O Que São Pós-Bióticos?
Os pós-bióticos podem apoiar o seu sistema imunológico, ajudar a prevenir ou tratar a diarreia, reduzir os sintomas associados a doenças do intestino irritável e até mesmo reduzir a gravidade de certas alergias.
Atualizado em 13.04.2022
Prebióticos e probióticos têm ganhado muita atenção para melhorar a saúde intestinal. Recentemente, os pós-bióticos surgiram como outro grupo de compostos benéficos que podem ajudar a melhorar sua saúde.
Eles têm sido associados a uma série de benefícios à saúde para o intestino, o sistema imunológico e vários outros aspectos da saúde.
Como as definições podem ser confusas, aqui está uma breve visão geral de cada tipo:
- Probióticos são bactérias saudáveis ou “amigáveis” que vivem dentro do seu intestino e apoiam a sua saúde, convertendo fibras em compostos que têm benefícios para a sua saúde.
- Os Prebióticos são um grupo de nutrientes, principalmente fibras, que alimentam as bactérias benéficas em seu intestino.
- Os pós-bióticos são os compostos bioativos que as bactérias probióticas produzem quando consomem os prebióticos (fibra).
Este artigo fornece uma visão geral abrangente dos Pós-Bióticos.
Os pós-bióticos são compostos bioativos produzidos quando as bactérias saudáveis em seu intestino, conhecidas como bactérias probióticas , se alimentam de vários tipos de alimentos prebióticos em seu cólon, como fibras.
Embora esses compostos bioativos sejam considerados produtos residuais de bactérias probióticas, eles oferecem vários benefícios à saúde do corpo.
Isso ocorre porque muitos dos benefícios para a saúde associados aos prebióticos e probióticos, na verdade, vêm da produção de pós-bióticos.
Existem vários tipos de pós-bióticos:
- ácidos graxos de cadeia curta
- lipopolissacarídeos
- exopolissacarídeos
- enzimas
- fragmentos de parede celular
- lisados bacterianos (uma mistura feita de componentes bacterianos)
- sobrenadantes livres de células (uma mistura de compostos produzidos por bactérias e leveduras)
- vários outros metabólitos, como vitaminas e aminoácidos
Os suplementos pós-bióticos ainda não estão amplamente disponíveis porque são relativamente novos em comparação com os prebióticos e probióticos.
No entanto, você pode comprá-los em certas lojas de alimentos naturais e online. Alternativamente, você pode aumentar o número de pós-bióticos em seu corpo comendo mais alimentos prebióticos e probióticos, uma vez que os pós-bióticos são seus produtos finais.
Embora o conceito de pós-bióticos seja relativamente novo, eles já existem há muito tempo e foram associados a vários benefícios à saúde.
Pode Ajudar a Impulsionar seu Sistema Imunológico
Os pós-bióticos têm propriedades que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
Por exemplo, pós-bióticos como o butirato , um ácido graxo de cadeia curta, podem estimular a produção de células T reguladoras no intestino. Essas células ajudam a controlar a magnitude da resposta imunológica do seu corpo.
Outros pós-bióticos, como fragmentos de parede celular e sobrenadante de bactérias saudáveis, podem aumentar a produção de mensageiros químicos antiinflamatórios chamados citocinas que ajudam a reduzir a inflamação e promover respostas imunológicas.
Estudos em adultos descobriram que os pós-bióticos podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e proteger contra infecções como o resfriado comum.
Um estudo de 12 semanas em 80 idosos saudáveis descobriu que a suplementação pós-biótica diária reduziu o risco de uma infecção respiratória e melhorou sua capacidade de produzir anticorpos que ajudam a defender o corpo contra bactérias e toxinas nocivas.
Em outro estudo de 20 semanas, 300 adultos mais velhos receberam um placebo, uma dose baixa de pós-biótico ou uma dose alta de suplemento pós-biótico diariamente para proteger contra o resfriado comum.
Ao final do estudo, significativamente menos pessoas nos grupos de dose baixa e pós-biótico de alta dose desenvolveram o resfriado comum do que no grupo de placebo.
Pode Ajudar a Reduzir os Sintomas Digestivos
A doença inflamatória intestinal (DII) afeta milhões de pessoas.
A pesquisa sugere que os pós-bióticos, como os ácidos graxos de cadeia curta, podem ajudar a melhorar os sintomas para pessoas com colite ulcerativa leve a moderada ou doença de Crohn – dois tipos de DII.
Pessoas com DII tendem a produzir menos ácidos graxos de cadeia curta, como butirato, no intestino, que desempenha um papel na regulação da imunidade e da inflamação no trato digestivo. Por exemplo, o butirato desempenha um papel na ativação das células imunológicas que ajudam a reduzir a inflamação.
Um pequeno estudo em 13 pessoas com doença de Crohn leve a moderada descobriu que tomar 4 gramas de butirato por dia durante 8 semanas resultou em melhorias clínicas e remissão em 53% dos participantes.
Vários estudos mais antigos, principalmente da década de 1990, sobre pós-bióticos e DII sugerem que os ácidos graxos de cadeia curta, como o butirato, podem melhorar os sintomas da colite ulcerativa.
Pode Ajudar a Prevenir e Tratar a Diarreia
A pesquisa sugere que os pós-bióticos podem ajudar a prevenir e tratar a diarreia.
Por exemplo, uma revisão de sete estudos em 1.740 crianças descobriu que a suplementação com pós-bióticos reduziu significativamente a duração da diarreia e foi mais eficaz do que os tratamentos com placebo na prevenção da diarreia, faringite e laringite.
Da mesma forma, uma revisão de 23 estudos em 3.938 crianças descobriu que a suplementação com pós-bióticos foi significativamente mais eficaz do que um placebo na prevenção da diarreia associada a antibióticos.
Em um pequeno estudo de 2003, 137 adultos com diarreia crônica foram tratados com um suplemento pós-biótico ou um suplemento probiótico por 4 semanas. Ao final do estudo, o suplemento pós-biótico se mostrou mais eficaz no tratamento da diarreia do que o probiótico.
Além disso, um estudo de 4 semanas em 297 adultos com síndrome do intestino irritável (IBS) descobriu que a suplementação com um pós-biótico reduziu significativamente a frequência do movimento intestinal , inchaço e dor e melhorou sua qualidade de vida geral.
Outros Benefícios Potenciais
Os pós-bióticos foram associados a vários outros benefícios emergentes para a saúde, mas são necessárias mais pesquisas para determinar a extensão desses efeitos:
- Pode ajudar com alergias. Um estudo em 34 adultos com dermatite atópica (eczema) descobriu que a suplementação com um pós-biótico por 8 a 12 semanas reduziu significativamente a gravidade da doença. Em comparação, o grupo placebo não viu melhorias .
- Pode auxiliar na perda de peso. Alguns estudos sugerem que os pós-bióticos, como os ácidos graxos de cadeia curta, podem ajudar na perda de peso suprimindo os sinais de fome.
- Pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas. Em estudos com animais, o butirato parece ajudar a reduzir a pressão arterial e suprimir genes que desempenham um papel na produção de colesterol.
- Pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Estudos sugerem que o butirato pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
- Pode ter propriedades antitumorais. Alguns estudos em tubos de ensaio sugerem que os pós-bióticos podem ter qualidades que ajudam a suprimir o crescimento e a propagação de algumas células cancerosas, incluindo células cancerosas do cólon e do estômago.
- Pode ser mais bem tolerado do que os probióticos. Ao consumir probióticos, você aumenta o número de bactérias benéficas em seu corpo. No entanto, algumas pessoas podem não tolerar bem os probióticos, então os pós-bióticos podem ser uma alternativa mais adequada.
Em geral, os pós-bióticos são considerados seguros e bem tolerados em pessoas saudáveis.
Se você estiver tomando um suplemento de probióticos para aumentar a produção de pós-bióticos, poderá sentir efeitos colaterais digestivos, como gases, inchaço e leve desconforto estomacal. Esses sintomas tendem a desaparecer quando seu corpo se ajusta.
No entanto, certos grupos de pessoas devem evitar aumentar seus níveis de pós-bióticos comendo alimentos ricos em probióticos.
Esses grupos tendem a ter sistemas imunológicos mais fracos ou comprometidos e podem, portanto, ter um risco aumentado de uma reação adversa :
- pessoas que fizeram recentemente uma cirurgia
- pessoas que têm distúrbios cardíacos estruturais
- pessoas com distúrbios do trato digestivo
- pessoas grávidas
- crianças
Como acontece com qualquer suplemento dietético, é importante falar com um profissional de saúde antes de tomar um suplemento pós-biótico, especialmente se você tiver algum problema de saúde ou estiver tomando algum medicamento.
Os pós-bióticos não estão tão amplamente disponíveis quanto os prebióticos e os probióticos.
No entanto, você pode comprá-los em lojas selecionadas de alimentos naturais e online. Em alguns casos, em vez de serem rotulados como “pós-bióticos”, eles podem ter outro nome, como butirato de sódio, butirato de cálcio ou fermentado de fermento seco.
Como os pós-bióticos são produzidos a partir da fermentação por bactérias saudáveis em seu intestino, você pode aumentar naturalmente sua produção de pós-bióticos comendo alimentos ricos em prebióticos e probióticos.
Ao aumentar a ingestão de alimentos prebióticos e probióticos para criar mais pós-bióticos, você obterá os benefícios de saúde adicionais associados aos pré e probióticos.
Fontes de Prebióticos
Os prebióticos são geralmente encontrados em alimentos ricos em fibras, como grãos inteiros e vegetais. Os seguintes alimentos são algumas boas fontes :
- Raiz de chicória
- Alho
- Cebolas
- Alho-poró
- Aspargos
- Cevada
- Aveia
- Linhaça
- Algas marinhas
Fontes de Probióticos
Os probióticos são geralmente encontrados em alimentos e bebidas fermentadas , como:
Leia Também:
8 benefícios surpreendentes do Chucrute
Escrito por Ryan Raman em 19 de maio de 2021
Revisado clinicamente por Kathy W. Warwick
Pingback: Conexão Intestino Cérebro | Nosso Foco