Novas Espécies de Fungos são Descobertas
Novas Espécies de Fungos são Descobertas. Cientistas e cidadãos ajudaram a descobrir um fungo anteriormente desconhecido pela ciência no solo das Terras Altas da Escócia.
Os cientistas analisaram 219 amostras de solo coletadas por voluntários de caminhadas de 55 “Munros” – ou montanhas – no Parque Nacional Cairngorms no ano passado e descobriram que escondida na sujeira havia uma nova espécie de fungo do gênero Squamanita, informou o The Herald.
“Há mais organismos vivos em apenas uma colher de chá de solo do que pessoas no planeta, e a biodiversidade do solo tem um papel extremamente importante a desempenhar no funcionamento dos ecossistemas”, Keilidh Ewan , gerente de projetos da instituição de caridade Plantlife que ajudou a organizar o pesquisa, disse em um comunicado de imprensa.
“A reunião de pesquisadores, conservacionistas e a comunidade local descobriu algumas espécies selvagens e maravilhosas e criou bases baseadas em evidências contra as quais os efeitos das mudanças climáticas e ambientais podem ser monitorados no futuro.”
As montanhas Cairngorms , na Escócia, possuem quatro dos cinco picos mais altos do Reino Unido e o parque que as protege contém um terço das terras do Reino Unido acima de 600 metros (aproximadamente 1.969 pés), de acordo com o site do Parque Nacional de Cairngorms.
A área também é um importante refúgio para a biodiversidade alpina na Grã-Bretanha – abriga 25% de suas espécies raras e ameaçadas de extinção.
Essa biodiversidade foi claramente exibida nos resultados do estudo de fungos. Quando as amostras de solo foram analisadas por pesquisadores do Instituto James Hutton em Aberdeen, na Escócia, eles sequenciaram o DNA de 2.748 espécies diferentes de fungos para um total de mais de 17.000 registros, de acordo com o comunicado de imprensa.
As descobertas únicas incluíram o seguinte:
- Duas espécies de fungos novos para o Reino Unido. Estas foram as espécies Arctic Amanita groenlandica e as espécies Antárticas Acrodontium antarcticum .
- O chamado fungo “Estrangulador” ( Squamanita contortipes ) que ganha esse nome por assumir o controle de outros fungos e é muito incomum no Reino Unido.
- O também raro fungo Violet Coral, que é um importante indicador para a saúde de ecossistemas de pastagens não melhorados que também são sumidouros naturais de carbono.
Os líderes do estudo disseram que a pesquisa foi importante para ajudar na conservação do ecossistema alpino único de Cairngorms.
“Os fungos são crucialmente importantes para o funcionamento de nossos ecossistemas alpinos, mas como eles estão principalmente escondidos abaixo do solo e porque os ecossistemas alpinos são remotos e de difícil acesso, sabemos muito pouco sobre a distribuição e diversidade de fungos neste habitat icônico”, disse.
A ecologista do Instituto James Hutton, Andrea Britton, disse no comunicado de imprensa. “Graças ao trabalho árduo de voluntários e cientistas, os dados desta pesquisa aumentarão significativamente nosso conhecimento sobre esse grupo vital e podem ser usados para começar a identificar quais habitats e locais são particularmente importantes para a conservação da diversidade fúngica”.
No entanto, essa diversidade está ameaçada pela crise climática . Os Cairngorms têm um clima frio e nevado por causa de sua altitude e distância do mar e, portanto, abrigam os melhores exemplos de vida vegetal do Ártico no Reino Unido.
Mas pesquisadores da Universidade de Stirling disseram à BBC News que algumas dessas espécies estão sendo empurradas para as montanhas à medida que as temperaturas aumentam. Nesse contexto, as pesquisas mais recentes são especialmente importantes.
“Isso está nos ajudando a entender as ameaças que esse habitat frágil está enfrentando e, em última análise, quanto mais entendermos, melhor poderemos proteger esses lugares tão amados para o futuro”, disse Ewan.
Shitake Fazem Maravilhas à Saúde!
Cultivo de Cogumelos Alimentícios
Por: Olivia Rosane