Colágeno Vegano
Como o colágeno pode ser vegano? Em vez de ser proveniente de animais, o colágeno agora pode ser produzido usando leveduras e bactérias geneticamente modificadas.
Por Ana Reisdorf, MS, RD
Você provavelmente já ouviu falar sobre suplementos de colágeno para a pele?
Mas o resultado é realmente tão promissor?
Afinal, as pesquisas mostraram as vantagens e desvantagens dos suplementos de colágeno – e para muitas pessoas preocupadas com a beleza é bom lembrar ; o colágeno não é vegano!
Isso ocorre porque o colágeno, uma proteína encontrada principalmente em cabelos, pele, unhas, ossos e ligamentos, vem principalmente de fontes de animais, como carne ou peixe.
Mas a ciência descobriu uma maneira de produzir colágeno vegano.
Como o colágeno pode ser vegano?
Em vez de ser proveniente de animais, o colágeno agora pode ser produzido usando leveduras e bactérias geneticamente modificadas.
Os pesquisadores descobriram que a bactéria P. pastoris, em particular, é a mais eficaz e comumente usada na engenharia genética de colágeno de alta qualidade.
Para produzir colágeno, quatro genes humanos que codificam o colágeno são adicionados à estrutura genética dos micróbios. Uma vez que os genes estão no lugar, o fermento ou as bactérias começam a produzir blocos de construção do colágeno humano.
A pepsina, uma enzima digestiva, é adicionada para ajudar a estruturar os blocos de construção em moléculas de colágeno com a estrutura exata do colágeno humano.
Tudo indica que em breve teremos colágeno vegano!
Benefícios do colágeno vegano
A capacidade de produzir colágeno barato e seguro proveniente de micróbios em vez de animais tem muitas aplicações promissoras para a saúde humana.
1. Menor custo potencial para os consumidores
O uso de leveduras ou bactérias para produzir colágeno é econômico e altamente escalável em um ambiente de laboratório.
Embora ainda não tenha sido lançado como um produto produzido em massa, isso pode reduzir o custo do colágeno para todos os consumidores e torná-lo amplamente disponível para vários usos, desde tratamentos médicos a suplementos.
2. Menor risco de alergias
Enquanto o maior benefício é que nenhum animal é prejudicado, existem outros consumidores para o colágeno vegano, especialmente para pessoas que possuem alergias.
Por exemplo, existe alguma preocupação com o risco de transmissão de doenças através do colágeno de origem animal.
O colágeno via micróbios eliminaria esse problema em potencial porque é produzido em um ambiente controlado, onde alérgenos comuns ou outras substâncias nocivas podem ser removidas.
3. Maior perfil de segurança para produtos
A configuração controlada por laboratório oferece aos fabricantes a capacidade de melhorar o perfil de segurança.
Se a fonte é facilmente rastreável, torna-a um produto mais seguro para todos os consumidores.
4. Disponibilidade mais barata para procedimentos médicos
Existem muitos benefícios médicos em potencial para essa tecnologia, pois o colágeno é usado para outros procedimentos do que apenas como suplementos alimentares.
A capacidade de projetar geneticamente o colágeno com segurança e eficácia pode ser benéfica para muitos procedimentos médicos.
O colágeno é comumente usado:
em dermatologia para suturas
estimular o crescimento da pele e tecidos
para promover a cicatrização de feridas
Também pode servir como veículo para administração de medicamentos ou para certos tratamentos de tumores.
5. Benefícios de beleza para veganos
A maioria dos suplementos de colágeno no mercado são feitos com base em animais, o que significa que pessoas que vivem um estilo de vida ecológico ou vegano não acessam esses produtos.
Mas a ciência ainda está se desenvolvendo em torno desses produtos e aplicações, portanto, neste momento, você pode recorrer a essas alternativas.
Atualmente, o colágeno vegano atual é difícil de encontrar. A maioria das empresas vende “impulsionadores de colágeno” como suplementos.
Esses impulsionadores contêm várias vitaminas e minerais, como vitamina C e zinco, que o corpo precisa para produzir colágeno.
Alguns também podem incluir extratos de plantas e ervas que também são encontradas para ajudar a estimular a produção de colágeno.
Você pode adicionar essas vitaminas e minerais através de sua dieta, em vez de um suplemento, para ajudá-lo a atender às suas necessidades de aminoácidos.
Os aminoácidos mais abundantes no colágeno são glicina, lisina e prolina.
Os alimentos à base de plantas ricos em todos os três aminoácidos são :
tofu e proteína de soja
feijões pretos
feijão
leguminosas
sementes: especialmente abóbora, girassol e chia
nozes: pistache, amendoim e caju
O verdadeiro colágeno vegano ainda está por vir. Vamos aguardar!!!
Leia Também:
Revisado clinicamente por Katherine Marengo, LDN, RD.
Pingback: Colágeno 06 Benefícios para a Saúde | Nosso Foco
Pingback: O Que Todo Vegano Precisa Saber Sobre a Vitamina B12 | Nosso Foco
Pingback: Fontes Veganas de Probióticos | Nosso Foco
Pingback: 7 Suplementos Necessários nas Dietas Veganas | Nosso Foco
Pingback: Britânicos produzem Proteína de Batata | Nosso Foco