Nosso FocoSustentabilidade

Weleda Utiliza Conceitos da Antroposofia

Spread the love

Weleda Utiliza Conceitos da Antroposofia. Criada em 1921 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e especializada em cosméticos e remédios, ela coloca em prática conceitos da antroposofia, doutrina fundada a partir da ideia de que somos parte integrante e fundamental da natureza – e que, por isso, é preciso haver sinergia constante entre o duo homem-meio ambiente.

Através do método biodinâmico

a Weleda incentiva a regeneração

de sementes de espécies

raras e em extinção.

É bem possível que você já tenha parado para analisar a composição dos produtos que fazem parte da sua rotina de beleza em busca de eliminar qualquer vestígio de silicones, sulfatos ou parabenos, ativos reconhecidamente inimigos da nossa saúde e do meio ambiente.

Mas essa é uma missão que pode ser difícil, já que muitas vezes mesmo as marcas que se autodenominam naturais dão uma derrapada e os incluem em suas fórmulas.

A Weleda é especializada em cosméticos e remédios, colocando em prática conceitos da antroposofia, doutrina fundada a partir da ideia de que somos parte integrante e fundamental da natureza.

Assim, um de seus pilares de produção é o uso de ativos orgânicos obtidos por meio da agricultura biodinâmica, que respeita o fluxo natural de crescimento das plantações com cultivo sustentável e medidas de preservação da biodiversidade local, especialmente por não usar a monocultura, que danifica o solo promovendo o uso de agrotóxicos.

“Esse tipo de agricultura acredita na totalidade do meio ambiente. Por isso, em um único cultivo há várias espécies de plantas e animais”, diz Maria Claudia Pontes, CEO da Weleda na América Latina.

Weleda Utiliza Conceitos da Antroposofia
Maria Claudia Pontes, CEO da Weleda

São mais de oito jardins pensados dessa maneira pelo mundo, e um deles fica em São Roque, no interior de São Paulo. Lá, são extraídas matérias-primas como a avena sativa, um tipo de aveia que faz parte do composto do Ansiodoron, best-seller da marca no Brasil contra insônia e ansiedade.

Weleda Utiliza Conceitos da Antroposofia

São oito jardins próprios em todo o mundo, sendo que um fica em São Paulo.

A Weleda tem também o selo UEBT, emitido pela União para o BioComércio Ético e que atesta o respeito à biodiversidade, assim como aos trabalhadores envolvidos no processo.

“Além do uso correto dos recursos naturais, investimos no desenvolvimento econômico e social de fornecedores. Fazemos isso com parcerias a longo prazo e remuneração justa, independentemente do resultado da colheita.

Na prática, isso significa, por exemplo que, se alguém perde a plantação, a Weleda faz o pagamento mesmo assim”, afirma Maria Claudia. “A intenção é ter sempre um ciclo inteiramente sustentável e benéfico em várias pontas: para quem consome, para quem fornece e especialmente para a natureza”, conclui a executiva. Nossas escolhas diárias de consumo agradecem.

Os números da Weleda ajudam a entender melhor como tudo isso se coloca em prática, em uma empresa que se dedica ter uma produção que supera a orgânica, entregando um produto final totalmente sustentável de forma que o processo todo seja um ciclo ao integrar o ambiente a ajudando a conservá-lo para gerações futuras.

Aqui você conhece um pouco mais sobre a Weleda

– Oito jardins botânicos próprios em todo o mundo.
– Um deles no Brasil, em São Roque, interior de São Paulo, onde existem mais de 200 espécies de plantas, sendo que 40 delas são utilizadas nos medicamentos antroposóficos.
– 50 fornecedores certificados em diversos países.
– Mais de mil espécies de plantas crescendo de forma totalmente orgânica em um ciclo de biodiversidade que soma 23 hectares (ou 35 mil estádios de futebol).
– Nos jardins, 50 tipos diferentes pássaros e 30 tipos de abelhas são criados para ajudar com a biodiversidade da flora.
– Mais de 80% da matéria-prima é de origem biodinâmica e orgânica nos cosméticos e 90% nos medicamentos.
– Através do método biodinâmico a Weleda incentiva a regeneração de sementes de espécies raras e em extinção.

Leia Também:

05 Motivos para Consumir Cosméticos Orgânicos

Colágeno 06 Benefícios para a Saúde

Como o colágeno pode ser vegano? 

Fonte: IBD 

Homeopatia 400 horas - Curso Online

NossoFoco Preservar Você


Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.