5 Óleos de Cozinha Fáceis de Fazer
5 óleos de cozinha fáceis de fazer com infusão de ervas do seu quintal (que também podem curar suas mãos) !
Óleos com infusão de ervas são maravilhosos para ter à mão. Dependendo da erva seca usada, muitos óleos infundidos são versáteis.
Você pode cozinhar com eles, usá-los como hidratante, tratar pequenos arranhões e cortes e muito mais.
Os melhores óleos para infundir suas ervas são óleos vegetais puros que têm um baixo ponto de fumaça e longa vida útil.
Considere usar óleos como amêndoa, azeitona, coco ou girassol, embora muitas receitas exijam azeite de oliva, já que a maioria das pessoas o tem na despensa.
Vou recomendar ervas comuns que você pode encontrar em seu quintal, jardim ou através de um amigo, juntamente com algumas histórias de família sobre remédios úteis para cada um.
Os óleos com infusão de ervas, sejam usados para fins culinários ou na medicina tradicional, podem ser preparados de duas maneiras: o método popular ou o método de calor.
O método popular também é conhecido como infusão fria ou infusão solar, pois você deixa as ervas naturalmente infundirem no óleo à luz do sol por algumas semanas.
O método do calor às vezes usa uma panela simples, mas geralmente você usará um método de fervura dupla – esse método é o mais rápido.
Aqui estão cinco óleos fáceis com infusão de ervas que você pode fazer agora mesmo.
Azeite com infusão de alho (método de aquecimento)
Minha família preparava muitas receitas com alho fresco quando a estação fria chegava. Quando o frio beliscava você, você o mordia como um remédios de ervas. Sopas carregadas de alho eram comuns ao sinal de tosse ou febre, uma erva que tem propriedades antivirais e antimicrobianas .
Alguns remédios populares recomendam colocar alho fresco em suas meias quando você está doente para prolongar a inflamação, mas, felizmente, nunca adormeci dessa maneira. Aqui está uma receita mais eficaz de azeite com infusão de alho que é ótima para pequenos cortes e receitas familiares.
Usando uma panela pequena, aqueça quatro dentes de alho esmagados em uma quarta xícara de azeite. Mexa lentamente os dentes de alho a cada poucos minutos para que não queimem. Cozinhe os ingredientes até que os dentes estejam castanhos claros (cerca de 30 minutos). Em seguida, retire a panela do fogo.
Deixe a mistura descansar por mais 30 minutos. Finalmente, coe o óleo infundido através de uma peneira ou gaze em um frasco de tamanho pequeno. Feche o frasco. A receita dura pelo menos um mês na geladeira.
Azeite com infusão de erva-cidreira (método popular)
A erva- cidreira contém propriedades antioxidantes e também se mostrou promissora como tônica e diurética. Seu aroma lembra“limonada” e adiciona entusiasmo a qualquer receita.
Minha tia-avó usava erva-cidreira em saladas e infundia sobras de folhas secas em azeite para usar como molho. Não há uma medida exata para a quantidade de folhas usadas. Ela simplesmente usou o que sobrou de seu jardim. Aqui está sua receita simples usando o método popular.
Adicione folhas secas de erva-cidreira a um frasco e encha o frasco até um terço. Em seguida, cubra as ervas com azeite, selando. Deixe-o descansar em um local ensolarado na janela por cerca de quatro semanas antes de coar. Guarde o óleo na geladeira por até um mês.
Óleo com infusão de lavanda (método popular)
Além de lattes com infusão de lavanda, você pode não considerar o uso de óleos com infusão de lavanda em sua cozinha. No entanto, este óleo é surpreendentemente versátil em pratos salgados e doces. Você também pode esfregar o óleo de lavanda em pontos de coceira em sua pele ou como um óleo de massagem para ajudar a desestressar .
Se escolher sua própria lavanda, selecione os botões assim que eles estiverem prestes a abrir. Deixe-os secar em um frasco limpo e estéril, cheio até um terço do frasco. Cubra as flores com um óleo transportador de sua escolha, como azeite ou óleo de amêndoa.
Coe o óleo em outro frasco, usando uma gaze colocada em um funil. Se preferir, você pode usar um frasco com conta-gotas se transformar a receita em um óleo de massagem. Guarde na geladeira por cerca de um mês.
Óleo com infusão de folhas de bananeira (método popular)
A folha de bananeira pode ser usada interna e externamente e contém propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e adstringentes.
Minha avó costumava esmagar a folha e esfregá-la nos cortes antes de colocar um curativo no meu dedo. A erva seca também pode ser usada em remédios caseiros de chá para aliviar a dor de garganta ou tosse. Por si só, a folha de bananeira pode não dar muito sabor aos alimentos aquecidos, mas pode ser uma adição calmante a uma salada de primavera ou verão como molho.
Escolha banana fresca que não tenha sido exposta a produtos químicos, poluição ou animais de estimação e deixe secar em uma área estéril. Encha um frasco com banana seca, até um terço. Cubra a erva com azeite. Em seguida, cubra-o bem. Deixe o óleo infundir em um local ensolarado por cerca de quatro semanas.
Coe o óleo em outro frasco selável de igual medida usando gaze em um funil. Deve ficar na geladeira por um mês.
Óleo com infusão de alecrim (método popular)
Alecrim tem associações simbólicas com boa memória, riqueza e proteção. Em termos de uso culinário e medicinal, é delicioso e benéfico – de fato, o alecrim contém propriedades antioxidantes e de melhoria cognitiva . No entanto, fiz este óleo apenas para uso em pratos de massa.
Encha um frasco com alecrim seco cerca de um terço. Encha-o com azeite. Deixe descansar por duas a quatro semanas. Coe o óleo através de uma gaze e funil, mas muitos preferem deixar um pouco do alecrim para fins estéticos. A receita dura um mês na geladeira.
Dicas adicionais
– Algumas receitas de métodos folclóricos requerem apenas duas semanas ou até seis semanas. Cada receita varia. O período de tempo necessário pode ser devido ao volume da erva, a quantidade de luz solar recebida e outras variáveis.
– Se estiver usando um método de calor ou fervura dupla, aqueça lentamente o óleo em fogo brando. Verifique o óleo a cada poucos minutos para garantir que não esteja superaquecendo. As receitas do método de aquecimento não devem levar mais de uma hora para serem feitas.
– Seque as ervas pendurando-as de cabeça para baixo ou colocando-as planas e espaçadas. Deixe suas ervas secarem completamente antes de usá-las. Se você não secar suas ervas antes de fazer um óleo infundido, corre o risco de contaminação.
– Ao coletar ervas, certifique-se de conhecer bem a terra. Nunca colha ervas perto da estrada devido à probabilidade de contaminação. Evite onde os animais de estimação frequentam. Nunca tome mais de um terço de uma planta para garantir a sobrevivência da planta na próxima temporada. Sempre obtenha permissão antes de escolher se a terra não for sua.
– Nunca use uma planta se você não estiver 100% confiante de que a identificou corretamente. Nesses casos, seria melhor encomendar ervas secas em uma loja local ou online.
– Sempre rotule seus óleos com a data em que você os fez, quanto tempo eles ficaram de molho e a data de validade estimada. Você pode armazenar os óleos em um canto escuro e fresco do seu armário, mas eles podem não durar tanto. Eu recomendo armazená-los na geladeira por cerca de um mês, mas esse tempo pode variar de acordo com a receita.
Escrito por Tiffany Chaney – escritora de meio ambiente e bem-estar dedicada à advocacia, ética e transparência. Chaney é bacharel em escrita criativa pelo Salem College e completou um aprendizado em fitoterapia ocidental e Medicina Tradicional Chinesa no Tree of Life Wellness Center e na Piedmont Herb School em Winston-Salem, Carolina do Norte.