Moda Sustentável Roupas Feitas com Folhas de Abacaxi
Inovador da Moda Sustentável produz Roupas Feitas com Folhas de Abacaxi
Em 1960, 97% das fibras usadas nas roupas eram de materiais naturais. Hoje, esse número caiu para 35%. Mas o veterano da moda sustentável Isaac Nichelson quer reverter essa tendência.
Sua empresa, a Circular Systems SPC (Social Purpose Corp.), desenvolveu uma tecnologia inovadora para transformar resíduos alimentares em fios.
“Queremos permitir que as safras de alimentos se tornem nossas fibras primárias“, disse Nichelson à Fast Company.
Essa tecnologia, a Bio-Refinaria Agraloop ™ , usa folhas de abacaxi, casca de cana-de-açúcar e banana, cânhamo e caules de linho para fazer uma fibra de grau têxtil.
A tecnologia recicla
problemas em soluções.
270 milhões de toneladas de resíduos de banana são deixados para apodrecer a cada ano, contribuindo para a poluição do metano e doenças agrícolas.
Mas a queima de safras causa mais de 10% das mortes globais anuais por poluição do ar , de acordo com o site do produto.
Em vez disso, Nichelson quer que as pessoas usem esse lixo; apenas as cinco safras utilizadas atualmente na Agraloop poderiam produzir 250 milhões de toneladas de fibra por ano, o suficiente para superar a demanda global 2,5 vezes.
“É um sistema regenerativo que usa química vegetal e energia vegetal para atualizar as fibras enquanto enriquece as comunidades locais e cria um novo sistema econômico“, disse Nichelson em um comunicado à imprensa .
Os sistemas Agraloop são destinados a agricultores e produtores para que possam descartar seus próprios resíduos e usá-los para aumentar sua receita.
A Circular Solutions ganhou o Prêmio de Mudança Global em 2018 da Fundação H&M, que vem com uma doação de US $ 350.000 que Nichelson disse que usaria para aumentar a produção do Agraloop.
O Agraloop não é a única tecnologia sustentável que a Circular Solutions desenvolveu. Texloop visa o problema de resíduos têxteis – quase 85 por cento das roupas usadas são enviadas para aterros sanitários – reciclando-as em novos tecidos. Os fios híbridos Orbital ™ são fios de alta qualidade feitos de alimentos reciclados e fibras têxteis.
Texloop ™ Recycling é uma plataforma global revolucionária que recupera fibras naturais e sintéticas de resíduos têxteis pós-industriais, pré-consumo e pós-consumo.
Nossas estratégias de processamento “Lightest-Touch ™” ajudam a preservar o máximo de energia incorporada em materiais reciclados. O Texloop permite um verdadeiro upcycling de fluxos de resíduos têxteis complexos, colocando-os de volta em ação para mais diversão na moda.
Nichelson, que está desenvolvendo parcerias com a H&M e a Levis para usar suas fibras, disse à Fast Company que a indústria da moda está cada vez mais interessada em sustentabilidade , principalmente por razões econômicas.
A pesquisa anual da McKinsey and Company and Business of Fashion deste ano disse que a indústria teria perdas de três a quatro por cento, a menos que pudesse aumentar a eficiência e reduzir o desperdício.
“No momento, é tão extrativo e destrutivo, e estamos vendo esses recursos se tornando cada vez mais finitos à medida que a população cresce”, disse Nichelson.
Leia Também :
Revolução de Materiais Biodegradáveis
O Fast Fashion pode ser Sustentável?
Tecido Feito com Casca de Laranja
Bananatex: Forte, Flexível e biodegradável
Pingback: Talheres Biodegradáveis | Nosso Foco
Pingback: Robô Usa Inteligência Artificial para Colher Tomates | Nosso Foco