Sustentabilidade

O Fast Fashion pode ser Sustentável?

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O Fast Fashion pode ser Sustentável? Coleções “sustentáveis” com nomes de marcas próprias como “Wear the change” da C&A, “join life” da Zara ou “CONSCIOUS” da H&M estão oferecendo moda barata e uma consciência ambiental limpa. Essa, pelo menos, é a mensagem. Mas é mesmo assim tão simples?

A moda de rua deste verão tem mais em comum do que estilos e cores. Do sonho de mangas bufantes rosa na H&M, ao elegante vestido de gola halter da Zara, as lojas de roupas estão cheias de algodão orgânico barato.

Coleções “sustentáveis” com nomes de marcas próprias  como “Wear the change” da C&A, “join life” da Zara ou “CONSCIOUS” da H&M estão oferecendo moda barata e uma consciência ambiental limpa. Essa, pelo menos, é a mensagem. Mas é mesmo assim tão simples?

ECO COLEÇÕES

Going Green, ou apenas Greenwashing?

“As marcas de moda estão capitalizando no fato de que os consumidores estão interessados ​​em comprar itens produzidos de maneira justa e ecológica“, disse Katrin Wenz, especialista em agricultura da Friends of the Earth Germany (BUND). 

“O algodão orgânico é certamente um passo na direção certa, porque nema modificação genética  nem os pesticidas sintéticos podem ser usados ​​em sua produção.

Mas esses rótulos de sustentabilidade de marca própria raramente nos dizem algo sobre o que acontece mais tarde na cadeia de produção.”

Viola Wohlgemuth, especialista em têxteis do Greenpeace, diz que as próprias empresas criam seus rótulos e critérios de sustentabilidade. “Sustentabilidade não é um termo protegido ou específico, o que deixa a porta aberta para o chamado greenwashing”, disse ela à DW.

Certificações Independentes Confiáveis 

Ambos os especialistas enfatizam que as certificações ambientais independentes oferecem um melhor indicador das credenciais ecológicas de um produto, incluindo as condições de trabalho para os trabalhadores envolvidos na produção. Os exemplos incluem o selo Global Organic Textile Standard (GOTS) e a certificação IVN Best, concedida pela International Association of Natural Textile Industry (IVN).

Heike Hess, chefe da filial do IVN em Berlim, diz que usar apenas algodão orgâniconão é suficiente para tornar a moda realmente sustentável” e que a produção de roupas envolve uma cadeia de produção mais envolvida. Depois de serem cultivadas nos campos, as fibras de algodão devem ser separadas de suas sementes, fiadas, tingidas, estampadas e costuradas para criar peças de roupa acabadas.

“Os padrões ecológicos e sociais são importantes em todas as fases da produção”, disse Hess. “Isso inclui minimizar o uso de produtos químicos prejudiciais, gerenciar o uso e o desperdício de água, limitar as emissões de CO2 e garantir os direitos humanos, salários justos, proteção para os trabalhadores e muito mais. Só então a moda realmente pode ser chamada de sustentável.”

E isso tem um preço. Os vestidos de verão de algodão orgânico certificados com o selo GOTS geralmente custam entre  R$ 368,00 –  R$ 600,00 em reais brasileiros  (cerca de US $ 67-113).

Água Poluída e Desperdiçada

A produção têxtil costuma usar produtos químicos prejudiciais, especialmente durante a fase de processamento úmido, quando os fios são formados, tingidos e tecidos, diz Wohlgemuth. 

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cerca de 20% das águas residuais globais são geradas durante o tingimento e processamento de têxteis. Comunidades e ecossistemas em países produtores de têxteis da Ásia são os mais afetados.

Desde o lançamento da campanha ‘Detox My Fashion‘ em 2011, o Greenpeace garantiu o compromisso de cerca de 80 empresas globais da indústria da moda para eliminar produtos químicos perigosos até o final deste ano.

Mas só isso não significa sustentabilidade. O cultivo de algodão também requer uma grande quantidade de água e vastas áreas de terra, diz Sabine Ferenschild, do Südwind Institute for Economics and Ecumenism, em Bonn.

“O algodão orgânico só é sustentável quando cultivado em regiões chuvosas como a Índia, e plantado em combinação com culturas alimentares, em vez de competir com elas”, disse ela. “Mas vimos que a cultura do algodão está cada vez mais sendo transferida para regiões desérticas. Isso nunca pode ser sustentável.

As Eco Coleções :Um Nicho de Mercado

A Ferenschild critica as tentativas das grandes marcas de moda de se tornarem ecológicas com seus próprios critérios e rótulos para certos produtos, enquanto a maioria do que vendem ainda é produzida de forma convencional.

A Alemanha está buscando uma nova abordagem para a certificação verde com seu selo ‘Botão Verde’ apoiado pelo governo . Uma empresa só pode usar o rótulo se todos os seus produtos atenderem a elevados padrões ambientais e trabalhistas. Esses padrões não são tão rígidos quanto os exigidos pelas certificadoras orgânicas, mas especialistas afirmam que o rótulo ‘Botão Verde‘ é um passo na direção certa, pois evita que os produtores descarreguem a responsabilidade para subcontratados na cadeia de produção.

Um vestido ‘Eco’ por R$ 132 Reais ($ 22,60): Bom demais para ser verdade?

De acordo com o Bremen Cotton Exchange, o algodão orgânico custa entre 10 e 50% mais que o convencional. As fibras premium são as que mais aumentam os preços; a matéria-prima não é necessariamente o fator mais importante em termos de custo.

O Fast Fashion pode ser Sustentável

Marcas de moda globais como a H&M conseguem manter seus preços baixos, mesmo para os produtos em suas gamas “sustentáveis“, devido ao enorme volume de itens que produzem, disse o especialista em têxteis Ferenschild à DW.

A H&M usa seu próprio rótulo “CONSCIENTE” para produtos que contêm “pelo menos 50% de materiais sustentáveis, como algodão orgânico e poliéster reciclado”. Não está claro para os consumidores qual porcentagem de algodão orgânico é usada nos itens rotulados como tal. 

Em resposta ao pedido de esclarecimento da DW, a H&M escreveu: “Em toda a nossa linha, a H&M usa 16% de algodão orgânico de acordo com nossos números mais recentes.”

De acordo com o Bremen Cotton Exchange, apenas 0,7 por cento da safra global de algodão na temporada 2017/18 foi orgânico.

O Verdadeiro Problema é a Quantidade

Mesmo que as grandes marcas da moda quisessem avançar para uma produção verdadeiramente sustentável, os hábitos de consumo atuais tornariam isso quase impossível. 

O verdadeiro problema é que muitas roupas estão sendo produzidas. De acordo com um estudo do Greenpeace de 2015

há mais de cinco bilhões

de itens de roupas apenas nos

guarda-roupas alemães

O Fast Fashion pode ser Sustentável

“Um top de festa é usado em média apenas 1,7 vezes”, disse Viola Wohlgemuth. “A moda rápida é o SUV da indústria da moda. Nunca será sustentável. A indústria da moda precisa mudar da produção para a prestação de serviços.”

Já existem alguns exemplos disso: marcas de outdoor que oferecem para consertar produtos, empresas de jeans que vendem peças de segunda mão e pares novos produzidos de maneira sustentável. Até o site da gigante da moda rápida H&M agora tem dicas sobre como cuidar e consertar roupas.

Mas, para ter sucesso, essa mudança precisaria que os consumidores aderissem. E isso, diz Katrin Wenz, da Friends of the Earth Germany significaria “comprar menos itens e mais duradouros, consertar roupas danificadas, doar roupas que você não usa maisescolher comprar de segunda mão “.

Talvez então, a sustentabilidade na moda possa ser mais do que apenas outra tendência.

O Impacto da Indústria Têxtil

no Meio Ambiente

O Fast Fashion pode ser Sustentável
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