Saúde e CiênciaPreservar Você!

O Poder da Acerola

Spread the love

O Poder da Acerola

A acerola é usada como remédio caseiro para uma variedade de doenças. As pesquisas que o apoiam como fonte de vitamina C e suplemento natural são fortes. A acerola também contém outras vitaminas e minerais importantes e é uma fonte significativa de antioxidantes.

Consumi-lo como alimento ou suplemento pode ajudá-lo a atender às suas necessidades de vitamina C. Também pode ser de grande ajuda durante a temporada de gripes e resfriados.

O Poder da AcerolaA acerola é uma planta nativa das regiões tropicais do Hemisfério Ocidental. Também é comumente chamada de cereja das Índias Ocidentais, cereja de Barbados ou simplesmente “acerola”. Acredita-se que a planta arbustiva tenha se originado no sul do México e no Caribe.

Acerola produz frutos parecidos com cerejas, mas não é uma cereja verdadeira. Estas bagas têm um sabor agradável e têm sido utilizadas na medicina moderna e popular. Os usos tradicionais incluem tratamento para doenças do fígado, diarréia, disenteria, tosse e resfriados.

Recentemente, tem havido interesse em utilizar o conteúdo de vitamina C da acerola como suplemento. Existem muitas alegações de saúde e bem-estar sobre este suplemento, mas nem todas têm pesquisas para apoiá-las.

O Poder da Acerola

A acerola é mais conhecida por ser extremamente rica em vitamina C. Por isso, é frequentemente usada para ajudar ou prevenir resfriados ou gripes. Também é usado como nutriente antioxidante. Juntamente com a vitamina C, a acerola pode ser tomada para aumentar a imunidade.

Semelhante à hamamélis, a cereja acerola é um adstringente. Isso pode ser útil no tratamento de manchas na pele, promovendo a elasticidade da pele e auxiliando em problemas digestivos. Pode até ser usado como enxaguatório bucal antimicrobiano.

O Poder da Acerola

Antidepressivo

Antifúngico

Resistência Atlética

Diarréia

Disenteria

Adstringente para a Pele (creme)

O Poder da Acerola

Consumir a baga ou parte do fruto da planta de acerola para obter benefícios à saúde. Seu sabor tende a ser descrito como doce, perfumado e adstringente. É facilmente consumido cru ou cozido em pratos.

Terapia Ortomolecular

A melhor forma de obter a fruta é cultivando a sua própria, devido à rápida perecibilidade da cereja acerola. Você também pode preservar cerejas frescas congelando-as assim que colhê-las.

A fruta é mais comumente encontrada na forma de suplemento. Isso ocorre porque a baga se decompõe cinco dias após a colheita, perdendo grande parte de sua nutrição. Até os sucos estragam facilmente, a menos que sejam adicionados conservantes. Mesmo assim, a melhor forma de tomar acerola é comendo a fruta. Os suplementos não devem ser sua primeira escolha.

O Poder da AcerolaCápsula

Mastigável

Extrato líquido (tintura)

O suplemento em pó é bastante popular. Feito com suco de acerola desidratado e em pó, pode ser misturado em bebidas, smoothies, sucos e muito mais. Você também pode fazer smoothies com frutas congeladas.

Não há pesquisas clínicas que sustentem uma dose segura de acerola. É seguro dizer que você pode seguir as orientações de suplementação de vitamina C ao tomar acerola em casa. Isso ocorre porque essa vitamina é a que mais contribui para o conteúdo nutricional da acerola.

As recomendações podem variar dependendo do suplemento que você compra. Siga as instruções de dosagem no rótulo se não tiver certeza de quanto tomar.

O Poder da Acerola

Os benefícios da acerola para a saúde devem-se principalmente à sua riqueza em vitamina C. Quanto mais a fruta amadurece, mais vitamina C é perdida – e a acerola amadurece muito rapidamente.

Num estudo sobre várias frutas que contêm vitamina C e suas quantidades relativas, a acerola superou todas as demais, especialmente quando cultivada organicamente. A fruta supostamente contém maiores quantidades de vitamina C do que laranjas e morangos, e só é superada pela roseira brava. A baga também foi considerada uma fonte muito significativa de vitamina A.

A vitamina C é um nutriente necessário e uma vitamina solúvel em água e não é armazenada no corpo, portanto, você precisa ingerir uma fonte de vitaminas solúveis em água diariamente. Junto com a vitamina A, a vitamina C é um antioxidante conhecido, ajudando a prevenir os danos dos radicais livres e certas doenças. Estudos recentes afirmam que a acerola é bastante rica em antioxidantes.

A vitamina C também constrói colágeno, protege as membranas mucosas e previne o escorbuto. A vitamina C é importante para manter o funcionamento do sistema imunológico e ajudar o corpo a combater infecções, vírus e até câncer. Embora sejam necessárias mais pesquisas, um estudo demonstrou que, em laboratório, as cerejas ricas em antioxidantes e vitamina C tinham a capacidade de ajudar o corpo a impedir o crescimento do câncer de cólon.

De todas as pesquisas sobre acerola, os estudos que enfocam a vitamina C são os mais completos. Isto confirma o seu lugar como um suplemento totalmente natural de vitamina C, que pode ser usado para apoiar resfriados e gripes. Quanto aos seus outros benefícios para a saúde, são necessárias mais pesquisas.

O Poder da Acerola

Cálcio

Ferro

Niacina (vitamina B-3)

Fósforo

Riboflavina (vitamina B-2)

Tiamina (vitamina B-1)

O Poder da AcerolaÉ possível consumir muita acerola. Tal como acontece com um suplemento de vitamina C, se você tomar muito, poderá sentir distúrbios digestivos.

Para evitar problemas ou desconforto, tome doses de miligramas de acerola da mesma forma que faria com qualquer suplemento de vitamina C.

Se houver alguma instrução no rótulo do suplemento, siga-a. Tenha em mente que os suplementos não são monitorados quanto à qualidade, pureza, embalagem ou dosagem. Escolha sempre suplementos de fabricantes confiáveis.

Não tome grandes doses de nenhum produto de vitamina C e diminua gradualmente a quantidade se já estiver tomando grandes doses. O escorbuto rebote pode ocorrer quando o corpo se acostuma a uma dosagem maior.

Se você tomar muito, poderá experimentar:

Diarreia

Cólicas Digestivas

Tontura ou Desmaio

Aparência Corada

Micção Frequente

Dor de Cabeça (incluindo enxaqueca)

Náusea

Vômito

Esses sintomas tendem a não precisar de atenção médica e são relativamente incomuns ou raros. Basta diminuir a dosagem e eles provavelmente irão embora. Contacte o seu médico se tiver dúvidas.

Quantidades muito elevadas de acerola durante um longo período de tempo podem causar pedras nos rins. Contacte o seu médico imediatamente se sentir dores nas laterais ou na parte inferior das costas, o que pode ser um sintoma.

Se você cultiva uma planta de acerola, há relatos de dermatite de contato durante a colheita. Caso contrário, a baga não é tóxica e é segura para consumo.

Artigos RELACIONADOS - 11

12 Frutas para Ajudar no Câncer

5 Maravilhas do Suco de Espinafre

Formação Online em Terapia Ortomolecular

Formação Naturopatia

Práticas Integrativas em Saúde - Cursos EAD

logo facebook

Por Debra Rose Wilson, Ph.D., MSN, RN, IBCLC, AHN-BC, CHT – é professora, pesquisadora e profissional de saúde holística. Ela ministra cursos de pós-graduação em psicologia e enfermagem. Dra. Wilson tem mais de 200 publicações em suas áreas de especialização, que incluem terapias complementares e alternativas, doenças autoimunes, estresse e enfrentamento, e obstetrícia e amamentação.

Nosso conteúdo é apenas para fins informativos e não pretende ser um substituto para aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico, nutricionista ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter em relação a uma condição médica.


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.