Café Orgânico é Selecionado pela FGV
Cafe Orgânico da Chapada Diamantina é Selecionado pela FGV no evento Bota na Mesa, realizado em Setembro de 2019.
A Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) foi destaque durante o Projeto Bota na Mesa, organizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP).
O evento, que aconteceu em São Paulo em Setembro, reuniu uma série de organizações para debater o tema Mudança do Clima e Transição Agroecológica.
A Cooperbio ficou entre as organizações selecionadas para apresentar experiências exitosas, que dialoguem com o contexto de Mudança do Clima e Transição Agroecológica.
O encontro teve por objetivo inspirar a construção de referências de atuação para empresas e governos da cadeia de agricultura e alimentação.
Brígida Salgado, presidente da Cooperbio, explicou que a entidade se inscreveu para a chamada do Projeto Bota na Mesa, no Brasil inteiro foram 80 inscritos, e desses, 12 foram selecionados:
“Fomos a única cooperativa, a única entidade de produtores, as outras que receberam o prêmio de reconhecimento eram organizações não governamentais, empresas privadas, ou estatais”.
De acordo com Brígida, durante a plenária foi apresentado, em uma roda de conversa, o trabalho feito pela cooperativa nos municípios de Abaíra, Piatã e Seabra, “principalmente de como são os nossos processos da agroecologia, dos cafés agroflorestais, os cafés sombreados agroecológicos, a inserção das mulheres e dos jovens no processo produtivo, e no laboratório de provas de cafés que a cooperativa tem”, disse a presidenta.
Sobre a Cooperbio
A Cooperbio é uma das entidades selecionadas no Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado da Bahia, resultado de acordo de empréstimo firmado com o Banco Mundial, executado pela Campanha de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A entidade foi selecionada pelo Alianças Produtivas, primeiro edital na Bahia de apoio às cooperativas da agricultura familiar, tendo como foco a relação comercial destas com compradores do setor privado, incentivando a inclusão no mercado e atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócio.
Tem como colocar em cápsulas , isso irá valorizar muito mais.
Olá Giovanni, agradecemos sua ideia. Contudo, as cápsulas deverão ser de material biodegradável, caso contrário, causarão conflito por não serem sustentáveis.
Pingback: Café Orgânico e Sustentável pelo Brasil | Nosso Foco