7 Benefícios dos Cogumelos Ostra
Os cogumelos ostra são um tipo popular de cogumelo associado a vários benefícios para a saúde.
Além de serem altamente nutritivos, eles podem promover a saúde do coração e do sistema imunológico, estimular o controle saudável do açúcar no sangue e fornecer efeitos antioxidantes e antiinflamatórios.
Experimente adicionar esses cogumelos versáteis à sua dieta!
Os cogumelos ostra, ou espécies Pleurotus , são um grupo de cogumelos guelados.
Existem cerca de 40 tipos de cogumelos ostra, incluindo Pleurotus ostreatus (ou P. ostreatus ) , comumente conhecido como o cogumelo ostra americano. Todos os tipos são comestíveis e são comumente apreciados em pratos como massas e salteados.
Eles são conhecidos por suas impressionantes propriedades de promoção da saúde e contêm uma variedade de compostos vegetais poderosos. Na verdade, eles têm sido usados nas abordagens da medicina tradicional há séculos.
Este artigo cobre sete benefícios impressionantes dos cogumelos ostra.
Os cogumelos ostra são carregados de fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes. Eles também são pobres em carboidratos, então são uma boa escolha para pessoas que seguem padrões dietéticos de baixo teor de carboidratos .
Aqui está o conteúdo nutricional de 1 xícara (86 gramas) de cogumelos ostra P. ostreatus crus:
- Calorias: 28
- Carboidratos: 5 gramas
- Proteína: 3 gramas
- Gordura: 1 grama
- Fibra: 2 gramas
- Niacina: 27% do valor diário (DV)
- Ácido pantotênico (vitamina B5): 22% do DV
- Folato: 8% do DV
- Colina: 8% do DV
- Potássio: 8% do DV
- Ferro: 6% do DV
- Fósforo: 8% do DV
- Zinco: 6% do DV
Os cogumelos também contêm quantidades menores de outros nutrientes, incluindo vitamina D e selênio.
Os cogumelos ostra fornecem antioxidantes , que são substâncias que ajudam a reduzir o dano celular em seu corpo.
Por exemplo, sete compostos fenólicos foram detectados em extratos de P. ostreatus , incluindo ácido gálico, ácido clorogênico e naringenina – todos os quais atuam como antioxidantes em seu corpo.
Esses cogumelos também contêm o aminoácido ergotioneína, que tem poderosos efeitos antioxidantes.
Um estudo de 2007 descobriu que o tratamento com extrato de cogumelo ostra melhorou os níveis de antioxidantes e reduziu certos marcadores inflamatórios, incluindo malondialdeído (MDA), em ratos mais velhos.
Da mesma forma, um estudo com ratos de 2020 observou que o extrato mostrou efeitos antioxidantes e ajudou a reduzir os danos ao fígado causados por produtos químicos tóxicos.
Além disso, um estudo em tubo de ensaio de 2016 descobriu que o extrato do cogumelo ostra cinza ( Pleurotus pulmonarius ) inibiu o dano oxidativo às células da artéria humana e impediu a oxidação do colesterol LDL (mau), possivelmente graças ao aminoácido ergotioneína.
A oxidação do colesterol LDL (mau) está envolvida no processo de aterosclerose, que é o acúmulo de placas nas artérias que podem levar a doenças cardíacas.
Mais pesquisas em humanos são necessárias nesta área.
Os cogumelos ostra podem promover a saúde cardíaca, reduzindo os fatores de risco de doenças cardíacas, como colesterol alto e pressão alta.
P. ostreatus é especialmente rico em vários compostos que beneficiam a saúde do coração, incluindo fibras chamadas beta-glucanas.
Os beta-glucanos são fermentados pelas bactérias intestinais para produzir ácidos graxos de cadeia curta que podem ajudar a reduzir a produção de colesterol no corpo. Curiosamente, P. ostreatus fornece duas vezes mais beta-glucanos do que cogumelos brancos ( A. bisporus ).
Um pequeno ensaio de controle randomizado de 2011 em 20 pessoas descobriu que comer uma sopa contendo 30 gramas de P. ostreatus seco por 21 dias diminuiu os níveis de triglicerídeos, colesterol total e colesterol LDL oxidado (mau) em comparação com o tratamento com placebo.
Além disso, uma revisão de 2020 de oito estudos humanos descobriu que a ingestão de P. ostreatus ajudou a reduzir o açúcar no sangue, triglicerídeos, pressão arterial e níveis de insulina, os quais podem diminuir o risco de doenças cardíacas.
No entanto, os autores reconheceram que todos os estudos disponíveis têm um alto risco de viés e que futuros estudos bem desenhados são necessários para entender melhor como a ingestão de P. ostreatus pode melhorar a saúde do coração.
Além de promover a saúde do coração, os cogumelos ostra podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.
Um estudo em 22 pessoas com e sem diabetes tipo 2 descobriu que tomar P. ostreatus em pó reduziu os níveis de açúcar no sangue após as refeições .
Os autores especularam que os cogumelos aumentaram o uso de açúcar nos tecidos do corpo enquanto inibiam certas proteínas que aumentam o açúcar no sangue.
Da mesma forma, um estudo de 2007 em 30 pessoas hospitalizadas com diabetes tipo 2 descobriu que comer 150 gramas de P. ostreatus cozido diariamente por 7 dias reduziu o açúcar no sangue em jejum em 22% e o açúcar no sangue após as refeições em uma média de 23% .
Depois que os participantes interromperam o tratamento com cogumelos por 1 semana, o açúcar no sangue em jejum e após as refeições aumentou em média 13% e 20%, respectivamente.
O tratamento também reduziu significativamente a pressão arterial, o colesterol e os níveis de triglicerídeos dos participantes.
Além do mais, um estudo com 27 homens com diabetes tipo 2 e hipertensão descobriu que o tratamento com 3 gramas de pó de P. ostreatus em pó por dia durante 3 meses reduziu significativamente a hemoglobina A1c (HbA1c), um marcador para o controle de açúcar no sangue a longo prazo.
Uma revisão de 2020 sugeriu que esses efeitos potenciais de redução do açúcar no sangue podem ser atribuídos à alta concentração de beta-glucanos do cogumelo, já que este tipo de fibra retarda a digestão e absorção de carboidratos.
Os cogumelos ostra podem apoiar o seu sistema imunológico de várias maneiras.
Por exemplo, o pleurano – um tipo de fibra de beta-glucano derivado de P. ostreatus – demonstrou ter propriedades imunomoduladoras. Além disso, os cogumelos podem apresentar efeitos antivirais e antibacterianos.
Em um estudo de 130 dias em 90 pessoas com vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) , o tratamento com uma combinação de pleurano, vitamina C e suplemento de zinco melhorou os sintomas do HSV-1 e reduziu a duração e a gravidade dos sintomas respiratórios mais do que a vitamina C sozinho.
O tratamento com pleuran também demonstrou melhorar significativamente os sintomas em crianças com infecções recorrentes do trato respiratório e reduzir significativamente a incidência de infecções do trato respiratório superior em atletas.
Além disso, um estudo de 8 semanas em 41 pessoas descobriu que, em comparação com o placebo, tomar um suplemento diário de extrato de cogumelo ostra intensificou o sistema imunológico ao ativar o interferon-γ (IFN-γ), uma molécula que desempenha um papel crítico na proteção contra infecções.
Esses cogumelos também demonstraram ter efeitos antivirais e antibacterianos.
No entanto, são necessários estudos que enfoquem as propriedades potenciais de promoção da saúde imunológica dos cogumelos ostra inteiros – e não apenas de extratos e suplementos – são necessários.
Além dos possíveis benefícios listados acima, a pesquisa sugere que os cogumelos ostra podem promover a saúde de outras maneiras:
- Potenciais propriedades antitumorais. Pesquisas em tubos de ensaio sugerem que esses cogumelos podem fornecer efeitos antitumorais. No entanto, mais pesquisas são necessárias.
- Benefícios para a saúde do intestino. Um estudo de 2021 descobriu que suplementar a dieta de ratos obesos com cogumelos ostra diminuiu o crescimento de bactérias patogênicas e aumentou a produção de ácidos graxos de cadeia curta benéficos em seus intestinos.
- Efeitos antiinflamatórios. Esses cogumelos contêm compostos antiinflamatórios. Um estudo de 2020 descobriu que o tratamento oral com extrato de P. ostreatus reduziu significativamente a inflamação induzida na pata.
Além de oferecer benefícios potenciais à saúde, esses cogumelos são valorizados por seus usos culinários. Todas as suas partes são comestíveis, incluindo gorros, brânquias e caules.
Aqui estão algumas maneiras de incorporar cogumelos ostra em sua dieta:
- Adicione-os a sopas e ensopados.
- Cozinhe e adicione-os a pratos de massa e grãos.
- Refogue-os com azeite e alho para um acompanhamento nutritivo.
- Pique e junte aos molhos e ao molho.
- Use-os em pratos como quiches.
- Grelhe-os em espetos com vegetais
- Asse-os no forno.
Como você pode ver, eles podem ser preparados de várias maneiras, então não tenha medo de experimentá-los em suas receitas salgadas favoritas !
Escrito por Jillian Kubala em 26 de maio de 2021. Atualizado em 16.01.2022
Documentário “Fantastic Fungi”
Benefício dos Cogumelos Comestíveis
12 Alimentos Ricos em Antioxidantes
Pingback: Cogumelos Aumentam a Longevidade | Nosso Foco
Muito bom artigo sobre o cogumelo ostra. Tenho em interesse em conhecer mais sobre cogumelos
Agradecemos pelo incentivo !
Gostou deste Conteúdo? Assine a Newsletter e receba em seu e-mail.
https://bit.ly/CadastroNossoFoco
Atenciosamente
Equipe NossoFoco