AlimentaçãoSaúde e Ciência

6 Benefícios do Melaço

Spread the love

6 Benefícios do Melaço

Melaço, ao contrário do açúcar refinado , é naturalmente rico em antioxidantes, ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitamina B6.

Como tal, pode aliviar a constipação, ajudar a tratar a anemia e apoiar a saúde dos ossos e cabelos.

O melaço preto é um subproduto da produção de açúcar.

A produção de açúcar começa com a fervura do caldo de cana para cristalizar o açúcar, que é então filtrado para separá-lo do caldo. Isso deixa um líquido espesso e marrom chamado melaço.

É fervido mais duas vezes para criar o melaço preto, que é ainda mais grosso e mais escuro que o melaço comum e caracterizado por um sabor amargo.

Por ser fervido três vezes, o melaço melaço preto é mais denso em nutrientes do que outros tipos de melaço, o que explica por que recentemente ganhou popularidade como suplemento.

As pessoas costumam usá-lo como adoçante, pasta ou cobertura para iogurte ou aveia. Embora também seja um remédio caseiro popular para anemia, artrite, estresse, sintomas de TPM e picos de açúcar no sangue, poucos desses usos são apoiados pela ciência.

Portanto, você pode querer saber se o uso de melaço como adoçante ou suplemento é saudável, afinal.

Aqui estão 6 benefícios baseados na ciência do melaço blackstrap.

1. Mais nutritivo que o açúcar refinado

O melaço preto é um subproduto de açúcar rico em nutrientes. Apenas 1 colher de sopa (15 mL) fornece:

  • Calorias: 60
  • Carboidratos: 14 gramas
  • Açúcar: 10 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Gordura: 0 gramas
  • Ferro: 20% do Valor Diário (DV)
  • Cálcio: 10% do VD
  • Magnésio: 10% do VD
  • Potássio: 9% do VD
  • Vitamina B6: 8% do VD

O melaço preto é composto principalmente de açúcar.

No entanto, ao contrário do açúcar refinado – que não tem valor nutricional – o melaço preto contém bastante ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Na verdade, grama por grama, o melaço contém mais ferro do que ovos, mais cálcio do que leitemais potássio do que qualquer outro alimento.

Além disso, fornece 18 aminoácidos.

Dietoterapia Chinesa e Funcional

2. Pode ajudar a Prevenir a Anemia

O melaço preto é um alimento à base de plantas que é rico em ferro. Como tal, é frequentemente usado como um suplemento para tratar a anemia por deficiência de ferro , uma condição causada pela má absorção ou má ingestão alimentar de ferro.

Tem 2 a 3,5 vezes mais ferro do que o melaço claro e escuro, que são produzidos após a primeira e segunda fervura do melaço, respectivamente..

Além disso, embora o melaço seja uma fonte de ferro à base de plantas, que seu corpo normalmente não absorve tão bem quanto o ferro da carne, sua biodisponibilidade de ferro é de cerca de 85%, o que é considerado alto.

A biodisponibilidade de um nutriente representa a proporção que pode entrar na corrente sanguínea e ter um efeito ativo.

O melaço preto é frequentemente recomendado juntamente com outras fontes de ferro à base de plantas, como folhas verdes, produtos de soja e leguminosas.

3. Pode ajudar a Tratar a Constipação em Crianças

O melaço preto pode funcionar como um remédio natural para a constipação infantil.

A constipação ocorre quando você tem dificuldade em defecar. Esta é uma questão importante na saúde das crianças.

Evidências sugerem que consumir uma dose diária de 0,5 mL de melaço por 1 mL por kg de peso corporal por um mês pode melhorar a frequência de defecação e reduzir a dor abdominal em crianças com constipação.

Os pesquisadores acreditam que os polissacarídeos – um tipo de carboidrato no melaço – podem atuar como fibra alimentar , melhorando assim a consistência das fezes e facilitando os movimentos intestinais.

Além disso, como os baixos níveis de potássio geralmente levam à constipação, o alto teor de potássio do melaço pode regular as contrações musculares para promover a evacuação.

4. Rico em Antioxidantes

O melaço é uma rica fonte de antioxidantes.

Antioxidantes são compostos que protegem o corpo dos radicais livres, que são moléculas que podem danificar suas células quando presentes em grandes quantidades. Por sua vez, a presença de muitos radicais livres pode levar ao estresse oxidativo e inúmeras doenças relacionadas..

O melaço é especialmente rico em antioxidantes de polifenóis e provavelmente possui mais polifenóis do que outros produtos de cana-de-açúcar, como suco e xarope.

A pesquisa associa a ingestão de polifenóis à prevenção, atraso ou redução dos efeitos de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer.

5. Pode Promover a Saúde Óssea

O cálcio é o mineral mais abundante em seu corpo e compõe a maior parte de sua estrutura óssea.

Os ossos estão sendo constantemente reconstruídos através de um processo que requer a liberação e reabsorção regular de cálcio.

No entanto, a má ingestão de cálcio ao longo do tempo pode levar à perda de massa óssea, colocando você em risco de osteoporose – uma condição que leva a ossos frágeis e aumenta o risco de fraturas.

A pesquisa mostra que os suplementos de cálcio podem reduzir o risco de osteoporose. Como o melaço fornece 10% do VD desse mineral em uma única colher de sopa (15 mL), sua ingestão pode promover a saúde óssea.

6. Pode Melhorar a Saúde do Cabelo

O alto teor de ferro do melaço pode promover cabelos saudáveis .

A perda de cabelo é frequentemente associada a deficiências de vitaminas e minerais devido ao seu papel no crescimento e função das células ciliadas, embora a pesquisa seja mista sobre o papel do ferro em si.

Pesquisas mostram que a deficiência de ferro é comum em mulheres com queda de cabelo. Se você tem essa condição, os suplementos de ferro são frequentemente recomendados.

Além disso, a deficiência de ferro pode desempenhar um papel no cabelo ficando grisalho durante a infância e início da idade adulta. Assim, a suplementação com este mineral pode melhorar os sinais de envelhecimento prematuro do cabelo.

Mesmo assim, é necessária uma pesquisa específica sobre o melaço preto.

Outros supostos benefícios que não são apoiados pela ciência

O melaço preto é supostamente usado para tratar doenças adicionais. Ainda assim, tenha em mente que as evidências científicas não suportam nenhum desses usos.

Se você deseja tratar qualquer uma das condições a seguir, consulte um profissional de saúde em vez de prescrever melaço.

  • Tratamento da artrite. O melaço preto é apontado como um anti-inflamatório que ajuda a aliviar a dor nas articulações.
  • Estabilizador de açúcar no sangue. Os defensores afirmam que o melaço não aumenta o açúcar no sangue porque tem um baixo índice glicêmico (IG) , enquanto outros afirmam que ajuda a diminuir o IG de alimentos ricos em carboidratos. Faltam evidências que apoiem ambas as alegações.
  • Remédio para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Diz-se que o baixo IG do melaço preto ajuda o TDAH , impedindo que o açúcar no sangue aumente, o que pode levar a uma perda de foco.
Possíveis Riscos

O melaço preto contém níveis muito elevados da substância química acrilamida, que pode ser cancerígena.

A acrilamida se forma nos alimentos quando os açúcares e o aminoácido asparagina são submetidos a certos métodos de cozimento em alta temperatura, como fritar, assar e assar.

Outros alimentos ricos em acrilamidas incluem cereais matinais, batatas fritas, batatas fritas e biscoitos.

artigos

 

Alimentos Antioxidantes

Saúde Pulmonar

15 Suplementos Imunidade

vetor bola

naturopatia

 

Terapeuta em Fitoterapia e Fitoenergia – 600 horas.

 


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.