O mercado de Inventário Florestal está em constante crescimento e aperfeiçoamento. Criamos esse curso para você que deseja atualizar e recordar seus conhecimentos ou, até mesmo, que nunca tenha realizado um inventário e gostaria de ter segurança para entrar neste nicho de mercado.
O “Curso de Inventário Florestal – Planejamento e Execução em Florestas Nativas” possui conteúdo teórico e prático, que abrange desde o seu planejamento, passo de suma importância para eficácia do trabalho, até a parte de execução em campo.
Conteúdos em vídeo sobre planejamento e execução de Inventário Florestal, contemplando atividades pré-campo, de campo e pós-campo
Exercícios de fixação do conteúdo ao término de cada módulo
Materiais complementares
Suporte com o ministrante via fórum de integração da turma
Certificado de participação
CONTEÚDO DO CURSO
Visando uma abordagem detalhada dos assuntos relacionados ao tema, o Curso de Inventário Florestal – Planejamento e Execução em Florestas Nativas é dividido em 3 módulos separados em atividades pré–campo, atividades de campo e atividades pós–campo.
Módulo 1: Introdução (atividades pré-campo)
Principais tipos de Inventário Florestal
Planejamento – objetivo do Inventário Florestal
Planejamento – análise da área alvo
Planejamento – competências profissionais
Métodos de amostragem – área fixa
Métodos alternativos de amostragem
Processos de amostragem
Dados de interesse – DAP
Dados de interesse – Altura
Reconhecimento de espécies
Outros dados de interesse
Equipe técnica de escritório
Equipe técnica de campo
Equipamentos e materiais mínimos necessários
Treinamento pré-projeto
Extras: modelos de check-list diário de campo, ficha de EPI e relatório diário de execução; exercícios de fixação do conteúdo
Módulo 2: Coleta de dados em campo (atividade de campo)
Introdução
Materiais e equipamentos
Coleta de dados
Extra: exercícios de fixação do conteúdo
Módulo 3: Análise e interpretação dos dados (atividades pós-campo)
Preparação e análise de consistência dados
Processamento, análise e interpretação dos dados
Composição florística
Estrutura horizontal
Estrutura vertical
Estrutura diamétrica
Volumetria
Relatório Técnico
Extra: exercícios de fixação do conteúdo
Investimento
Em até 12 vezes de R$ 166,00
ou R$ 1.500 a vista
Confiamos muito no trabalho que estamos fazendo, mas sei que ele pode não atender completamente à sua expectativa. Por isso, se você não gostar do curso, após 7 dias de tê-lo adquirido, fazemos o reembolso do valor investido por você. Isso sem burocracia!
Mata Nativa
Somos uma equipe multidisciplinar e queremos entregar a melhor experiência na análise de inventários florestais, com uma ferramenta super completa, prática e também com conteúdos técnicos.
O compromisso com a qualidade, a fundamentação técnica e a vontade de criar uma parceria ganha-ganha com todos, são os principais valores que tem sustentado o software Mata Nativa como referência por quase duas décadas. Vínculos sinceros, propostas justas e evolução sólida. Desta forma acreditamos estar impactando positivamente o setor florestal, ambiental e todos os profissionais que são apaixonados pelo que fazem.
Parcerias iniciadas no início do Século XXI transformaram ideais e técnicas em um grande projeto: o software Mata Nativa.
A primeira equipe e os idealizadores do Mata Nativa:
Agostinho Lopes de Souza
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1976), mestrado em Ciências Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1989). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa. Atuava principalmente nos seguintes temas: floresta nativa; estrutura, dinâmica e manejo de florestas nativas, planos de manejo florestal, usos múltiplos de florestas nativas, manejo para produtos florestais madeireiros e não madeireiros, critérios e indicadores para manejo sustentável de florestas nativas.
Alessandro de Freitas Teixeira
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Mestrado em Ciência da Computação na área de Otimização pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e MBA em Gestão Competitiva pela Faculdade Pitágoras (2010). Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão aplicados ao agronegócio e meio ambiente, Gerência de Projetos, Engenharia de Software, Banco de Dados e Otimização. Diretor de Tecnologia da Cientec Ambiental.
Gilson Fernandes da Silva
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa (1995), doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa (2001), pós-doutorado pela Universidade de Brasília-UnB (2002) e pós-doutorado pela Universidade da Flórida, Estados Unidos (2013). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, atualmente é professor associado IV. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Ordenamento Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Mensuração Florestal, Manejo Florestal e Otimização.
José Franklin Chichorro
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1981), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1987) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atuou como professor 3º grau na Universidade Federal do Mato Grosso de agosto de 1988 a outubro de 2006 e, a partir desta data, atua na Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo e Economia de Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo Florestal, Economia Florestal, Economia Ambiental, Administração Florestal.
Paulo Márcio de Freitas
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Possui especialização em Administração Estratégica em Sistemas de Informação pela UNA (1998), especialização em Meteorologia Agrícola pela UFV (2000) e MBA em Gestão Competitiva pela Faculdade Pitágoras (2010). Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Gerência de Projetos, e de Administração de Empresas, com ênfase em gestão de negócios, marketing e vendas. Atuou no desenvolvimento de projetos e acumula experiências nas áreas de irrigação, agrometeorologia, gestão de recursos hídricos, inventário e manejo de florestas nativas e gestão do agronegócio. Diretor Executivo da Cientec Ambiental.
Rinaldo Luiz Caraciolo Ferreira
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983), mestrado(1988) e doutorado (1997) em Ciências Florestais, área de Manejo Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-Doutorado na Universidad de Córdoba-Espanha. É professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco na área de manejo florestal desde 1984 e Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 2003 . Foi Editor da Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Florestal, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais (2002-2004; 2013-2015), Pró-Reitor de Planejamento da UFRPE (2004-2008) e Professor Visitante na Universidad de Córdoba-Espanha (Abril-Maio/2010). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Ordenamento Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: fitossociologia, caatinga, análise multivariada e manejo florestal.
Pingback: O Que é Inventário Florestal ? | Nosso Foco
Gostaria de saber mais sobre o curso de inventario florestal