Sopa de Tomate para a Saúde
Sopa de Tomate para a Saúde ! Os tomates são embalados com vitaminas, minerais, antioxidantes e compostos vegetais que oferecem uma ampla gama de benefícios à saúde.
A pesquisa até sugere que esses nutrientes podem proteger contra várias doenças, incluindo doenças cardíacas e câncer
Portanto, saborear a sopa de tomate pode ser uma maneira deliciosa de aproveitar ao máximo os benefícios do tomate para a saúde.
Aqui estão 9 benefícios
científicos da sopa de tomate.
Os tomates ( Solanum lycopersicum ) têm relativamente poucas calorias, mas são repletos de nutrientes e compostos vegetais benéficos.
Aqui está o perfil de nutrientes de um grande tomate cru (182 gramas) (2Fonte confiável):
- Calorias: 33
- Carboidratos: 7 gramas
- Fibra: 2 gramas
- Proteína: 1,6 gramas
- Gordura: 0,4 gramas
- Vitamina C: 28% do valor diário (DV)
- Vitamina K: 12% do DV
- Vitamina A: 8% do DV
- Potássio: 9% do DV
Os tomates também são ricos em carotenóides – ou seja, licopeno – fornecendo cerca de 80% do DV para o licopeno.
O licopeno é o pigmento que dá aos tomates sua cor vermelha brilhante característica. Também pode ser responsável por muitos de seus benefícios para a saúde, dado seu potencial efeito preventivo sobre várias doenças crônicas.
Curiosamente, a pesquisa sugere que o corpo absorve melhor o licopeno quando ele é cozido. O calor pode aumentar sua biodisponibilidade ou taxa de absorção.
Como a sopa de tomate é feita com tomates cozidos, é uma excelente fonte deste composto.
Os antioxidantes são compostos que ajudam a neutralizar os efeitos nocivos do estresse oxidativo. Isso acontece quando as moléculas que danificam as células, chamadas de radicais livres, se acumulam no corpo.
A sopa de tomate é uma excelente fonte de antioxidantes, incluindo licopeno, flavonóides e vitaminas C e E, entre muitos outros.
O consumo de antioxidantes tem sido associado a um menor risco de câncer e doenças relacionadas à inflamação, como obesidade e doenças cardíacas.
Além disso, a pesquisa mostrou que a ação antioxidante da vitamina C e dos flavonóides pode ajudar a proteger contra o diabetes tipo 2, doenças cardíacas e cerebrais.
A vitamina E ajuda a aumentar os efeitos antioxidantes da vitamina C .
Os tomates são amplamente estudados por suas propriedades de combate ao câncer, devido ao seu alto teor de licopeno. Eles podem ser especialmente eficazes contra o câncer de próstata e de mama .
O câncer de próstata é a quinta principal causa de mortes relacionadas ao câncer em todo o mundo, e o segundo câncer mais diagnosticado entre os homens.
Vários estudos encontraram uma associação direta entre a alta ingestão de licopeno, especificamente de tomates cozidos, e um risco reduzido de câncer de próstata.
A pesquisa sugere que o licopeno pode induzir a morte de células cancerosas. Também pode retardar o crescimento do tumor em um processo chamado anti-angiogênese.
O consumo de níveis mais elevados de carotenóides está associado a uma redução de até 28% no risco de câncer de mama. Esses carotenóides incluem alfa-caroteno, beta-caroteno e licopeno.
Embora esses resultados sejam promissores, as evidências sugerem que o licopeno não é potente o suficiente para que as pessoas o usem como uma droga anticâncer por si só.
A pesquisa mostra que a capacidade antioxidante do licopeno também pode interferir na quimioterapia e na radioterapia.
Desfrutar de uma tigela de sopa de tomate também pode beneficiar seus olhos e pele.
Quando se trata da saúde da pele, o beta-caroteno e o licopeno podem protegê-lo contra queimaduras solares, absorvendo a luz ultravioleta (UV) para aumentar a defesa da pele contra os danos induzidos por UV.
Por exemplo, os pesquisadores em um estudo deram a 149 adultos saudáveis um suplemento contendo 15 mg de licopeno, 0,8 mg de beta-caroteno e vários antioxidantes adicionais.
O estudo descobriu que o suplemento protegeu significativamente a pele dos participantes contra os danos UV.
No entanto, embora a pesquisa sugira que isso tem alguns benefícios para sua pele, isso não significa que você deva alterar sua rotina regular de cuidados com a pele com proteção solar.
Alimentos como tomates, ricos em carotenóides e vitamina A, também podem trazer benefícios para a saúde dos olhos.
Comer tomate foi associado a um risco reduzido de degeneração macular relacionada à idade, ou perda de visão que vem com a idade.
Mais uma vez, seu efeito protetor parece vir de suas propriedades antioxidantes, que reduzem o estresse oxidativo na mácula, uma parte fundamental do olho.
Além disso, o corpo converte beta-caroteno em retinol, um composto essencial para a visão.
A osteoporose é uma doença crônica caracterizada por aumento da fragilidade óssea e fratura. É considerada uma das complicações mais importantes da pós-menopausa .
Estudos mostram que o licopeno desempenha um papel essencial na regulação do metabolismo ósseo, aumentando a densidade mineral óssea , o que reduz o risco de fratura.
Outros aspectos do metabolismo ósseo incluem o equilíbrio entre as células chamadas osteoblastos e osteoclastos. Os osteoblastos são responsáveis pela construção do osso, enquanto os osteoclastos são responsáveis pela degradação e reabsorção óssea.
Estudos mostram que o licopeno também influencia o metabolismo ósseo, estimulando a atividade dos osteoblastos para construir ossos, enquanto reduz a atividade de degradação dos osteoclastos.
A alta ingestão de produtos derivados do tomate pode reduzir os níveis de colesterol total e LDL (mau) – dois principais fatores de risco para doenças cardíacas . Esses efeitos podem ser graças ao teor de licopeno e vitamina C do tomate.
Tanto o licopeno quanto a vitamina C previnem a oxidação do colesterol LDL. A oxidação do colesterol LDL é um fator de risco para aterosclerose.
O licopeno também reduz a absorção do colesterol nos intestinos e melhora o funcionamento do colesterol HDL (bom) no corpo.
Além disso, os carotenóides do tomate podem ajudar a reduzir a pressão arterial. A hipertensão é um fator de risco para doenças cardíacas.
O estresse oxidativo é uma das principais causas da infertilidade masculina. Pode levar a danos ao esperma que causa diminuição da viabilidade e motilidade do esperma.
A pesquisa sugere que tomar suplementos de licopeno pode ser um tratamento potencial para fertilidade. Isso ocorre porque as propriedades antioxidantes do licopeno podem aumentar as chances de produzir uma contagem maior de espermatozoides saudáveis.
Um estudo em 44 homens com infertilidade concluiu que o consumo de produtos comerciais de tomate, como suco de tomate ou sopa, aumentou significativamente os níveis de licopeno no sangue, resultando em melhora da motilidade do esperma.
Além disso, um estudo descobriu que o licopeno pode reduzir os danos devido à radioterapia. Este dano é frequentemente caracterizado por uma contagem reduzida de espermatozoides.
Algumas culturas usam sopa de tomate como remédio caseiro para o resfriado comum . Na verdade, seu conteúdo de vitamina C e carotenóides podem estimular seu sistema imunológico.
A pesquisa também mostra que a vitamina C pode ajudar a prevenir o resfriado comum e reduzir a duração e a gravidade dos sintomas do resfriado.
9. Fácil de Fazer
Com receitas de sopa de tomate quente e fria disponíveis online, você poderá desfrutar deste prato simples e delicioso durante todo o ano.
Sopa de Tomate com Manjericão
Ingredientes
- 3 xícaras (735 gramas) de tomates em cubos
- 1/2 xícara (80 gramas) de cebola picada
- 1 xícara (250 mL) de caldo vegetal
- 4 dentes (12 gramas) de alho picado
- 2 colheres de sopa. (30 mL) azeite de oliva extra virgem
- 1/2 colher de chá (2,5 gramas) orégano seco
- pitada de pimenta vermelha esmagada
- sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
- 1 xícara (24 gramas) de folhas de manjericão picadas
Instruções
- Aqueça uma panela grande em fogo médio. Adicione o azeite e a cebola e cozinhe por 5 minutos até ficar macio e macio. Adicione o alho e cozinhe por mais 2 minutos.
- Adicione o resto dos ingredientes, exceto as folhas de manjericão. Mexa bem e tempere com sal e pimenta.
- Abaixe o fogo para médio-baixo e adicione as folhas de manjericão, reservando algumas para enfeitar. Cubra a sopa e cozinhe por 20 minutos.
- Retire a sopa do fogo e bata no liquidificador manual ou transfira cuidadosamente para um liquidificador convencional. Sirva quente e decore com folhas extras de manjericão.
Apesar dos inúmeros benefícios à saúde da sopa de tomate, ela pode ter algumas desvantagens.
Alimento desencadeador para GERD
Embora os tomates sejam geralmente seguros para comer, eles podem ser um alimento desencadeador para a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) .
Na verdade, um estudo em 100 pessoas com DRGE descobriu que os tomates eram um alimento desencadeante em cerca de metade dos participantes.
GERD é uma das doenças mais comuns nos Estados Unidos. Seus sintomas geralmente incluem azia, dificuldade em engolir e dor no peito.
Tratá-la geralmente inclui identificar e eliminar os alimentos desencadeantes, o que significa que a sopa de tomate pode não ser a escolha certa se você tiver DRGE.
Rico em Sal
Além disso, sopas enlatadas – incluindo sopa de tomate – são geralmente ricas em sal, o que pode levar à hipertensão em crianças e adultos.
Por exemplo, uma lata de sopa de tomate embala 48% do VD de sal. Esta grande quantidade pode facilmente levar você a exceder suas necessidades diárias de sal.
Por último, seja comprado em loja ou feito em casa, uma sopa de tomate que contém creme pode levar a um ganho de peso indesejado. Isso ocorre porque o creme pode aumentar o teor de gordura e calorias da sopa.
Tente fazer sua própria sopa de tomate usando ingredientes de alta qualidade para controlar a contagem de sal, gordura e calorias.
A sopa de tomate pode oferecer vários benefícios à saúde, incluindo propriedades de combate ao câncer e melhora da fertilidade nos homens. Também pode beneficiar a saúde do coração, da pele e dos ossos, entre outros.
Esses benefícios se devem principalmente aos muitos compostos vegetais presentes no tomate.
No entanto, não há evidências para apoiar as alegações de que a sopa de tomate promove o crescimento do cabelo e elimina a gordura.
A sopa de tomate pode não ser uma boa escolha se você tiver DRGE.
Você pode tentar fazer uma versão caseira de sua sopa de tomate favorita ( com tomates orgânicos ) para controlar o teor de sal e gordura, enquanto aproveita ao máximo todos os nutrientes benéficos deste prato saboroso.
12 Alimentos Ricos em Antioxidantes
05 Maravilhas do Suco de Espinafre
Por Ariane Lang,em 4 de novembro de 2020 – Revisado clinicamente por Katherine Marengo LDN, RD
Atualizado 24.01.23
Nosso conteúdo é apenas para fins informativos e não pretende ser um substituto para aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico, nutricionista ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter em relação a uma condição médica.
Pingback: Melhores Alimentos para Hipertensão | Nosso Foco