Sorvete Vegano com Proteína derivada de Micróbios
Você poderia ter seu sorvete vegano sustentável e comê-lo também, com o desenvolvimento de um sorvete feito de uma proteína única derivada apenas de micróbios, ar e água.
A Solar Foods, uma empresa de tecnologia de alimentos com sede em Helsinque, na Finlândia, está por trás da sobremesa, que está fazendo sua estreia em Cingapura.
O sorvete vegano é feito de uma proteína desenvolvida pela Solar Foods chamada Solein.
“Se você não sabia, não poderia adivinhar que este sorvete inclui um ingrediente totalmente novo, único e nutritivo apenas por prová-lo”, disse Shilei Zhang, CCO da Solar Foods, em um comunicado .
“Parece, sente e sabe como qualquer outro sorvete italiano – e essa é exatamente a ideia.”
Para fazer Solein, a empresa começa combinando moléculas de ar e um micróbio natural cultivado por fermentação.
A Solar Foods divide a água em hidrogênio e oxigênio e alimenta os micróbios com hidrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, bem como nutrientes. O produto final é um pó seco que pode ser integrado a uma grande variedade de alimentos, incluindo o mais recente sorvete vegano.
Isso é projetado para ser um processo sustentável que não requer agricultura ou animais para produzir a proteína.
De acordo com a Solar Foods, o solein também é nutritivo, composto por cerca de 65% a 70% de proteína , 5% a 8% de gordura, 10% a 15% de fibra e 3% a 5% de nutrientes minerais. A proteína inclui ferro e vitaminas B e tem um perfil de nutrientes semelhante à soja ou algas.
Solein foi aprovado para venda pela primeira vez em Cingapura em setembro de 2022, e um sorvete de chocolate Solein agora está no cardápio do Fico, um restaurante de estilo italiano à beira-mar em Cingapura.
“É uma oportunidade notável ser a primeira equipe de chefs a apresentar um sorvete único ao mundo”, disse Mirko Febbrile, chef e sócio da Fico, em comunicado.
“Ele combina o delicioso sabor familiar que todos amamos com um ingrediente único produzido sem depender da agricultura tradicional.
Explorar a versatilidade de Solein tem sido uma jornada incrível; experimentamos seu potencial, criando pratos que vão desde sopas de missô, massas, molhos e sobremesas.
Substituindo laticínios por Solein neste sorvete de chocolate, conseguimos criar um sorvete vegano sem comprometer sua cremosidade.”
A soleína também pode aparecer em mais produtos no futuro, já que o Plant Based News informou que a Solar Foods vai colaborar com a Ajinomoto, uma empresa de alimentos e biotecnologia com sede em Tóquio, para desenvolver mais alimentos feitos com essa proteína.
A Solar Foods também está buscando ganhar o status Geralmente Reconhecido como Seguro para Solein nos EUA e espera expandir em outros mercados.