Glifosato Causa Alterações Genéticas
O glifosato causa alterações genéticas que levam ao aumento da doença em gerações futuras REVELA novo estudo !
A exposição ao herbicida Glifosato amplamente utilizado causa alterações genéticas em ratos que podem estar relacionadas ao aumento de doenças em seus netos e bisnetos, descobriu um novo estudo .
O estudo fornece evidências de que as alterações induzidas pelo glifosato no esperma de ratos expostos podem ser usadas como biomarcadores para determinar a propensão em gerações subsequentes para doenças renais e de próstata, bem como obesidade e incorrer em várias doenças ao mesmo tempo.
Na verdade, quando os ratos de terceira e quarta gerações cujos predecessores foram expostos à substância química estavam na meia-idade, 90% tinham um ou mais desses problemas de saúde, uma taxa dramaticamente maior do que o grupo de controle.
Embora limitado em escopo, o estudo, que testou grupos geracionais de cerca de 50 ratos cada, fornece uma prova de conceito que pode levar a uma nova ferramenta de diagnóstico médico, disse Michael Skinner, o autor correspondente do estudo publicado na revista Epigenetics em dezembro 2019.
“Embora não possamos consertar o que está errado no indivíduo exposto, podemos potencialmente usar isso para diagnosticar se alguém tem uma chance maior de contrair doenças renais ou de próstata mais tarde na vida, e então prescrever uma mudança terapêutica ou de estilo de vida para ajudar a mitigar ou prevenir a doença ”, disse Skinner, professor de ciências biológicas da Washington State University.
Este estudo segue um artigo de 2019 na Scientific Reports, no qual o laboratório de Skinner demonstrou a capacidade do glifosato de promover a herança transgeracional de doenças em camundongos.
O glifosato é amplamente utilizado na agricultura e comum na alimentação humana. Pesquisas anteriores indicaram que o produto químico limitou a toxicologia para aqueles que o ingeriram, uma vez que tem meia-vida curta e se decompõe rapidamente no corpo.
No entanto, a pesquisa de Skinner e outros estudos com animais forneceram evidências de que os efeitos do glifosato e de outros produtos químicos na saúde podem ser herdados pelas gerações subsequentes.
Neste estudo atual, a equipe de pesquisa levou essas descobertas mais longe, identificando alterações genéticas nos espermatozoides dos ratos causadas pela substância química.
Os espermatozoides têm uma propriedade única em seu DNA, um grupo de proteínas chamadas histonas que são conectadas como contas em um fio. Skinner e seus colegas descobriram que a exposição ao glifosato faz com que os espermatozoides acumulem centenas de novos locais de retenção de histonas e correlacionaram essas histonas a doenças específicas nas gerações subsequentes.
“Precisamos mudar a forma como pensamos sobre a toxicologia”, disse Skinner. “Hoje, em todo o mundo, avaliamos apenas a toxicologia da exposição direta; não consideramos a toxicidade geracional subsequente. Temos alguma responsabilidade com nossas gerações futuras. ”
O estudo se concentra no esperma, mas os pesquisadores prevêem a mesma capacidade de encontrar marcadores na linha germinativa feminina ou nos óvulos.
Pesquisas adicionais são necessárias, primeiro replicando este estudo em grupos maiores de animais, o que ajudaria a identificar as taxas de suscetibilidade a doenças com mais precisão.
Em última análise, o objetivo seria capaz de produzir testes de diagnóstico para humanos, mas replicar os estudos em humanos será um desafio simplesmente porque o glifosato é muito onipresente em nossa dieta, disse Skinner.
“No momento, é muito difícil encontrar uma população que não seja exposta ao glifosato para ter um grupo de controle para comparação”, disse ele.
Glifosato provoca alterações no DNA
Glifosato Altera Ciclos do Intestino Humano
Glifosato Começa no Café da Manhã
Pingback: Herbicida Glifosato Aumenta Erosão do Solo | Nosso Foco
Pingback: Agrotóxico causa Câncer de Mama | Nosso Foco
Pingback: Pesquisa Relaciona uso de Agrotóxicos a Obesidade e Diabetes | Nosso Foco
Pingback: Bayer vai tirar produtos de Glifosato, incluindo Roundup, do mercado de Jardinagem | Nosso Foco
Pingback: Herbicidas à base de Glifosato associados a Nascimentos Prematuros - Nosso Foco