Dalai Lama Enfatiza Ação Global pelo Clima em Novo Livro
Dalai Lama Enfatiza Ação Global pelo Clima em Novo Livro. O Dalia Lama quer muito que o mundo atue na crise climática .
O líder espiritual bhudista tibetano co-escreveu um livro chamado Nosso único lar: Um apelo climático ao mundo , que exorta os líderes mundiais e as pessoas comuns a trabalharem juntos para impedir o aquecimento global.
“Buda seria verde”,
afirma ele no livro.
Para promover o livro, o líder de 85 anos deu entrevistas de sua casa em Dharamsala, Índia, onde vive exilado de seu Tibete natal. Em uma conversa com Noel King da NPR , ele falou sobre o título do livro.
O Dalai Lama oferece uma visão
sobre a mudança climática:
‘Promova o vegetarianismo‘
Ele apontou para a recente descoberta de que há mais água na lua do que se pensava anteriormente, mas observou que se estabelecer ali ainda seria “impossível“.
“Portanto, agora temos que cuidar do nosso próprio planeta”, disse ele.
O Dalai Lama enfatiza a necessidade de uma ação global. Ele disse ao The Guardian e ao Channel 4 News que a ONU deve assumir um papel de liderança e que as nações mais poderosas devem assumir a responsabilidade.
“As grandes nações deveriam prestar mais atenção à ecologia. Espero que vocês vejam essas grandes nações que gastaram muito dinheiro em armas ou na guerra voltando seus recursos para a preservação do clima“.
O Dalai Lama assumiu uma posição firme contra o isolacionismo e disse à NPR que ficou muito desapontado quando o presidente Donald Trump decidiu retirar os EUA do acordo climático de Paris .
“A América deve pensar, não apenas ‘América em primeiro lugar'”, disse ele. Ele acrescentou que os EUA têm maior potencial para ajudar a criar um “mundo mais feliz“.
O presidente eleito Joe Biden prometeu devolver os EUA ao acordo climático e também incentivar uma ação internacional mais ambiciosa, em uma visão que parece mais em sincronia com o conselho do Dalai Lama.
No livro, o Dalai Lama também sugeriu que os líderes mundiais fossem trancados em uma sala cheia de dióxido de carbono até que entendessem a gravidade da mudança climática, informou o Channel 4 News.
Mas, embora o Dalai Lama exija soluções globais, ele também está ciente de como a crise climática afetará sua terra natal. Ele disse ao The Guardian e ao Channel 4 News que o Tibete é o “telhado do mundo” e seus rios fornecem água para pelo menos um bilhão de pessoas. Mas, com o aumento das temperaturas, esses rios podem secar e o Tibete pode “se tornar como o Afeganistão“.
O Dalai Lama tem conselhos sobre o que as pessoas também podem fazer. Por exemplo, as pessoas nos países ocidentais comem muita carne . “Não é apenas uma questão de amar esses animais, mas em si é muito ruim para a ecologia.”
Ele também enfatizou a importância de educar as pessoas para que tenham uma atitude menos individualista em relação ao planeta.
Ele disse que os alunos devem ser ensinados como “cuidar do meio ambiente é, em última análise, cuidar de si mesmo“.
Leia Também:
Ser Vegano é a melhor coisa que você pode fazer pelo Planeta
Secas na Amazônia Podem ser Previstas com Antecedência
Tinta Branca pode Reduzir a Necessidade de Ar Condicionado
Por Olivia Rosane ECOwatch