6 Benefícios do Óleo de Chia
6 Benefícios e Usos do Óleo de Semente de Chia. Graças ao alto valor nutricional das sementes de chia e aos benefícios que proporcionam a pele, sua popularidade cresceu nos últimos anos.
Derivadas da planta Salvia hispanica L. , as sementes de chia são ricas em antioxidantes, gorduras saudáveis e algumas vitaminas e minerais. As sementes podem então ser pressionadas para extrair um óleo nutritivo conhecido como óleo de semente de chia.
O óleo de semente de chia é um ingrediente versátil usado na indústria de cuidados com a pele como um potente ingrediente anti-envelhecimento, bem como uma alternativa comestível e deliciosa ao azeite de oliva em cozinhas em todo o mundo.
6 Benefícios do
Óleo de Semente de Chia.
O óleo de semente de chia é um ingrediente popular em produtos para a pele devido ao seu alto teor de ácidos graxos. O óleo é particularmente rico em ômega-3 na forma de ácido alfa-linolênico (ALA), ômega-6 e pequenas quantidades de outras gorduras saudáveis, como ácido oleico e ácido esteárico.
Junto com sua aplicação tópica, uma dieta rica nessas gorduras está associada a uma membrana de pele mais saudável , proteção contra os raios ultravioleta (UV) e melhor hidratação da pele, o que reduz o aparecimento de linhas finas.
Portanto, consumir óleo de semente de chia de qualidade alimentar e usar produtos para a pele que contenham óleo de semente de chia pode ajudar a manter sua pele com aparência jovem.
Embora sua aplicação tópica seja adequada para pessoas com pele seca ou mista, pode ser comedogênico, ou obstrução dos poros, para pessoas com pele oleosa .
É melhor comprar produtos de óleo de semente de chia que sejam especialmente formulados para uso na pele, pois isso pode reduzir a probabilidade de erupções ou irritação. Você pode encontrá-los online ou na maioria das lojas que vendem produtos para a pele.
A pele saudável e hidratada tem uma rica camada de lipídios (gordura) para ajudar a manter a umidade. No entanto, quando esta camada está comprometida ou tem baixo teor de gordura, a umidade pode deixar a pele e resultar em ressecamento.
O óleo de semente de chia é rico em ácido graxo ômega-3 ALA e ácido linoléico ômega-6. Essas duas gorduras saudáveis têm mostrado ajudar a restaurar a barreira de umidade da pele, especialmente em pessoas com doenças de pele seca, como dermatite atópica e psoríase.
Em um pequeno estudo randomizado controlado, dois grupos de participantes com pele seca – cinco saudáveis e cinco com coceira na pele devido a doença renal em estágio final ou diabetes – aplicaram 4% de óleo de semente de chia topicamente na pele seca por 8 semanas.
No final do estudo, ambos os grupos experimentaram melhorias significativas na pele seca, irritação da pele, coceira percebida e hidratação geral da pele. Embora pequeno, este estudo mostrou os benefícios potenciais do óleo de semente de chia na pele seca.
Para obter melhores resultados, aplique óleo de semente de chia na pele imediatamente após o banho, pois é quando a sua pele absorve melhor a água.
3. Reduz os Cabelos Crespos
O cabelo crespo é o resultado da falta de umidade na camada externa do cabelo, que é conhecida como cutícula. Quando o cabelo está muito seco, a cutícula torna-se áspera e incha, resultando em uma aparência crespa.
O óleo de semente de chia é rico em vários ácidos graxos que podem penetrar na haste do cabelo para vedar a umidade. Isso resulta em cabelos mais macios, mais lisos e mais hidratados.
Além disso, manter a haste do cabelo forte e hidratada pode ajudar a prevenir maiores rupturas para ajudar o seu cabelo a ficar mais longo e saudável. Para obter melhores resultados, aplique uma pequena quantidade no cabelo ligeiramente úmido ou como retoque no cabelo seco.
Embora alguns sites afirmem que o óleo de semente de chia pode promover o crescimento do cabelo devido ao seu alto teor de proteína, esse não é o caso. Por ser um óleo, seu teor de proteína é extremamente baixo. Opte por comer sementes de chia e outros alimentos ricos em proteínas para apoiar o crescimento do cabelo.
O cabelo saudável é geralmente brilhante e liso, embora a extensão em que isso aconteça possa depender da textura natural do seu cabelo.
Quando o cabelo está danificado e seco, a luz não consegue refleti-lo, resultando em uma aparência opaca. Para conseguir um brilho saudável, é importante certificar-se de que seu cabelo está bem hidratado e sem quebras ou danos.
O óleo de semente de chia é usado em muitas culturas como um produto natural para o cabelo. Seu alto teor de ácidos graxos pode penetrar na haste do cabelo, permitindo que o cabelo permaneça hidratado e realce seu brilho natural.
5. Melhora a Saúde do Coração
O óleo de semente de chia é rico em ALA, uma gordura ômega-3 à base de plantas que seu corpo não produz e deve obter através dos alimentos.
O ALA ajuda a criar dois outros ômega-3 conhecidos como ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), que estão associados à melhoria da saúde do coração.
Considerando que os óleos de salada mais populares incluem azeite e óleo vegetal – ambos com baixo teor de ômega-3 – você pode se beneficiar trocando o óleo de semente de chia se quiser aumentar a ingestão de ômega-3. Ainda assim, tem um ponto de fumaça baixo e não é adequado para cozinhar.
Embora alguns estudos tenham descoberto que comer sementes de chia pode reduzir o colesterol, a circunferência da cintura e o risco de doenças cardíacas, não se sabe se o óleo de semente de chia tem os mesmos efeitos. Isso porque sua fibra, que também beneficia a saúde do coração e o controle de peso, foi removida.
Além disso, observe que os óleos, incluindo o óleo de semente de chia, são fontes altamente concentradas de calorias, por isso é importante estar atento ao tamanho da porção.
Apesar disso, aumentar a ingestão de ômega-3 de uma variedade de fontes alimentares pode ser uma ótima maneira de apoiar a saúde do coração.
Devido ao seu alto teor de ômega-3 , o óleo de semente de chia pode ajudar a manter a saúde do cérebro.
Numerosos estudos demonstraram que todas as formas de ômega-3 – ALA, EPA e DHA – podem ter efeitos positivos e neuroprotetores no cérebro, o que pode levar a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, Depressão e outros distúrbios neurológicos .
Embora nenhum estudo vincule diretamente o óleo de semente de chia à saúde cerebral melhorada e mais pesquisas sejam necessárias, aumentar a ingestão de ômega-3 de uma variedade de fontes de alimentos pode ajudar a manter o cérebro saudável.
O óleo de semente de chia é feito pela extração do óleo das sementes de chia. É rico em uma variedade de gorduras saudáveis, incluindo ômega-3 e ômega-6 , ambos associados a muitos benefícios à saúde.
Foi demonstrado que seu alto teor de gordura melhora a saúde da pele e do cabelo, retendo a umidade, reduzindo a inflamação e prevenindo o ressecamento. Porém, você deve comprar óleo de semente de chia formulado especificamente para uso na pele e no cabelo.
Além disso, consumir óleo de semente de chia pode ser benéfico devido ao seu alto teor de ômega-3, que tem sido associado à melhoria da saúde do coração e do cérebro.
Se quiser experimentar o óleo de semente de chia, você pode comprá-lo online ou na maioria das lojas de beleza ou supermercados, dependendo do uso pretendido.
Compre óleo de semente de chia para o seu pele e cabelo , bem como para aplicações culinárias.
Leia Também:
11 benefícios das sementes de chia
Alimentos para o Cérebro e Memória.
Manjericão Mágico, Santo e Sagrado.
Erva de São João Combate a Depressão.
Escrito por Katey Davidson,
Revisado clinicamente por Adrienne Seitz
Pingback: Alimentos com Alto Teor de Ferro | Nosso Foco
Pingback: 10 Sintomas de Deficiência de Ferro | Nosso Foco
Pingback: 17 Melhores Fontes de Proteína Vegetal | Nosso Foco
Pingback: 10 Alimentos que Enfraquecem seu Sistema Imunológico | Nosso Foco