Saúde e CiênciaPreservar Você!

Aumenta o Número de Grupos de Pesquisa com Foco em PICs

Spread the love

Naturopatia - Formação Online - NossoFoco

O ObservaPICS atualizou a análise no diretório do CNPq, identificando um número de grupos de pesquisa estudando práticas integrativas 10% maior que o detectado em 2019, quando começou a analisar a fonte de informação.

O tema mais frequente, entretanto, permanece sendo plantas medicinais.

Os achados são destaques no Boletim Evidências nº 15, o terceiro de 2023, que está sendo lançado agora.

A publicação apresenta também mais um resultado do projeto de fortalecimento das gestões estaduais em Pics (Fortespics): a construção de indicadores para monitoramento da implantação e funcionamento da política de práticas integrativas pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

O novo número do Evidências descreve ainda como as gestões estaduais no Acre, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Sul estão avançando na inclusão e acompanhamento das Pics.

Confira nesta edição a pauta indígena que reivindica participação ativa em pesquisas científicas sobre os diferentes povos originários, uma síntese acerca de estudos em homeopatia e a experiência da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) na inclusão das Pics no programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Por Verônica Almeida

Aumenta o Número de Grupos de Pesquisa com Foco em PICs

FITOTERAPIA GIF

É um canal de comunicação do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) para partilhar experiências e estudos acercadessa modalidade de cuidado com pesquisadores, trabalhadores, gestores e usuários do SUS.

Abrigado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), com escritório físico no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), no Recife, o ObservaPICS reúne pesquisadores e colaboradores técnicos da fundação e de outras instituições do país. Tem apoio do Ministério da Saúde e conta com a parceria da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas em Saúde (BVS-MTCI-Bireme), do Consórcio Acadêmico Brasileiro para a Saúde Integrativa e da Rede PICS Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

 Projeto Repare.

Medicina Integrativa Tratamentos

logo facebook


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.