Material Revolucionário promete Substituir o Plástico
Material Revolucionário promete substituir o plástico. Bananatex: Forte, Flexível e biodegradável, feito com fibras vegetais da banana.
Completamente biodegradável e capaz de substituir todos os plásticos adotados até agora pela indústria, o Bananatex é um material revolucionário e polivalente, que vem inteiramente feito a partir das folhas da bananeira e oferece uma nova opção na busca por materiais sustentáveis de origem vegetal.
De onde vem a ideia? Das folhas de bananeira que têm sido usadas como cordas de barco nas Filipinas há mais de um século. Após três anos de pesquisa e desenvolvimento, a marca de bolsas QWSTION finalizou o material à base desta planta.
Não por acaso, os primeiros produtos Bananatex no mercado são mochilas e bolsas, feitas completamente sem plástico.
O maior objetivo, no entanto, é que outras empresas usem o Bananatex na produção de seus produtos, difundindo a sua utilização e eliminando os materiais sintéticos hoje presentes do mercado. Unidos pelo propósito comum de inspirar o desenvolvimento de produtos responsáveis, a equipe concebeu a ideia como um projeto de código aberto (open source).
“As folhas da bananeira vêm de um ecossistema natural de silvicultura sustentável nas Filipinas. As bananas crescem naturalmente sem o uso de pesticidas ou outros produtos químicos. Além disso, elas não exigem a adição de água. As bananeiras são uma vantagem para uma área anteriormente erodida por plantações de palmeiras, trazendo de volta a vegetação e a subsistência dos agricultores locais”, conclui a empresa.
Fonte : https://www.greenme.com.br/
” Os cientistas mostraram que aproximadamente 12 milhões de toneladas de plástico estão entrando nos oceanos todos os anos – o equivalente a um caminhão cheio de lixo a cada minuto.
A enorme quantidade de plástico que foi gerada nos últimos 60 anos é ” alarmante”. Uma recente pesquisa mostrou que produzimos uma quantidade exorbitante de plástico desde a década de 1950 – o que corresponde a 1 bilhão de elefantes.
Ainda mais surpreendente é a quantidade que rapidamente se tornou um desperdício.
Apenas 9% deste plástico foi reciclado. Isso significa que a maioria dos resíduos de plástico simplesmente foram despejados em aterros ou queimados.”
Pingback: Tecido Feito com Casca de Laranja | Nosso Foco
Eu sou produtor de banana no norte de Minas Gerais, e todo resíduo da bananeira depois da retirada do cacho, volta para o solo em forma de, ração animal, substrato orgânico ou simplesmente forragem de solo para manter os micronutrientes que o sistema produz para manter o bioclima e a sustentação das plantas que estão completando o ciclo produtivo, mãe, filha e neta.
Parabéns José !! Excelentes iniciativas !
Abraços da Equipe
NossoFoco
Pingback: Tinta Branca pode Reduzir a Necessidade de Ar Condicionado | Nosso Foco
Pingback: Tecido Feito com Casca de Laranja | Nosso Foco
Pingback: Moda Sustentável: Roupas Feitas com Folhas de Abacaxi | Nosso Foco
Pingback: Cientistas Desenvolvem Plásticos Biodegradáveis | Nosso Foco