O Que é Estórax e Como é Usado?
O Que é Estórax e Como é Usado? O estórax é um tipo único de medicamento fitoterápico que tem sido usado para uma variedade de finalidades terapêuticas, cosméticas e industriais há séculos.
O uso medicinal do estórax data de 10.000 aC Ele tem sido usado em várias modalidades de fitoterapia em todo o mundo.
Este artigo fornece uma visão geral do que é o estórax, benefícios potenciais à saúde associados ao seu uso e informações relevantes sobre segurança e dosagem.
O estórax é um tipo de resina oleosa, ou bálsamo, derivado da seiva das árvores comumente conhecidas como goma-doce.
Existem várias espécies de Sweetgum, mas as mais usadas para a produção de estórax são as variedades turca e americana, L. orientalis e L. styraciflua.
O estórax derivado de L. orientalis é comumente conhecido como estórax asiático, enquanto o estórax produzido a partir de L. styraciflua é freqüentemente referido como estórax americano.
Ele tem sido usado para tratar uma ampla gama de doenças físicas, incluindo, feridas, tosse, diarreia, câncer e vários tipos de infecções virais e bacterianas. Também é frequentemente usado para fazer sabão, perfume e incenso.
O estoraque é comumente usado para tratar várias doenças e sintomas, mas faltam pesquisas modernas sobre sua eficácia para a maioria das finalidades.
A maioria das pesquisas com foco no potencial terapêutico do estórax se limita a estudos em tubos de ensaio e animais. Portanto, não há garantia de que resultados iguais ou semelhantes ocorreriam em humanos.
Dito isso, a evidência disponível sugere que o estórax pode ser benéfico para reduzir a inflamação e combater certos tipos de infecções virais e bacterianas.
Pode Ajudar a Combater Infecções Virais e Bacterianas
O estórax contém vários compostos com potentes propriedades antioxidantes e antimicrobianas, incluindo os ácidos cinâmico e shiquímico.
Os especialistas teorizam que esses compostos são a principal razão pela qual o estórax pode ter um amplo potencial medicinal.
Estudos em tubos de ensaio mostraram que o ácido cinâmico – encontrado em variedades asiáticas e americanas de estórax – pode inibir o crescimento de vários tipos de bactérias conhecidas por causar infecções do trato urinário e de feridas.
Além disso, estudos em tubos de ensaio sugeriram que o ácido shiquímico encontrado no estórax americano pode inibir o crescimento da cepa H1N1 do vírus da gripe.
No entanto, são necessárias mais pesquisas em humanos.
Pode Diminuir a Inflamação
O estoraque tem sido historicamente usado para tratar várias doenças inflamatórias, como câncer, erupções cutâneas e diarreia.
Muitos dos compostos vegetais encontrados no estórax são conhecidos por terem fortes propriedades antioxidantes que podem reduzir a inflamação e aliviar os sintomas associados à inflamação.
Estudos em tubos de ensaio revelaram que extratos das folhas e caules de L. styraciflua – a planta da qual o estórax americano é produzido – inibem as células responsáveis por promover a inflamação no corpo.
Embora esses resultados sejam encorajadores, mais pesquisas em humanos são necessárias
Pode Promover a Cicatrização de Feridas e Úlceras
O estoraque é frequentemente usado nas práticas da medicina tradicional em várias culturas para tratar vários tipos de feridas.
Estudos indicam que os compostos antiinflamatórios e antimicrobianos encontrados no estórax podem desempenhar um papel na estimulação da cicatrização de feridas na pele e ulcerações do trato digestivo.
Em um estudo de 2012, porcos cujas feridas foram tratadas topicamente com estórax cicatrizaram mais rápido e regeneraram o tecido da pele mais espesso do que o grupo de controle.
Em última análise, mais pesquisas são necessárias para determinar como e se o estórax pode promover a cicatrização de feridas e o reparo de tecidos em humanos.
O estórax é frequentemente vendido como um extrato líquido ou óleo essencial, mas também está disponível na forma de cápsula.
Os óleos essenciais devem ser difundidos no ar ou diluídos com um óleo carreador e aplicados na pele para fins de aromaterapia. Não engula óleos essenciais. Tome apenas a cápsula por via oral e siga as instruções do fabricante.
Sempre que usar medicamentos fitoterápicos, esteja ciente de que eles não são monitorados por agências governamentais. Os rótulos dos produtos podem não descrever com precisão os ingredientes e os produtos podem estar contaminados. Pesquise as empresas de manufatura antes de escolher um produto à base de plantas.
O estoraque às vezes é usado como ingrediente em unguentos e bálsamos para uso tópico. É um ingrediente funcional da Tintura de Benjoim Composto , um medicamento usado como inalante para tratar infecções respiratórias.
O estórax também é freqüentemente vendido na forma de uma resina pegajosa e oleosa usada para queimar como incenso .
Neste ponto, não há evidências suficientes para recomendar o uso de estórax para qualquer finalidade médica. Mas se você estiver interessado em experimentá-lo, esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais.
Possíveis Efeitos Colaterais
O estórax é geralmente considerado seguro para a maioria das pessoas quando consumido na forma de alimentos, usado topicamente ou ingerido como suplemento. No entanto, não é totalmente isento de riscos.
Efeitos colaterais leves, como diarreia ou erupção na pele, foram relatados após o uso de estórax, e a ingestão de grandes quantidades pode colocar algumas pessoas em risco de efeitos colaterais graves, como insuficiência renal.
Dosagem
Infelizmente, não há evidências científicas suficientes disponíveis para determinar a dose mais apropriada de estórax, então a rota mais segura é seguir as instruções de dosagem no rótulo do suplemento .
Lembre-se de que a ingestão oral de óleos essenciais não é recomendada.
Além disso, o estórax não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando ou crianças devido à falta de dados de segurança.
Sempre converse com um profissional médico antes de adicionar um novo suplemento à sua rotina de saúde e bem-estar.
Leia Também:
12 Alimentos Ricos em Antioxidantes.
Gotu Kola a Erva da Longevidade
7 Benefícios de Bacopa Monnieri (Brahmi).
Escrito por Ansley em 26 de fevereiro de 2021
Revisado clinicamente por Debra Rose Wilson, Ph.D
Cursos EAD
Pingback: Benefícios Para a Saúde do Alho Preto | Nosso Foco