Agrotóxicos

Herbicida Glifosato Aumenta Erosão do Solo

Spread the love

Herbicida Glifosato libera DDT e Clordecona do solo para a água aumentando a Erosão !!

A erosão já prejudica fazendas que precisam de solo, perturba os ecossistemas aquáticos e aumenta os riscos de inundações. Com solos que acumularam pesticidas tóxicos ao longo de muitos anos, a erosão se torna ainda mais problemática. “Agora eles podem ser liberados para os ecossistemas de uma vez.”

Glifosato Aumenta Erosão do Solo

O pesticida tóxico clordecona foi usado em plantações de banana nas Índias Ocidentais francesas até 1993, mas continuou a poluir as águas ao redor das ilhas muito tempo depois. 

Essa poluição intrigou os pesquisadores, que esperavam que o produto químico hidrofóbico aderisse ao solo contaminado e não entrasse na bacia hidrográfica. Um novo estudo descobriu que o uso do herbicida glifosato, que começou em 1997, causou a liberação de clordecona ao acelerar a erosão do solo.

Pierre Sabatier, da Universidade de Savoie Mont Blanc, e seus colegas conduziram o estudo após sua pesquisa anterior examinando núcleos de sedimentos do fundo do Lago Saint André, na França.

Os pesquisadores analisaram os núcleos de uma variedade de pesticidas usados ​​por vinhedos próximos e descobriram que, a partir do início da década de 1990, as taxas de erosão do solo quase dobraram em comparação com as 2 décadas anteriores. O aumento da erosão coincidiu com o início do uso do glifosato e foi acompanhado pelo aumento do agrotóxico  DDT , que havia sido proibido 20 anos antes.

Sabatier e seus colegas levantaram a hipótese de que o glifosato acelerou a erosão do solo, liberando assim o DDT armazenado no solo.

Eles queriam ver se esse fenômeno poderia estar acontecendo em outro lugar e decidiram olhar para as Índias Ocidentais francesas, onde os plantadores de banana usavam clordecona para controlar gorgulhos em plantações a partir de 1972.

Um  poluente persistente  ligado a problemas neurológicos e reprodutivos, a clordecona foi permitida em Guadalupe e Martinica até 1993, embora tivesse sido proibido na França continental três anos antes. Os trabalhadores nas ilhas têm  buscado compensação  do governo francês por não protegê-los contra a exposição ao clordecone.

 

Para testar sua hipótese, a equipe de Sabatier coletou dois núcleos que continham várias décadas de sedimentos a 2 km da costa das ilhas. Medindo radionuclídeos de chumbo e césio no sedimento, que têm meia-vida de 22 e 30 anos, respectivamente, os pesquisadores dataram as camadas de sedimento ao longo do comprimento dos núcleos.

Em seguida, eles analisaram amostras de sedimento para clordecona, glifosato e seus respectivos produtos de degradação clordecol e ácido aminometilfosfônico.

Para confirmar que os sedimentos eram originários da terra, os pesquisadores compararam a geoquímica dos sedimentos com a dos solos das ilhas.

Os pesquisadores descobriram que, depois de 1997, quando os preços do glifosato despencaram e os agricultores das ilhas começaram a usá-lo para valer, a taxa de acúmulo de solo terrestre nos núcleos de sedimentos triplicou.

As concentrações de clordecona também aumentaram após se estabilizarem durante os anos após a proibição do pesticida, parecendo como as concentrações de DDT mudaram nos núcleos de sedimentos do Lago Saint André.

“Encontramos exatamente os mesmos processos,

quase ao mesmo tempo”, diz Sabatier.

Essas descobertas não surpreendem Artemi Cerdà, um cientista do solo da Universidade de Valência, cuja pesquisa também mostrou que o uso de glifosato aumenta a erosão do solo e compacta o solo.

O herbicida remove a vegetação, deixando o solo permanentemente descoberto e facilitando o transporte da água pela água, explica Cerdà.

A erosão já prejudica fazendas que precisam de solo, perturba os ecossistemas aquáticos e aumenta os riscos de inundações. Com solos que acumularam pesticidas tóxicos ao longo de muitos anos, a erosão se torna ainda mais problemática, diz Cerdà.

“Agora eles podem ser liberados para

os ecossistemas de uma vez.”

Herbicida Glifosato Aumenta Erosão do Solo (4)

Embora Sabatier pense que a mesma liberação de pesticida possa estar ocorrendo em outras áreas agrícolas, faltam dados para comprovar isso. “É difícil extrapolar essa pesquisa para o mundo, mas provavelmente é porque o glifosato é usado em todo o mundo”, diz ele.

ARTIGOS

Bayer e a Monsanto têm muito em comum

O glifosato causa alterações genéticas 

Glifosato Altera Ciclos do Intestino Humano

Glifosato provoca alterações no DNA

 

NossoFoco Preservar Você

por Sustainable Pulse


Spread the love

One thought on “Herbicida Glifosato Aumenta Erosão do Solo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.