LEGO Sobrevive nos Oceanos por 1.300 Anos
O brinquedo dinamarquês de blocos de construção LEGO criou um império de parques de diversões, como lojas, filmes e competições de reality show, com a premissa de construir personagens, veículos e cenários complicados a partir de pedaços de plástico intertravados.
Infelizmente, todo esse plástico estará conosco por muito, muito tempo, de acordo com um novo estudo publicado na revista Environmental Pollution .
Os pesquisadores da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, estudaram como as peças do brinquedo popular se quebravam em um ambiente marinho.
Acontece que os tijolos LEGO
podem sobreviver nas águas do oceano
por até 1.300 anos, de acordo com o estudo .
A equipe de pesquisa conduziu o estudo examinando 50 tijolos LEGO que haviam desaparecido em Cornwall, Inglaterra.
Conforme relatado pela Newsweek , as peças recuperadas foram limpas, medidas, pesadas e depois comparadas com tijolos não utilizados.
Os cientistas verificaram a composição química de cada bloco. Ao identificar produtos químicos que não são mais usados no processo de produção, os cientistas conseguiram estimar a idade de cada tijolo.
A equipe comparou o nível de desgaste comparando os tijolos às peças originais da LEGO dos anos 70 e 80.
Ao conduzir essa comparação complexa, os pesquisadores conseguiram estimar que os tijolos da LEGO podem sobreviver entre 100 e 1.300 anos em um ambiente marinho, o que significa que sua durabilidade pode ser prejudicial aos animais marinhos, de acordo com um comunicado da Universidade de Plymouth.
Os pesquisadores disseram que
suas descobertas significam que
as pessoas precisam ter muito cuidado
com o descarte de itens domésticos comuns.
“O LEGO é um dos brinquedos infantis mais populares da história e parte de seu apelo sempre foi sua durabilidade“, disse Andrew Turner, professor associado de Ciências Ambientais da Universidade de Plymouth, em comunicado .
“Ele foi projetado especificamente para ser jogado e manuseado, portanto, não é de surpreender que, apesar de estar no mar por décadas, não esteja significativamente desgastado. No entanto, a extensão total de sua durabilidade foi até uma surpresa para nós. . ”
Turner, que anteriormente conduzia uma extensa pesquisa sobre as propriedades químicas dos itens lavados como lixo marinho, alertou sobre o flagelo dos microplásticos à medida que os tijolos da LEGO se desgastam.
“As peças que testamos tinham suavizado e descolorido, com algumas das estruturas fraturadas e fragmentadas, sugerindo que, além de peças intactas, elas também podem se transformar em microplásticos“, disse ele .
“Mais uma vez, enfatiza a importância de as pessoas descartarem os itens usados adequadamente para garantir que eles não apresentem problemas em potencial ao meio ambiente“.
Ativistas ambientais observaram que o estudo mostra o mal de não descartar os brinquedos adequadamente ou de não ter cuidado com eles em uma visita a uma praia ou rio.
“A LEGO trouxe alegria para inúmeras crianças ao redor do mundo por décadas, mas essa alegria vem com um preço alto, uma crise oceânica”, disse ao The Independent Chris Thorne, um ativista dos oceanos do Greenpeace no Reino Unido .
“Este estudo confirma o que já sabíamos, que grande parte do lixo plástico que deixamos em nossos oceanos, incluindo o LEGO, sobreviverá lá por séculos, possivelmente até milênios”.
“Os impactos disso serão amplos e prejudicarão os ecossistemas marinhos muito depois que nossa geração acabar”, acrescentou Thorne.
“Precisamos proteger nossos oceanos de todas as pressões enfrentadas por eles, das mudanças climáticas à pesca excessiva e à poluição plástica”.
Leia Tambèm:
Plásticos. Precisamos Viver sem Eles
Enzima Mutante Recicla Plástico em Horas
Fontes: The Independent, Environmental Pollution . Universidade de Plymouth.