Raiz de Kudzu : Benefícios
Kudzu faz parte do gênero de plantas Pueraria , nativa de vários países asiáticos.
As pessoas usam a raiz de kudzu na medicina oriental há muitos anos. Mais recentemente, a raiz de kudzu chegou aos países ocidentais como um suplemento de ervas.
Você pode estar se perguntando como as pessoas usam a raiz kudzu !
Este artigo examina os benefícios, usos e efeitos colaterais da raiz kudzu.
A raiz do kudzu, também chamada de araruta japonesa, é nativa da China, Japão e Coréia. Essas culturas o têm usado amplamente há séculos.
Publicado 01.05.2021 – Atualizado 25.08.2022
Hoje, o kudzu também cresce em outras partes do mundo, inclusive no sul dos Estados Unidos.
A planta é uma trepadeira rasteira que geralmente cresce sobre outras plantas e árvores. Como tal, algumas pessoas consideram que é uma erva daninha invasiva.
Por mais de 2.000 anos, as pessoas usaram a raiz de kudzu na medicina tradicional chinesa para fins como o tratamento de febres, diarréia e até mesmo diabetes e doenças cardíacas.
Em sua forma crua, a raiz do kudzu se assemelha a outros tubérculos de raiz, como batata ou inhame. Possui pele bronzeada, polpa branca e formato longo.
A planta kudzu se parece com a hera venenosa, por isso é importante saber identificá-la corretamente.
Hoje, as formas mais populares de usar a raiz de kudzu são como um suplemento de ervas ou como um chá de raiz.
No entanto, você também pode consumir raiz de kudzu como alimento. As pessoas costumam comer diferentes partes da planta crua, refogada, frita, assada ou gelatinizada.
Você pode comer a raiz como faria com outros vegetais de raiz, como batatas. As raízes do kudzu podem ser secas e transformadas em pó, que algumas pessoas usam como empanamento para alimentos fritos ou como espessante para sopas e molhos.
Além do mais, as folhas da planta kudzu, pontas de videiras e flores roxas também são comestíveis.
A raiz de Kudzu contém mais de 70 compostos de plantas, alguns dos quais podem ser responsáveis pelos potenciais benefícios à saúde da raiz.
Pode Reduzir a Dependência do Álcool
Alguns estudos sugerem que a raiz de kudzu pode ajudar a tratar o transtorno por uso de álcool ou a dependência do álcool.
Um pequeno estudo analisou os efeitos do kudzu em 17 homens com idades entre 21 e 33 anos, que relataram beber aproximadamente 22 a 35 doses por semana.
Os pesquisadores deram aos participantes extrato de kudzu ou um placebo todos os dias durante 4 semanas.
Os participantes relataram seu desejo e consumo de álcool durante o estudo. Os pesquisadores descobriram que o extrato de kudzu não teve efeito sobre os desejos de álcool, mas reduziu o número de bebidas alcoólicas semanais em 34-57%.
Além disso, os homens que tomaram kudzu tiveram menos dias de consumo pesado por semana e tiveram significativamente mais dias consecutivos sem consumo de álcool.
Outro estudo descobriu que as pessoas que tomaram puerarina, um extrato de isoflavona da planta kudzu, antes de beber demoravam mais para consumir bebidas alcoólicas.
Este efeito também foi observado em outros estudos. Em alguns casos, mesmo uma única dose de extrato de kudzu reduziu o consumo de álcool e evitou o consumo excessivo de álcool.
É importante notar que esses estudos usaram extrato de kudzu, que pode conter outras partes da planta kudzu além da raiz. Assim, os cientistas precisam fazer mais pesquisas nesta área sobre os efeitos da raiz de kudzu, especificamente.
Pode Ajudar a Tratar Danos ao Fígado
A raiz do kudzu é rica em antioxidantes, compostos que protegem as células do estresse oxidativo que pode causar doenças. A isoflavona puerarina é o composto antioxidante mais abundante na videira kudzu.
Um estudo descobriu que o extrato de videira kudzu foi altamente benéfico no tratamento de danos ao fígado induzidos pelo álcool, eliminando os radicais livres prejudiciais e aumentando o sistema antioxidante natural.
Pode Aliviar os Sintomas da Menopausa
Algumas empresas de saúde vendem a espécie raiz kudzu Pueraria mirifica como um suplemento para mulheres na menopausa e na pós-menopausa.
A raiz de Kudzu contém fitoestrogênios , compostos de plantas que os cientistas descobriram que agem de forma semelhante ao estrogênio no corpo humano.
A raiz de Kudzu pode ajudar a tratar algumas das queixas mais comuns da menopausa, incluindo ondas de calor e suores noturnos.
Pequenos estudos em pessoas observaram melhorias notáveis nestes sintomas da menopausa, entre outros, como secura vaginal.
Outros Benefícios Potenciais
Embora os cientistas precisem fazer mais pesquisas sobre os efeitos do kudzu para a saúde, alguns estudos sugerem que a raiz do kudzu pode ter outros benefícios para a saúde que vale a pena considerar.
Alguns deles incluem:
- Pode aliviar fortes dores de cabeça. Um pequeno relato de caso envolvendo 16 pessoas com cefaleias em salvas frequentes descobriu que a raiz de kudzu reduziu a intensidade da cefaleia em 69% das pessoas, a frequência em 56% e a duração em 31%.
Embora a raiz kudzu possa oferecer alguns benefícios específicos, também existem algumas desvantagens potenciais a serem consideradas.
Existem evidências de que os suplementos dietéticos à base de raiz de kudzu podem causar danos ao fígado.
Em um estudo de caso humano, um homem de 55 anos anteriormente saudável foi ao hospital com lesão hepática após tomar extrato de visco por 1 mês e extrato de raiz de kudzu por 10 dias.
É importante observar que este é um estudo de caso, portanto, não se pode provar que a raiz de kudzu causou essa lesão hepática. Os cientistas precisam fazer mais pesquisas para investigar o potencial da raiz de kudzu de causar danos ao fígado.
A raiz do kudzu também pode interagir com certos medicamentos. Por exemplo, pode reduzir a eficácia do controle de natalidade devido aos seus efeitos estrogênicos.
É melhor falar com seu médico para determinar se a raiz kudzu pode interagir com qualquer medicamento que você esteja tomando.
Não há muitas evidências científicas disponíveis sobre a dosagem de raiz de kudzu como suplemento. Por esse motivo, é difícil fazer recomendações para vários usos.
Além disso, é provável que as doses sugeridas para a raiz de kudzu variem dependendo do fabricante e do tipo de suplemento que você está considerando.
Algumas pesquisas especificamente sobre a espécie kudzu Pueraria mirifica sugerem que doses de 50-100 mg por dia parecem ter um baixo risco de efeitos colaterais adversos.
Para combater a dependência de álcool, os estudos usaram dosagens de 1,2 gramas de extrato de raiz de kudzu por dia durante 1 semana, ou uma dose única de 2 gramas antes de beber álcool, sem efeitos colaterais observados.
É melhor falar com seu médico para determinar o uso da raiz kudzu e sua dosagem correta.
Você pode encontrar suplementos de raiz de kudzu facilmente online e em uma variedade de lojas de alimentos naturais ou suplementos.
As formas mais populares disponíveis parecem ser misturas para bebidas em pó, cápsulas, comprimidos desintegrantes e gotas de extrato líquido.
As empresas também vendem raiz de kudzu como pó de amido de raiz de qualidade alimentar. Você pode usar isso como um agente espessante em receitas como sopas, massas, recheios de tortas, molhos e sobremesas.
12 Alimentos Ricos em Antioxidantes
Considerada a “erva da longevidade”
Por Lauren Panoff,
Pingback: O que é Sacha Inchi? Usos e Benefícios | Nosso Foco