Cientistas Cultivam Plantas em Solo Lunar
Cientistas cultivam plantas em solo lunar pela primeira vez !
Pela primeira vez, os cientistas cultivaram plantas em amostras de solo coletadas na Lua há cinquenta anos, um feito que pode ter implicações não apenas para a exploração espacial prolongada, mas também para plantas que tentam prosperar em condições adversas em nosso planeta.
Durante o estudo, que foi financiado pela NASA, cientistas da Universidade da Flórida cultivaram Arabidopsis thaliana , uma planta da família das folhas de mostarda, em amostras de solo lunar coletadas durante as missões Apollo 11, 12 e 17, informou a NPR.
“Esta pesquisa é fundamental para os objetivos de exploração humana de longo prazo da NASA , pois precisaremos usar recursos encontrados na Lua e em Marte para desenvolver fontes de alimentos para futuros astronautas que vivem e operam no espaço profundo”, disse o administrador da NASA Bill Nelson, de acordo com um comunicado de imprensa da NASA.
“Esta pesquisa fundamental de crescimento de plantas também é um exemplo chave de como a NASA está trabalhando para desbloquear inovações agrícolas que podem nos ajudar a entender como as plantas podem superar condições estressantes em áreas com escassez de alimentos aqui na Terra.”
O estudo , “Plantas cultivadas no regolito lunar Apollo apresentam transcriptomas associados ao estresse que informam as perspectivas de exploração lunar”, foi publicado na revista Communications Biology .
Arabidopsis thaliana é uma planta que está relacionada com mostarda, brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas e outros vegetais crucíferos, disse o comunicado de imprensa da NASA. Arabidopsis thaliana é nativa da África e Eurásia.
A principal autora do estudo, Anna-Lisa Paul, diretora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Biotecnologia e professora pesquisadora do Departamento de Ciências Hortícolas da Universidade da Flórida, disse que amostras do solo lunar – uma camada solta de detritos chamada regolito – eram “finas” e “pulverulentas”, embora as sementes que os pesquisadores plantaram tenham germinado com sucesso, informou a NPR.
Um grama de regolito foi usado para cultivar a Arabidopsis , disse o comunicado de imprensa. Os cientistas adicionaram sementes ao solo umedecido, juntamente com uma mistura diária de nutrientes. Como controle, os pesquisadores também plantaram as sementes de Arabidopsis em cinzas vulcânicas para simular o solo lunar.
“Depois de dois dias, eles começaram a brotar!” Paul disse, de acordo com o comunicado de imprensa da NASA. “Tudo brotou. Eu não posso te dizer como ficamos surpresos! Cada planta – seja em uma amostra lunar ou em um controle – parecia a mesma até o sexto dia.”
As plantas plantadas no regolito e solo lunar simulado não cresceram tão bem quanto aquelas cultivadas em solo terrestre, no entanto. As plantas também cresciam de forma diferente dependendo do grupo em que estavam. Algumas cresciam mais lentamente e tinham raízes atrofiadas, enquanto outras tinham folhas atrofiadas com coloração avermelhada.
Os cientistas colheram a Arabidopsis após um período de 20 dias, pouco antes de começarem a florescer. Eles então trituraram as plantas para que pudessem estudar seu RNA. Depois de sequenciar o RNA, eles descobriram que as plantas exibiam padrões vistos em Arabidopsis sob estresse de crescer em diferentes ambientes hostis, como quando há muitos metais pesados ou sal no solo.
O comunicado de imprensa da NASA disse que a pesquisa forneceu um ponto de partida para o cultivo de plantas na Lua no futuro. Também levantou a questão de se os resultados poderiam ajudar os cientistas a aprender como tornar o solo na Lua mais propício ao crescimento das plantas, e se o estudo de como as plantas crescem no regolito da Lua poderia ajudar os cientistas a aprender mais sobre o regolito em Marte e a perspectiva de cultivar plantas lá.
“Não é apenas agradável para nós ter plantas ao nosso redor, especialmente quando nos aventuramos em novos destinos no espaço, mas elas podem fornecer nutrição suplementar às nossas dietas e permitir futuras explorações humanas”, disse o cientista do programa da Divisão de Ciências Biológicas e Físicas da NASA. Sharmila Bhattacharya, a NASA informou no comunicado de imprensa. “As plantas são o que nos permite ser exploradores.”
Fonte: Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço – NASA
Fungos podem reduzir o desmatamento em 50%
Cursos Online