Nosso FocoSustentabilidade

Cientistas Descobrem Bactérias que Comem Plástico

Spread the love

Pesquisadores alemães identificaram uma cepa de bactéria que não apenas quebra o plástico tóxico, mas também o usa como alimento para alimentar o processo.

Os cientistas descobriram a cepa de bactérias, conhecida como bactéria pseudomonas, em um depósito cheio de lixo plástico, onde notaram que estava atacando o poliuretano.

Os poliuretanos são onipresentes em produtos plásticos porque são flexíveis e duráveis. No entanto, quando atingem o fim de sua utilidade e acabam em aterros sanitários, decompõem-se lenta e lentamente liberando produtos químicos tóxicos no solo à medida que se degradam.

Eles também são notoriamente difíceis de reciclar, de acordo com o Courthouse News.

Por ser tão difícil de reciclar, milhões e milhões de produtos contendo poliuretano, como tênis, fraldas, esponjas de cozinha e instalação de espuma, acabam em aterros sanitários. O poliuretano geralmente mata a maioria das bactérias também, por isso surpreendeu os pesquisadores ao encontrar uma cepa que não apenas sobreviveu, mas também usou o poliuretano para prosperar.

Os resultados foram publicados na revista Frontiers in Microbiology.

Hermann J. Heipieper

“As bactérias podem usar esses compostos como uma única fonte de carbono, nitrogênio e energia”, disse Hermann J. Heipieper, cientista sênior do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental da UFZ em Leipzig, Alemanha e co-autor do novo artigo.

“Essas descobertas representam

um passo importante para

poder reutilizar produtos de

poliuretano difíceis de reciclar”.

Cientistas Descobrem Bactérias que Comem Plástico

As bactérias Pseudomonas fazem parte de uma família de microrganismos conhecidos por sua capacidade de suportar condições adversas, como altas temperaturas e ambientes ácidos.

Embora os pequenos germes ofereçam esperança para uma solução para a crise plástica que polui a terra e a água em todo o mundo, os cientistas ainda estão longe de serem capazes de usar as bactérias em larga escala.

Heipieper estimou que poderia levar 10 anos até que as bactérias estivessem prontas para consumir plástico em larga escala.

Ele acrescentou que, entretanto, é importante reduzir o uso de plástico não reciclável e reduzir a quantidade de plástico usado em todo o mundo.

Nossa dependência do plástico criou uma crise de resíduos. Em 2015, apenas os produtos de poliuretano representaram 3,5 milhões de toneladas dos plásticos produzidos na Europa, de acordo com um comunicado de imprensa da revista que publicou o estudo.

Mais de 8 bilhões de toneladas métricas de plástico foram produzidas desde a década de 1950 e uma grande maioria poluiu as terras e os oceanos do mundo, ou acaba em aterros sanitários.

Os cientistas dizem que isso ameaça

“uma contaminação quase

permanente do ambiente natural”.

Enzima Mutante Recicla Plástico em Horas

Quanto ao poliuretano, sua resistência ao calor dificulta o processo de derretimento. Por causa disso, é desproporcionalmente jogado em aterros sanitários ao redor do mundo, onde sua lenta degradação libera produtos químicos tóxicos – e freqüentemente carcinogênicos -, de acordo com o Courthouse News.

No laboratório, os pesquisadores forneceram os principais componentes do poliuretano aos insetos. “Descobrimos que as bactérias podem usar esses compostos como uma única fonte de carbono, nitrogênio e energia”, disse Heipieper, como publicado pelo The Guardian.

“Quando você tem grandes quantidades de plástico no meio ambiente, isso significa que há muito carbono e haverá evolução para usá-lo como alimento”, disse Heipieper, segundo o The Guardian.

“As bactérias existem em grande número e sua evolução é muito rápida. No entanto, isso certamente não significa que o trabalho dos microbiologistas possa levar a uma solução completa”, acrescentou. “A principal mensagem deve ser para evitar que o plástico seja liberado no ambiente em primeiro lugar”.

Leia Também:

Enzima Mutante Recicla Plástico em Horas

Fontes :  Frontiers in Microbiology,  Courthouse News, The Guardian, EcoWatch

 

 

Construa Sustentabilidade♻

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Spread the love

3 comentários sobre “Cientistas Descobrem Bactérias que Comem Plástico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.