. e a Monsanto do Brasil Ltda“, afirmou o Ministério Público Federal.
E vejam isso ! Após trabalhar quatro anos na Comissão Técnica Nacional de Biotessegurança (CTNBio), o professor Paulo Kegeyama, ex- diretor de biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, afirma que a aprovação dos transgênicos no órgão é totalmente viciada em benefício das grandes empresas. Leia mais aqui
Pressupõe-se que a falta de uma avaliação aprofundada de tais liberações pela CTNBio , esfera criada exatamente para proteger a saúde do povo brasileiro,
Coloca em risco a nossa
segurança alimentar ?
Ao que parece, interesses econômicos e políticos, estão plantados a frente da saúde humana e da saúde da nação brasileira – como nunca deveriam estar !
É preciso ressaltar também que esta soma: “Transgênicos + Agrotóxicos” afetam drasticamente a nossa biodiversidade.
Alguns danos chegam a ser irreversíveis. Igualmente – a nossa saúde!
não esqueça este nome
M O N S A N T O
Empresa multinacional de agricultura e biotecnologia. Sediada nos Estados Unidos – lidera a produção mundial de sementes geneticamente modificadas – os Transgênicos.
A Monsanto também é a líder mundial na produção do herbicida Glifosato – vendido sob a marca Roundup. Mas a trajetória desta gigante no setor – deixou rastros irrefutáveis sobre sua atuação.
Várias linhas da comunidade cientifica e grupos ambientalistas a consideram como:
“ A Corporação mais temida do Mundo”.
Prejuízos aos pequenos agricultores, danos à saúde e ao meio ambiente, formação de lobby, manipulação de pesquisas científicas são algumas das polêmicas nas quais a empresa se envolveu ao longo de seus 103 anos de existência.
E o Brasil é hoje um dos mais fortes compradores de seus produtos.
Que tal?
Queremos deixar claro de que NossoFoco Preservar Você não é contra os avanços científicos. Pelo contrário – são extremamente necessários para proporcionar através de campos e disciplinas – uma qualidade de vida melhor – tanto às pessoas como ao Planeta.
Mas não apoiamos de forma alguma este tipo de ciência que manipula dados para nos impor suas invenções e produtos a qualquer custo! Que descartam éticas e critérios fundamentais de preservação á vida!
Aquela que para criar e inovar – despreza os impactos “nocivos” – muitas vezes “drásticos e monstruosos” que irão produzir nos seres humanos.
Somos figurantes “reais”
dentro de um drama
pesado de ficção “
MoBay – Aquela que em prol de seu progresso – compromete e destrói a nossa biodiversidade – que por si só – já é valiosa, perfeita e muito sábia.
Confiamos que esta ciência via biotecnologia da Multinacional Monsanto – seja cada vez mais repudiada por toda a humanidade – assim como vem fazendo 815 cientistas em todo mundo!
Confira a Carta Aberta de cientistas
de todo o mundo a todos os governos
sobre os transgênicos (OGM).
A carta é assinada por
815 cientistas de 82 países
Confiamos que no Brasil – com todos os aliados que já temos , os Transgênicos sejam definitivamente suspensos da nossa cultura, nossa agricultura e do nosso prato.
Mas para que
isso aconteça
Você precisa
Saber Mais !
“Só a pressão popular pode barrar a liberação de trigo transgênico no Brasil”
Publicado 29/10/2020 – 07h09
liberação de trigo transgênico no Brasil
Cientista expõe fragilidades dos estudos apresentados sobre o trigo transgênico e fala em conluio entre a CTNBio e a empresa interessada na liberação!
Por Cida de Oliveira, da RBA
Leia Também:
Monsanto : Desafiando a Indústria de Biotecnologia
Glifosato Começa no Café da Manhã
Glifosato será proibido na Alemanha
Áustria também quer proibir o Glifosato
Alemanha coloca ‘restrições maciças’ para o RoundUp da Monsanto
Monsanto usa táticas de desinformação
Por Gika – ativista, jornalista e escritora neste canal.
Tudo sobre Transgênicos será revelado aqui. De forma clara – ética e objetiva! Acompanhe!
Pingback: Orgânicos Épicos. Você precisa ver isto ! | Nosso Foco
Pingback: Sim! Queremos Rotulagem de Transgênicos | Nosso Foco
Pingback: Herbicida glifosato pode ser um disruptor endócrino - Nosso Foco
Pingback: Cinco coisas que a Monsanto não quer que você saiba sobre OGM - Nosso Foco
Estuve dudando si incluir la k500 en la lista pero realmente por la diferencia de precio actualmente merece la pena la k50. Lo de los accesorios que comentas tienes razón pero por suerte o por desgracia tenemos un mercado asiático que se encarga de suplir muchas de estas faltas 😀 con accesorios de buena calidad.Gracias por pasarte y comentar.
Pingback: Horta Sustentável, Público Infantil e Publicidade - Nosso Foco
Pingback: Carne de laboratório | Nosso Foco
Pingback: Royalties na compra e uso de sementes avança na Câmara | Nosso Foco
Pingback: Clima do Brasil não é Favorável a Orgânicos | Nosso Foco